O Photoshop CS6 atualizou a ferramenta 3D adicionando novas características e facilitando nossa vida. Nós decidimos brincar com alguns efeitos 3D usando o Photoshop para criar extrusões básicas para depois adicionar um estilo halftone.

Neste tutorial vamos criar um efeito básico 3D usando Photoshop e Illustrator. O processo todo é super simples mas pode levar até 2 horas para fazer toda a técnica.

Passo 1

Abra o Illustrator e crie um novo documento. Usando a fonte Teutonic No1 DemiBold, que você encontra aqui (http://www.fontsquirrel.com/fonts/Teutonic-No1), crie seu texto. Eu adicionei o texto 3D in CS6. Perceba que eu conectei as letras para que elas fiquem como um grande bloco.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 2

Copie o texto no Illustrator e vá para o Photoshop. Cole o texto lá.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 3

Hora de adicionar 3D. Com a nova layer selecionada vá até 3D>New 3D Extrusion from the Selected Layer. Depois vá até Window>3D para que possa ver o painel 3D. Siga as imagens abaixo para as propriedades 3D de Scene, Object, Texture e Lighting.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Playing with 3D in Photoshop CS6

Playing with 3D in Photoshop CS6

Playing with 3D in Photoshop CS6

Playing with 3D in Photoshop CS6

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Passo 4

Aqui está o texto 3D que você terá depois de aplicar os efeitos. Agora é hora de fazer render. Vá até 3D>Render.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 5

A imagem 3D será renderizada e você terá um resultado mais refinado. Essa parte (render) pode demorar um pouco, o que vai dar a você tempo de pegar um café :) Quando estiver pronto duplique essa layer. Vamos usar no futuro para criar um mask.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 6

Quando o render estiver pronto você pode "rasterize a layer". Depois vá até Image>Mode>Greyscale. Depois vá novamente até Image>Mode>Bitmap. Selecione 300 Pixels/Inch para output e Halftone Screen para Method.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 7

Nas propriedades da Halftone Screen use 30 em Frequency, 45 em Angle e LIne em Shape.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 8

Esse é o resultado do Halftone. Vá novamente até Image>Mode>RGB Color. Usando a layer duplicada no passo 5, cria uma marquee selection pressionando Command e clicando na thumb da layer. A ideia aqui é esconder o background com o halftone. Agora precisamos apenas do texto 3D e sombra.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 9

Adicione uma nova layer e a preencha com a cor #303030.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 10

Mova a nova layer para que ela fica atrás do 3D. Selecione a layer 3D e troque seu Blend Mode para Multiply.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 11

Duplique a layer e troque o Blend Mode para Normal.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 12

Vá até Layer>New Adjustment Layer>Photo Filter. Use Deep Blue em Filter com 50%.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Passo 13

Selecione todas as layers e as duplique. Depois faça merge das novas layers em uma e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 10 pixels em Radius.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Conclusão

Troque o Blend Mode da blurry layer para Overlay com 50% e o design está pronto. A ideia do tutorial era criar um efeito legal 3D usando a nova interface 3D do Photoshop CS6, que melhorou bastante nessa versão.

Playing with 3D in Photoshop CS6

Download de Arquivos

Clique aqui para fazer o download dos arquivos usados no tutorial

About the author of this post

I'm Gisele Muller, someone who loves communication, design, creativity, technology and everything in between. A brazilian current living in San Francisco Bay Area, USA. Twitter user: @gismullr