Como designer, estou sempre tentando otimizar meu processo criativo. Desde quando comecei muitas coisas mudaram no meu workflow, algumas coisas ficaram mais simples enquanto outras passaram a ser mais complicadas. Com essas mudanças veio a experiência de aprender com os erros e também com os acertos.

Neste artigo vou resumir como tento aperfeiçoar meu processo criativo para deixá-lo o mais eficiente possível. São basicamente 5 passos:

1- Entenda o trabalho

"A well-defined problem is half solved."Michael Osborne - Principal, Michael Osborne Design

Pode parecer óbvio, mas algumas vezes tendemos a assumir que sabemos o que precisamos fazer quando na verdade não sabemos. É extremamente importante saber exatamente o que precisa ser feito antes de começar a fazer qualquer coisa. Se você não entendeu o que precisa fazer, será como ir ao super mercado quando se está com fome, queremos comprar tudo... O entendimento de um projeto vai filtrar exatamente as coisas que precisa, vai dar a você direções a seguir e o contexto do trabalho que precisará fazer. Mas de que adianta saber o que precisa fazer se não sabe para quem está fazendo? Essa questão vai nos levar para o próximo passo...

5 Steps to Streamline your Creative Process

2- Audiência

"A common mistake that people make when trying to design something completely foolproof is to underestimate the ingenuity of complete fools."Douglas Adams - Creator of The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy

Então, você tem um entendimento firme do trabalho, mas agora a questão que aparece é: para quem o trabalho será dirigido? A audiência é a chave nessa equação pois filtra e reduz ainda mais a amplitude da sua busca por inspiração. Uma vez que tenha definido a audiência, você precisa colocar na cabeça que ela é 100% do trabalho, o que nos leva ao terceiro passo.

5 Steps to Streamline your Creative Process

3- Negócio

"Every night I pray that clients with taste will get money and clients with money will get taste." Bill Gardner - Principal, Gardner Design

A maior diferença entre design comercial e arte, na minha opinião, é que fazemos algo para uma determinada audiência e não para nós mesmos. Nós resolvemos problemas para ela (a audiência), nós deixamos as coisas mais fáceis para ela. No que envolve design gráfico e visual, a maioria dos problemas aparecem na comunicação. Essencialmente, nós somos a peça central entre o cliente e o consumidor. Nosso objetivo é melhorar a comunicação para eles (o que na maioria das vezes significa simplificar), e não para interferir na comunicação com nosso objetivo próprio ou nossos gostos e influências pessoais.

5 Steps to Streamline your Creative Process

4 - Desafio

"We spend a lot of effort trying to make things look effortless." Alexander Isley - Principal, Alexander Isley Design

Com um entendimento sólido do trabalho, da audiência e da questão de resolver problemas, agora nós encaramos o desafio: a parte do design. O desafio cria a motivação de procurar por detalhes que deixarão seu trabalho melhor, superior.

5 Steps to Streamline your Creative Process

5 - Tente

"You will never really like anything you do, and you will die knowing that you still have to do your best." Garth Walker - Orange Juice Design

Os passos anteriores não vão necessariamente garantir que você faça um bom design, eles estão aqui para formar uma fundação.

Para recapitular, o entendimento sobre o trabalho e a audiência vai criar o contexto. Mantendo em mente a perspectiva do negócio vai evitar que você perca o foco nas coisas importantes. E finalmente, o desafio vai motivar você a procurar por soluções eficientes e inovadoras. Mas a única maneira de você fazer um bom design é usar essas coisas e TENTAR.

5 Steps to Streamline your Creative Process

Esse é o workflow que tenho usado desde que me formei. Como disse, esse workflow foi modificado com as coisas que aprendi durante esses anos, com os ganhos e as perdas. O processo deve se alterar dependendo da sua maneira pessoal de trabalhar, mas eu acredito que uma coisa que sempre será o segredo de um bom design e que deveria ser a chave doworkflow de todos é a simplicidade.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.