Esse mês o Abduzeedo celebra seu quinto aniversário e nossa jornada foi incrível. Uma jornada que começou com um assalto que acabou sendo algo bom, algo que me deu um bom motivo para iniciar algo novo. Começar algo depois de um assalto pode ser complicado, mas a arte da guerra diz: quando você não pode voltar a única coisa a fazer é seguir em frente. E foi isso que fizemos.

Durante esses cinco anos nós publicamos tutoriais, inspiração, wallpapers e entrevistas. Nós aprendemos muito compartilhando, e isso nos fez melhorar como profissionais e esperamos que tenha ajuda vocês também.

“By changing nothing, nothing changes.” -Tony Robbins

Então neste post, ao invés de um tutorial de design vamos compartilhar cinco lições que aprendemos durante nossa jornada de cinco anos.

1- Admire Designers

Nós acreditamos que a melhor coisa para evoluir é encontrar, admirar e aprender com designers. É importante ter ídolos pois eles nos ajudam a melhorar e ter o objetivo de alcançar o mesmo nível deles. Eles nos ajudam e superar nossos limites. Então ao invés de sentir inveja ou ficar frustado por não estarmos no mesmo nível de outras pessoas, podemos usar isso como motivação para melhorar. Nós sempre admiramos designers e artistas digitais, pessoas como James White, Chuck Anderson, Scott Hansen, Eduardo Recife e muitos outros.

2 - Se Arrisque, Aceite Mudanças

“A year from now you will wish you had started today.” -Karen Lamb

A maioria das vezes que pensamos muito em algo acabamos não fazendo nada. Com a gente foi assim, estávamos tocando a Zee no Brasil e nossos negócios estavam indo bem, o que nos deixou com um certo medo de arriscar e tentar coisas novas. Depois de perder tudo nós continuamos fazendo nosso trabalho, mas ao mesmo tempo deixamos de ter medo de arriscar e resolvemos tentar coisas novas como Abduzeedo e outros serviços. Alguns tiveram sucesso, outros não, mas nós aprendemos muito com nossas tentativas e evoluímos bastante em nossas carreiras.

Viajar e trabalhar remoto também foi algo que começamos a testar. Eu comecei a passar 3 meses nos Estados Unidos trabalhando tanto no Abduzeedo quanto na Zee, mesmo estando longe do Brasil. Isso criou novas oportunidades e conheci novos designers e novas culturas.

3 - Não tenha medo de críticas

“You've gotta dance like there's nobody watching” - William W. Purkey

Com a Internet todos nós temos uma voz e podemos expressar nossa opinião e pensamentos. Contudo, com essa abertura também é muito comum, e mais fácil, de ser criticado. As pessoas me perguntavam porque eu não tinha um blog em 2006 e a resposta era sempre a mesma: Quem quer ler o que eu tenho a dizer? O que eu vou dizer? Como vou lidar com as críticas? Estávamos sempre preocupados com o que os outros tinham a dizer sobre nosso trabalho. Como começamos o Abduzeedo paramos de pensar nisso e aceitamos que criticas fazem bem. Nós também decidimos escrever em inglês para poder alcançar ainda mais pessoas.

Não deixe que outras pessoas diminuir seu talento. Crítica é algo que pode ser bom, basta você filtrar as que realmente importam. Não deixe palavras afetar você, faça delas sua motivação.


Our first tutorial, December 2006.

4 - Compartilhe Conhecimento

Compartilhar o que fazemos e aprendemos sempre foi nosso mantra. Foi o segundo ensinamento mais importante que aprendemos e é o que fazemos desde então. Quando você compartilha seu conhecimento é como "matar dois coelhos com uma cajadada só" pois você promove seu trabalho e ensina outras pessoas. É como Dan Ariely fala no livro Predictably Irrational, quando você dá algo a alguém que não seja dinheiro você entra no modo social e cria algo muito mais forte com sua audiência.

5 - Faça o que você Ama

Nós sabemos, por mais que essa frase seja repetida, nós acreditamos que você precisa seguir seus sonhos e fazer o que ama. Como Gary Vernchuck diz, nós vivemos na Thank You Economy. Nós temos ferramentas grátis para fazer o que quisermos para promover nosso trabalho e criar nossa audiência. Depende apenas de nós, de ninguém mais. Claro que é preciso trabalhar bastante, mas no final das contas não tem nada melhor que acordar na segunda sabendo que você tem uma nova semana pela frente para fazer o que gosta.

“As soon as anyone starts telling you to be “realistic,” cross that person off your invitation list.” –John Eliot

Nós também temos grandes exemplos de pessoas bem sucedidas que fazem o que amam. Gente como Envato founders Collis e Cyan Ta'eed, James White e seu SignalNoise, Scott Hansen, Shelby White com Designspiration, e nosso editor Francois Hoang com Montreal Meets.


Abduzeedo 5th Anniversary Poster by Alex Beltechi

Essas são apenas cinco das lições que aprendemos, mas elas são sem dúvida as mais importantes. Nós falamos disso muitas vezes, mas achamos que coisas assim podem sempre ser repetidas.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um excelente 2012.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.