O começo do ano chegou acompanhado de muitos planos e resoluções. Na minha opinião, também é muito importante dividir nossas experiências e aprender com os outros, e justamente por isso, nessepost vou mostrar a vocês ótimas leituras para 2010. Esses livros são bons para designers ou qualquer 'tech-savvy'.

Alguns livros eu já li, enquanto outros estou lendo ou estou ansioso para iniciar. Alguns deles são mais técnicos sobre web standards e usabilidade, mas outros são motivacionais e com certeza vão dar um boost na sua confiança nesse início de ano. No final das contas o importante é fazer o que gosta e ter confiança em você.

Crush It!: Why NOW Is the Time to Cash In on Your Passion

Publishers Weekly Review

Outra obra que levanta a bandeira de transformar sua paixão em uma carreira, do empresário fanfarrão Gary Vaynerchuk. Depois de assumir a liquor store local de seu pai, Shopper's Discount Liquors, e de transformar o negócio de $4 milhões em um negócio de $50 milhões, ele criou o blog de vinhos Wine Library TV e descobriu o poder da Internet para direcionar vendas. O livro mostra as experiências dele e alguns conselhos passo a passo de como usar oTwitter, Facebook , etc., e sugestões para monetizar sua presença online, reiterando que a Internet tem possibilidades para todos que se focam em transformar seu amor, seu talento, em sua marca pessoal. Seu entusiasmo é admirável e seus conselhos são sólidos, mas não tem nada de novo aqui, o apelo do livro - estórias repetidas de como ele venceu dominam - dá um tom meio 'descoberta adolescente' ao invés de conselhos sóbrios de negócios. (Oct.) Copyright © Reed Business Information, a division of Reed Elsevier Inc. All rights reserved.

Abduzeedo Review

Faz um tempo que acompanho Gary, e sempre admirei ele por sua paixão. O livro fala muito sobre paixão e passa também algumas dicas valiosas sobre como começar a fazer o que você gostaprofissionalmente. É um livro motivacional, perfeito para o começo do ano, para você começar a colocar suas resoluções em prática. Boa leitura, curto e eficaz.

Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities

Editorial Review

Existem vários livros que mostram coleções de logos por aí. Mas o “Logo Design Love” de David Airey é diferente: é um guia para designers (e clientes) que querem entender os mistérios que envolvem esse ramo. Escrito em formato amigável, linguagem concisa, com poucos jargões de designer,Airey passa uma explicação surpreendentemente clara do processo, usando uma ampla gama de exemplos da vida real para defender seus pontos. Todos que estão envolvidos na criação de identidades visuais, ou que estão querendo aprender sobre isso, vão gostar muito do livro. - TomGeismar, Chermayeff & Geismar

Em Logo Design Love, o designer gráfico Irlandes David Airey trás as melhores partes do seu popular blog com o mesmo nome. Assim como no blog, David completa as páginas desse simples, moderno e belo livro com logos maravilhosos e com comentários do mundo real que ilustram suas melhores práticas para fazer identidades visuais que funcionem.

David não apenas divide sua experiência trabalhando com clientes, incluindo rascunhos e resultados finais de seus designs famosos, como também usa o trabalho de vários designers conhecidos para explicar porque sistemas de identidade visual são tão importantes, mostra como criar logosiconicos e como melhor trabalhar com clientes para ter mais sucesso como designer. Contribuidores incluem Gerard Huerta, que projetou o logo da Time magazine eWaldenbooks; Lindon Leader, que criou a atual identidade visual da FedEx e o logo da CIGNA; e muitos mais.

Abduzeedo Review

Estou na metade do livro. É uma fonte muito útil para designers que querem se especializar em logo design. O livro tem alguns bons exemplos e também a estória por trás dos logos. Além disso é um livro muito bem feito, layout bonito e tipografia. Vou preparar um review mais aprofundado assim que terminar a leitura do livro.

A World in HDR

Editorial Review

A fotografia High dynamic range (HDR) deixa você capturar todas as cores e níveis de luz que consegue ver no mundo real, e o resultado são fotografias incríveis que vão do 'super real' ao surreal. Explore esse fantástico reino da fotografia através da visão única e renomada do fotógrafo TreyRatcliff. Nesse livro, Trey mostra suas fotografias HDR fenomenais e conta a estória e as circunstancias aventureiras da origem de cada uma delas. Ele também revela técnicas que usa para produzir a imagem final. As imagens são de tirar o fôlego e as dicas do autor sobre como capturar imagens e fazer a produção delas vão inspirar você a criar sua própria mágica emHDR. Para isso Trey também inclui seu prático tutorial que ensina você tudo que precisa saber para fazer suas fotos HDR, seja você um iniciante, amador ou profissional.

