O Natal já passou e nós estamos nos aproximando do final de mais um ano. Para as Festas deste ano eu criei um cartão onde desenhei uma árvore de Natal com a palavra XMAS (Christmas - Natal), a ideia foi fazer um experimento tipográfico. Depois de fazer alguns rascunhos e brincar um pouco no Illustrator, acabei no Photoshop para finalizar a composição que foi usada no cartão.

Neste tutorial/estudo de caso vou mostrar como foi meu processo criativo, desde o começo até o fim.

Passo 1

Quando estava pensando em criar o cartão de Natal não sabia bem o que queria fazer, então tive a ideia de criar uma árvore de Natal usando a palavra XMAS. Tive a ideia enquanto estava correndo, e assim que cheguei em casa fui para minha mesa e peguei meu caderno de rascunhos para ver como a ideia ficaria no papel.

Minhas habilidades em desenhar não são muito boas, mas pelo menos posso ter uma ideia de como a coisa toda vai ficar. Então comecei com um cone simples e comecei a brincar com a palavra "xmas" para ver como os caracteres seriam. No final brinquei com algumas sombras como pode ver na imagem abaixo.

Antes de seguirmos para o próximo passo gostaria de reforçar a importância de fazer um rascunho antes de ir direto para o computador. Você não precisa saber desenhar perfeitamente bem, o objetivo de fazer o rascunho é colocar as ideias no papel de maneira rápida para ver como ela vai ficar. Você nunca terá algo tão rápido e que lhe dê tanta liberdade quanto a combinação papel + caneta.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 2 - Illustrator

Com os rascunhos, tirei uma foto deles e importei no Illustrator. Depois disso, usando a Pen Tool (P), comecei a criar as linhas básicas da árvore de Natal. Para as partes curvadas usei a Ellipse Tool (L) e então apenas deletei alguns segmentos dela. Você pode ter uma ideia de como foi o processo na imagem abaixo.

Outro detalhe importante é o espaço entre os caracteres X M A S. Sem os espaços a palavra não fica legível.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 3

Depois da parte da "vetorização", brinquei um pouco com cores e alguns efeitos 3D, no entanto nenhum deles realmente chamou minha atenção.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 4

Com o objeto principal pronto comecei a brincar com algumas composições. A primeira foi feita no Illustrator e apenas adicionei uma textura de papel antigo nela com textos e outros elementos. Minha primeira ideia foi exatamente essa, criar um cartão estilo vintage, mas no entanto ainda não estava contente com o resultado.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 5

Como não estava muito contente com os resultados do Illustrator, decidi que era hora de tentar algo no 'sempre salvador' Photoshop. Então copiei a base da árvore de Natal do Illustrator e colei no Photoshop.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 6

Para criar o efeito que queria importei uma foto de uma guirlanda de Natal do Shutterstock. Você pode usar a que usei em http://www.shutterstock.com/pic-63153112/stock-photo-christmas-wreath-on...

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 7

Com a guirlanda sem background em mãos, eu a dupliquei diversas vezes até ter várias delas cobrindo a árvore de Natal.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 8

Aqui eu agrupei todas as guirlandas em um folder e então criei uma marquee selection do vetor da 'XMAS tree' do Illustrator.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 9

Apliquei então uma mask no folder das guirlandas para que elas ficassem visíveis apenas na área da 'XMAS tree'. Mas como podem ver na imagem abaixo, o resultado não é tão realista. As margens estão muito uniformes e perfeitas, mas resolver esse problema é algo super simples.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 10 - Criando um Brush

Selecione algumas áreas da guirlanda de Natal e as copie. Depois disso as duplique e gire até que tenha um objeto uniforme com folhas nas margens. Faça merge das layers em uma layer e vá até Image>Adjustments>Desaturate. Agora que você tem o objeto em greyscale, vá até Image>Adjustment>Levels. Aumente o black input para deixar tudo mais escuro, aumente também o white input para aumentar o contraste.

Com o objeto em um tom preto e branco bacana, crie uma seleção quadrangular com a Rectangle Marquee Selection Tool (M) pressionando o SHIFT. Depois disso vá até Edit>Define Brush Preset.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 11

Com o brush que criamos no passo anterior, comecei a pintar as margens da mask com branco para deixar mais realista. Depois disso dupliquei o grupo e fiz merge em uma layer para poder aplicar alguns layer styles.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 12

Com a layer selecionada vá até Layer>Layer Style>Drop Shadow. Use Multiply no Blend Mode com a cor preta, 90% de Opacity, 90º de Angle. Em Distance use 15 pixels, em Spread use 0? e em SIze 30 pixels.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 13

Depois disso usei Inner Shadow para dar mais profundidade e um tipo de efeito 3D. Nos valores usei: Soft Light no Blend Mode, 100% Opacity, -90º em Angle, 25 pixels em Distance, 0% em Choke e 20 pixels em Size.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 14

A última layer style foi Inner Glow. Usei Overlay no Blend Mode, cinza claro na cor, Edge em Source e 70 pixels em SIze.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 15

Aqui está o resultado que obtive depois desses passos. Já estava bem melhor, mas ainda queria adicionar mais algumas decorações natalinas :)

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passos 16

A primeira coisa que fiz antes de adicionar as decorações foi reduzir a saturação.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 17

Aqui eu adicionei algumas bolas vermelhas de Natal. Encontrei elas no Shutterstock e você as encontra em http://www.shutterstock.com/pic-67508086/stock-photo-girl-with-christmas...

Como podem ver usei a mesma bola diversas vezes, apenas mudei a rotação dela. Mas elas ficaram com uma aparência falsa pois pareciam que simplesmente haviam sido colocadas na guirlanda.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 18

Para solucionar o problema da bola vermelha e deixar o visual mais integrado com a árvore eu dupliquei a árvore e limpei os layer styles. Mova esta nova cópia para que ela fique na frente das outras layers e vá então até Layer>Layer Mask>Hide All. Depois disso, com a Brush Tool (B) e o brush que criamos no passo 10, comece a pintar na layer mask com preto, escondendo algumas partes das bolas.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 19

Aqui eu adicionei alguns efeitos de luz, como uma tradição na árvore de Natal na casa da minha família, que sempre tem luzes, muitas luzes. Usei uma foto de uma luzinha e simplesmente a dupliquei várias vezes. Como fiz com as bolas vermelhas, troquei o ângulo e o tamanho de algumas das luzes.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 20

Para cada luz eu apliquei um diferente Hue and Saturation, então consegui criar luzes vermelhas, azuis, verdes, rosas e amarelas.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 21

Selecione todas as layers e as duplique, depois faça merge das layers duplicadas em uma nova layer e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 15 pixels em Radius. Depois duplique essa layer.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Passo 22

Para as 2 blurry layers use 50% opacity, no entanto os Blend Modes serão diferentes. Para o do topo use Screen e para o de baixo use Overlay.

Xmas Tree Typography in Photoshop

Conclusão

A última coisa que fiz foi adicionar o texto e o logo do Abduzeedo. A fonte que usei foi Helvetica Neue Ultra Light. Também adicionei uma textura de papel em cima de tudo usando Multiply no Blend Mode com 20% opacity.

A ideia desse tutorial/estudo de caso foi mostrar para vocês como fui de uma simples ideia até o resultado final do cartão de Natal. Espero que isso possa ajudar vocês em futuros projetos e que também motive vocês a rascunhar as ideias no papel antes de ir para o computador.

Xmas Tree Typography in Photoshop
Clique na imagem para um full preview

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.