Neste tutorial vou mostrar a vocês como criar uma cena espacial no Pixelmator sem usar uma stock photo ou brush especial, vamos usar apenas o que vem no Pixelmator. Nós vamos brincar com alguns filtros e blendings. Você não levará mais de 20 minutos para fazer toda a cena, e o resultado final é impressionante, inspirado no tema do design da caixa do CD do Snow Leopard.

Este tutorial foi originalmente escrito para o site de aprendizado do Pixelmator e você pode ver esse e outros tutoriais que escrevi para Pixelmator em http://www.pixelmator.com/learn/

Passo 1

Abra o Pixelmator e crie um novo documento. Com a Gradient Tool (G), preencha a background layer com Radial Gradient, usando no centro um azul escuro (030826) e nas margens preto.

Passo 2

Adicione uma nova layer e com a Paint Bucked Tool (N), preencha a layer com preto. Vá então até Filter>Stylize>Noise. Use 10 para Amount e Monochrome.

Passo 3

Depois de criar o noise, vá até Image>Levels. Aumente o Black para 43 e o White para 101. O Gray será 70. Com isso você vai criar um ambiente legal de estrelas.

Passo 4

Agora adicione outra layer e vá até Filter>Generator>Clouds. Use preto e branco nas cores e troque o Blending para Linear Dodge e a Opacity para 30%.

Passo 5

Vá até Filter>Distortion>Pinch. Use 435 para Radius e 75 para Scale. Além disso, mova o manipulador (handler) para o centro da imagem.

Passo 6

Com a Eraser Tool (E), delete algumas áreas da layer e deixe apenas algumas nuvens, como na imagem abaixo.

Passo 7

Crie uma nova layer acima das outras e preencha com preto. Troque então o Blending para Color Dodge. Com a Brush Tool (B), selecione o brush das estrelas e branco como cor. Comece então a pintar algumas estrelas.

Passo 8

Adicione uma nova layer, desta vez acima da background layer. Com a Brush Tool (B), escolha um azul claro (005793) e com um brush suave e grande (soft and big brush) pinte um ponto azul no meio da cena. Use a imagem abaixo como referência.

Passo 9

Crie outra layer. Novamente com a Brush Tool (B), mas desta vez com branco e com um brush suave e não tão grande, pinte outro ponto no meio da imagem, criando um gradiente de branco para azul e depois preto. Dica, você pode usarGaussian Blur para suavizar as transições.

Passo 10

Vamos criar outra layer, desta vez acima das outras. Preencha a layer com preto. Com a Brush Tool (B), crie alguns pontos com tamanhos diferentes em branco.

Passo 11

Troque o Blending para Color Dodge e então vá até Filter>Blur>Zoom Blur. Use 20 para Amount. Para deixar o efeito um pouco mais forte, duplique essa layer duas vezes e selecione as 3 layers. Vá então até Layer>Merge Layers. Você vai precisar trocar o Blending para Color Dodge novamente.

Passo 12

Para fazer com que o efeito fique ainda mais forte, vá até Image>Levels e aumente o White para 70.

Passo 13

Crie uma nova layer acima das outras e troque o Blending para Color Dodge. Então vá até Filter>Quartz Composer>Generator>Travelator. Use as configurações default e mova o manipulador para perto do centro da imagem. Use a imagem abaixo como referência.

Conclusão

Agora duplique a Travelator layer e vá até Edit>Transform>Flip Horizontal. Você pode ainda girar elas um pouco até que encontre uma posição legal, com isso temos um look que faz parecer que o observador da imagem está viajando na velocidade da luz. Tudo que usamos para criar essa imagem foram filtros simples,blending e brushes . E mais uma vez, o importante é entender o que você pode fazer com a ferramenta e fazer tentativas. Espero que tenham gostado do tutorial tanto quanto eu gostei de criar a imagem.

Download do Arquivo Pixelmator

Clique aqui para fazer o download do arquivo Pixelmator usado nesse tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.