Abduzeedo Review

A Gisele está preparando um review completo desse livro, incluindo o resultado dos tutoriais que Trey preparou especialmente para isso. Eu dei uma olhada no conteúdo do livro, as fotos são maravilhosas. Se você gosta deHDR tanto quanto eu, você precisa desse livro.

Designing with Web Standards (3rd Edition)

Amazon Review

Standards, argumenta Jeffrey Zeldman em Designing With Web Standards, são sua única esperança para quebrar o ciclo interminável de testes que perturbam designers que esperam dar suporte a todos os possíveis clientes. Nesse livro, ele explica como designer podem usar melhor standards --primariamenteXHTML e CSS, ECMAScript e o standard Document Object Model (DOM)-- para aumentar sua produtividade e maximizar a disponibilidade de suas criações. O approach de Zeldman é detalhado, autoritário e rico em contextos históricos enquanto ele é rápido para explicar as características que envolvem standards. É uma leitura fantástica que qualquer designer profissional vai apreciar. Zeldman é um idealista que devota alguns de seus livros a explicar como a vida poderia ser mais fácil se browser developers apenas desses o suporte correto a standards (ele também fez muito para isso na vida real). Ele também é pragmatico, e reconhece que browsers implementam standards de maneiras diferentes (ou parcialmente, ou nenhum) e que é trabalho do Web designer fazer as páginas funcionarem mesmo assim. Deste modo, seu livro inclui várias dicas explicitas e focadas (com código) para fazer com quebrowsers se comportem como deveriam. --David Wall

"Alguns livros são feitos para serem lidos. Designing with Web Standards é ainda mais: feito para ser destacados, exaltados, mostrados, bookmarked, divididos e evangelizados. Está além da simples leitura." - Liz Danzico, Chari, MFA Interaction Design

Once You're Lucky, Twice You're Good: The Rebirth of Silicon Valley and the Rise of Web 2.0

Editorial Review

Once You’re Lucky, Twice You’re Good é a história dos empreendedores que aprenderam suas lições e recentemente criaram novas empresas Web, lendas da web. A segunda iteração das pontocom —apelidadas Web 2.0— querem aproximar as pessoas. Redes sociais como o Facebook e MySpace unindao amigos online; YouTube deixa qualquer pessoa postar videos para o mundo ver; Digg.com deixa usuários da internet votarem nas notícias mais relevantes do dia; Six Apart vende software que permitem que blogueiros postem sua opinião online; Slide ajuda as pessoas a customizarem sua presença virtual.

A reporter de negócios Sarah Lacy mostra toda a cena Web 2.0: os empreendedores de olhos abertos mas cautelosos, os odiados capitalistas, os blogueiros que abastecem a hype, os programadores codificando pela noite, os milionários de vinte e poucos anos e os "Internet fan boys” ansiosos para que todas as promessas se tornem realidade.

Abduzeedo Review

Eu acabei de ler esse livro no final do ano passado. É outro livro bastante motivante pois conta a história por trás de serviçosweb que usamos. O livro mostra toda a revolução da Web 2.0 e da idéia de a participação do usuário ser o centro da equação. Ele também nos encoraja a fazer o que pensamos que é certo.

Eyetracking Web Usability

Editorial Review

Eyetracking Web Usability é baseado em um dos maiores estudos existentes sobre 'eyetracking usability'. O autor best-selling Jakob Nielsen e coautor Kara Pernice usaram metodologias rigorosas de usabilidade e eyetracking technology para analisar 1.5 milhões instâncias onde usuários olham para web sites para entender como os olhos humanos interagem com o design. Suas descobertas vão ajudar designers, desenvolvedores de software, escritores, editores, gerentes de produto epublicitários a entender o que as pessoas veem ou não, quando olham e porque.

Com seus estudos de aproximadamente três anos, os autores confirmaram muitas convenções conhecidas do web design e o livro fornece insights adicionais desses standards. Eles também descobriram novos comportamentos importantes de usuários que são revelados aqui pela primeira vez.

Na próxima semana terei mais livros para dividir com vocês, então fiquem ligados. Gostaria também de agradecer a David Airey, Pearson Education, e Trey Ratcliff por me mandarem livros para ler e dividir meus pensamentos com a comunidade do design.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.