Mês passado o Carlos Merigo, fundador do Brainstorm #9, um dos maiores e mais famosos blogs do Brasil, me contatou para saber se eu gostaria de trabalhar no redesign da marca do seu blog. Eu fiquei super feliz pois além de admirador e leitor do blog, seria um oportunidade única e desafiador pois a audiência é basicamente de publicitarios e pessoas que conhecem bem do assunto.

Briefing

A primeira coisa que eu faço quando crio um logo é tentar entender o contexto e qual a image que deve ser passada para a audiência. Perguntei para o Carlos sobre o significado do logo e ele me explicou que primeiro o logo teria que ter uma relacao direta com “brainstorming”.

O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objectivos. -Wikipedia

Sobre o número #9, a explicação é bem legal: Carlos estava procurando alguma coisa que pudesse diferenciar o nome, para não ser apenas Brainstorm, era muito simples segundo ele. Então ele viu na sua mesa o Albúm White dos Beatles e decidiu da uma olhada no nome das músicas e acabou encontrando a música Revolution #9. Para ele tudo começou a se encaixar, por causa que até mesmo John Lenon afirmou que que aquela era a canção mais estranha, longa, e provavelmente mais odiada dos Beatles.

John Lennon wrote this with contributions from Yoko Ono. It's a highly experimental piece, which Lennon once called "The music of the future." It is the most controversial and bizarre track on the album - you have to have a very open mind to appreciate it.

The work is credited to Lennon/McCartney, though it was primarily the effort of John Lennon. (This was Lennon and McCartney's standard practice, to share songwriting credit on all songs written by either or both.) George Harrison, Ringo Starr, and Yoko Ono made small contributions, while Paul McCartney did not actively participate in the track's creation. Ono's avant-garde influence on Lennon's compositional style is clear throughout "Revolution 9." - Wikipedia

Eu tinha que ouvir essa faixa até porque não lembrava dela. Realmente a música é bem louca, cheia de loopings e com tipo umas colagens e sobreposições de voz. Muito parecido com um brainstorm mesmo.

Logo atual quando comecei o projeto
Logo atual quando comecei o projeto

Com toda essa informação eu selecionei algumas palavras-chave para explorar no desenvolvimento do logo:

  • Loop
  • Collage
  • Avant-garde

Referências de logos e Sketches

Antes de ir direto para o computador, eu comecei a rabiscar algumas idéias, é muito mais ágil e pratico do que o formato mecânico do computador. Outra coisa importante foi visitar sites de logo como o logopond.com para buscar referências. Inclusive eu escrevi um artigo sobre os logos que achei um tempo atrás aqui no Abduzeedo Ultimate One Color Logos Inspiration article.

Logos from logopond for design references
Referências de logos do logopond.

A primeira idéia foi manter o símbolo # e adicionar outro elemento como lightning bolt.

First Sketches for the Brainstorm #9 logo
Eu sou terrível nos rascunhos mas sempre ajudam ;)

Primeira Idéia

Após as idéias no papel chegou o momento de ir para o computador. No Illustrator eu comecei a trabalhar no símbolo mesclando as idéia do # e do lightning bolt.

Primeira idéia mesclando o # e o lightning bolt.
Primeira idéia mesclando o # e o lightning bolt.

Eu gostei da idéia, tinha uma relação bem clara com o logo original, porém havia um grande problema na minha opiniao: o número 9 não estava combinando legal com o símbolo.

Primeira Idéia e versões
Primeira Idéia e versões

Idéias selecionadas

Embora a primeira idéia tenha funcionado legal eu decidi trabalhar em uma nova versão tentando encaixar o número 9 e o símbolo do raio.

Segunda versão tentando encaixar o número 9 e o símbolo do raio.
Segunda versão tentando encaixar o número 9 e o símbolo do raio.

Fonts

Com a influência clara ao moviment Avant-garde na música Revolution #9 dos Beatles, obviamente a fonte que venho em minha mente tinha que ser a própria. O único problema foi o fato de que essa letra foi por muito tempo a padrão no Corel Draw, o programa gráfico mais usado no Brasil. Então sempre que alguém mandasse seu logo para ser impresso e esquecesse de mandar a fonte, o logo era impresso em Avant-garde. Sem falar no fato de que as pessoas não dão muita importância para a letra. Isso fez da Avant-garde talvez, a letra mais utilizada no Brasil.

Mesmo assim testando a font eu percebi que ia ficar bem legal com apenas algumas alterações.

Explorando a idéia de looping, eu começei a mexer nos primeiros caracteres da letra Brain que quer dizer cérebro em ingles. Usando alguns gradientes e sobrepondo as letras eu tentei criar uma referência clara aos loopings no cérebro, isso quer dizer o funcionamento do cérebro durante o processo criativo, as conexões cerebrais na produção de idéias. Por isso a maioria dos loopings no texto estão na palavra Brain e nao no resto.

Na última letra, no "M" eu fiz com que o símbolo ficasse sobrepondo e cortando um pedaço da letra, mais uma vez para transmitir o conceito de sobreposição de idéias e também de colagem, que era uma das palavras-chave.

Brincando com o texto
Brincando com o texto

Resultado final

Eu realmente acredito que o logo conseguiu atingir os objetivos que foram definidos no início do projeto que era de ser um logo simples e com um símbolo bem forte, mas o mais importante, mantendo a relação com o logo original e a canção Revolution #9 dos Beatles

Logo Final

Versões

Versões

Braincast #9

Braincast #9, o screencast do Brainstorm #9
Braincast #9, o screencast do Brainstorm #9

Site

Eu também trabalhei numa revitalização do site, mas isso será assunto para um próximo post.

Web Design project

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.