Quando falamos de manipulação de imagens, o básico e também a parte mais importante dela são: iluminação e coloração. Essas são as duas principais coisas que se você conhece e sabe trabalhar com elas vai conseguir um bom resultado nas suas manipulações. Então abra ophotoshop e prepare-se para aprender alguns truques.

Clique nas imagens para uma visão ampliada delas e visite também meus trabalhos no behance.

Para criar uma boa manipulação de imagem você precisa garantir que todas as fotos que você adicione ao trabalho pareçam uma fotografia real, essa é a beleza de uma boa manipulação de imagem, é aquela dúvida se a imagem é real ou se foi feita nophotoshop. É assim que você sabe quando um bom trabalho é feito e é isso que estamos querendo. Uma das coisas mais importantes é manter a mesma iluminação e coloração enquanto mistura múltiplas fotografias, então vou mostrar um exemplo de como fazer isso. Usando apenas duas fotos, para deixar as coisas mais simples, vou mostrar as técnicas que usei para montar essa composição. Para facilitar eu escolhi uma fotografia de corpo inteiro e encontrei uma foto de um cenário para o background para colocar o corpo.

Katanaz Stock

Shutter Stock

O primeiro e mais importante passo é selecionar o modelo e posicioná-lo na foto de background. É preciso também ajustar o tamanho do modelo para que ele combine com o tamanho dos objetos e detalhes da foto de background (explicarei mais detalhes de tamanho e perspectiva em breve). Eu usei o Magnetic Lasso Tool (L) sempre usando uma layer mask para que possa ajustar os pequenos detalhes da seleção. É muito bom se você souber usar a pen tool para fazer seleções precisas, mas se não for o caso, basta usarmos outras ferramentas como vou fazer.

">

Como podem ver na imagem, coloquei o modelo na foto de background e agora vou começar a trabalhar na iluminação e coloração para fazer da foto uma boa composição. Para começar a fazer isso eu preciso definir de onde as luzes virão nas duas fotos, nesse caso uma confusão de luzes não ficaria ruim pois imaginei isso enquanto procurava porstock photos , e isso é o que você também deveria fazer. Assim que encontrar ou tiver a foto principal com que deseja trabalhar você deve procurar por fotos com a mesma iluminação e coloração semelhante a principal para que todas combinem.

">

Como você pode ver a direção da luz no modelo não é um problema para o background pois o lugar onde ele está não tem luz alguma. Mas como você pode ver no fundo do background, a luz parece estar vindo na mesma direção. Mas se o modelo está lá e a luz está batendo no seu rosto, precisa também bater no background, então vamos começar a trabalhar nisso. Para facilitar a combinação das cores, que nesse caso é mais fácil pois são apenas duas fotos, vou 'desaturate' o background (Image>Adjustment>Desaturate) e também reduzir a saturação (Image>Adjustment>Vibrance | Saturation: - 44) do modelo para mais tarde poder adicionar algumas cores a ele.

">

Ok, agora vamos trabalhar em aplicar a mesma luz ao background. Para fazer isso precisamos deixar o background um pouco mais escuro, então vou duplicar a layer e na cópia do background vamos deixá-lo mais escuro usando curves (Image>Adjustment>Curves | Output:100 Input:150).

">

Agora é a parte do truque que vai fazer o efeito da luz. Na cópia do background crie uma layer mask e usando Gradient Toll (G) | Radial Gradient faça um 'gradient circle' no lado esquerdo do background para que pareça que o sol está batendo ali, já que a layer de baixo é mais clara que a de cima.

">

Você pode notar a diferença porque está criando a imagem, mas para deixar mais aparente para os olhos das outras pessoas nós precisamos deixar a layer do background ainda mais clara pois assim teremos um melhor contraste no spot light que acabamos de criar. Desta vez usei (Image>Adjustment>Brightness/Contrast | Brightness: 100)

">

Agora, como podem ver, resolvemos o problema da direção da luz nas duas fotos, mas ainda precisamos colocar a sombra do modelo. A sombra é muito importante, então tente seguir o mesmo caminho de onde vem a luz para aplicar a sombra. Pressionando ctrl clique na layer mask do modelo e em uma nova layer preenchida com preto use distort e perspective (Edit>Transform>…) para fazer a sombra seguir a mesma direção da luz e use um pouco de blur para dar um toque legal (Filter>Blur>Gaussian Blur). Coloque a layer abaixo da layer do modelo e você terá algo assim:

">

Agora apenas ajuste a layer para Soft Light e altere Fill para 54%.

">

Crie uma nova layer (ainda abaixo da layer do modelo) e com a Gradient Toll (G) | Radial Gradient faça um 'gradient circle' onde o pé do modelo toca o chão para adicionar um pouco de sombra naquele ponto.

">

Agora que já cuidamos da sombra, precisamos ajustar a luz no modelo, então colocarei mais luz na parte superior e menos luz na parte inferior. Isso é o que vou fazer: duplicar alayer do modelo e na de cima vou deixar mais clara aplicando (Image>Adjustment>Brightness/Contrast | Brightness: 65) Agora estamos com um modelo bem claro, mas queremos que fique claro apenas onde a luz está batendo, então vamos até a layer mask e com a Gradient Tool | Linear Gradient vamos cobrir o corpo do modelo deixando apenas a parte onde a luz está batendo nele, como pode ver aqui:

">

Para deixar a parte inferior mais escura nós também podemos aplicar a mesma técnica de duplicar a layer, deixando mais escuro e usando o gradiente para deixar apenas a parte de baixo aparecendo. Mas nessa vez farei algo mais fácil. Pressionando ctrl clique na layer mask do modelo e teremos a seleção do modelo, agora de baixo para cima, usando Gradient Tool | Linear Gradient e a cor preta, podemos deixar a parte de baixo bem escura. Para uma aparência melhor eu ajusto o Fill da layer para 80% e o resultado é imediato.

">

Agora já parece que estamos com uma ótima composição, as luzes estão combinando e parece que temos uma foto apenas. O toque final na iluminação é feito criando umalayer sobre todas as outras e com a Gradient Tool | Radial Gradient fazemos um grande círculo em volta da área principal usando preto e ajustando o modo da layer para Soft Light e Opacity em 80%. Assim traremos a atenção e o foco para a parte principal da imagem, que nesse caso é o modelo.

">

Toda a iluminação está feita e agora é hora de adicionar um pouco de cor. Essa parte será baseada naquilo que você gosta, é a minha parte favorita de fazer pois posso brincar por horas até que tenha o resultado que realmente goste. Nesse case vou fazer algo simples e bonito. A primeira coisa que gosto de fazer quando estou trabalhando em uma imagem que está 'desaturated' é criar uma nova layer sobre todas as outras, e a pinto com um marrom claro (#c7b299) ajusto o modo da layer para Multiply com Opacity de 80%.

">

Agora, para dar um toque final na cor eu crio outra layer em cima e adiciono cor. Usei um 'light purple' e ajustei o modo da layer para Soft Light e Opacity de 40%, mas você pode misturar várias cores, usar um gradiente e obter um resultado ainda melhor, da maneira que quiser.

">

Essas são algumas técnicas básicas e bastante eficientes que sempre uso e que você pode ajustar ao seu estilo e a sua maneira de fazer as coisas. Espero que tenham gostado! Se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário.

Download the .psd

Thank you!

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.