Algumas semanas atrás recebi um email de um leitor pedindo para eu fazer um tutorial mostrando uma 'cena submarina'. Já escrevi alguns tutoriais sobre temas parecidos, como o da tipografia 3D feita de água ou a cena submarina para a Digital Arts em 2008. Mas esse final de semana estava assistindo TV e comecei a ver Eu, Robô. A abertura do filme é incrível e me inspirou a fazer esse tutorial.

Nesse tutorial vou mostrar a vocês como criar uma cena submarina com algumas bolhas e efeitos de luz. Vamos usar a Brush Tool para criar as bolhas e algumas ferramentas básicas e filtros para os outros efeitos. O processo todo não leva mais de 45 minutos. E como de costume, você pode fazer o download do arquivo Photoshop no final do tutorial.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Estou usando 2560x1440 pixels para que possa usar a imagem como wallpaper. Depois disso preencha a background layer com preto.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 2

Adicione outra layer e a preencha com verde (234b44)

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 3

Selecione a layer verde e vá até Layer>Group Layer. A layer ficará dentro de um folder no Layer Palette. Selecione esse folder e vá até Layer>Layer Mask>Hide All. Selecione a Brush Tool (B) e com um 'big soft brush' pinte algumas áreas brancas sobre as partes que quer mostrar.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 4

Selecione a layer verde e agora vá até Layer>Layer Mask>Reveal All.No layer palette, selecione a mask da layer e vá até Filter>Render>Clouds. Você vai aplicar clouds na mask. Depois disso, ainda com a mask selecionada, vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use um valor grande, eu usei 80px em Radius, mas esse valor vai variar dependendo do tamanho do seu documento.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 5

Adicione outra layer acima das outras e com a Brush Tool (B) e um very soft brush, pinte um ponto de luz vermelho como fiz na imagem abaixo. Troque a Opacity dessa layer para 65%.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 6

Adicione outra layer acima das outras e novamente com a Brush Tool (B) e com o big brush que usou antes, selecione agora um azul escuro, e pinte algumas áreas por cima do vermelho. Esse azul precisa ser sutil, então troque a Opacity para 20-30%.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 7

Adicione outra layer e selecione a Gradient Tool (G). Clique nas cores do gradiente para abrir o Gradient Editor, troque então o Type para Noise, Roughness para 100% e selecione ambas opções: Restrict Colors e Add Transparency.

Preencha a layer com o gradiente e vá até Image>Adjustments>Desaturate. Depois disso vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Eu usei 30 pixels para Radius, mas repito que esse valor varia de acordo com o tamanho do documento.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 8

Apenas troque o Blend Mode da layer com o noise gradient para Color Dodge.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 9

Para as bolhas eu criei um brush usando uma foto como referência. A foto que usei foi cortesia do Shutterstock e você pode fazer o download dela em here. Você também pode fazer o download do brush que criei aqui.

Adicione uma nova layer e então selecione a Brush Tool (B) e usando um tamanho grande - Eu usei 400 pixels, pinte algumas bolhas usando a cor branca. Agrupe essa layer (Layer>Group Layers) e troque o Blend Mode do Folder para Color Dodge.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 10

Selecione a layer das bolhas e vá até Filter>Convert for Smart Filters. Vá então até Filter>Blur>Gaussian Bur. Use 7 pixels para Radius. Toda a layer ficará meio 'borrada' (blurry), mas veja note que há uma sub layer com um thumb branco chamado Smart Filters. Selecione a Brush Tool (B) e com a cor preta, comece a pintar sobre as bolhas que não quiser que fiquem borradas. É como uma mask para os smart filters.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 11

Importe seu logo e vá até Layer>Layer Styles>Blending Options. Troque o Fill para 0 e então selecione Inner Glow. Use Color Dodge para Color, 50% na Opacity e troque o Size para 15pixels. Depois disso selecione Bevel and Emboss. Use Inner Bevel em Style, 90% em Depth, Down em Direction, 1 pixel no Size, 5 pixels em Soften. Para as opções Shading use 70º em Ange e 16º em Altitude. Para Highlight and Shadow Modes use Color Dodge com branco e 100% Opacity.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 12

Adicione outra layer, você pode adicioná-la dentro do folder da layer das bolhas, a que criamos no passo 9. Com a Brush Tool (B) e o bubble brush, desta vez com um brush menor, pinte algumas bolhas sobre o A, B, Ds e O, como se a palavra estive se desintegrando em bolhas.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 13

Selecione a text layer e vá até Layer>Layer Mask>Reveal All. Com a Brush Tool (B) e um soft brush na cor preta, pinte sobre as áreas do texto que vão se desintegrar em bolhas (1-6)

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 14

Selecione a layer das bolhas, aquela que está sobre o texto, e repita a mesma técnica que fizemos no passo 10 para deixar algumas partes da layer mais borradas que outras.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 15

Adicione uma layer acima das outras e vá até Filter>Render>Clouds. Escolha preto e branco para as cores de background e foreground. Depois disso vá até Filter>Render>Difference Clouds. A layer ficará bem escura, então vá até Image>Adjustments>Invert, e depois até Image>Adjustment>Levels. Aumente o white input até que sua imagem fique como a imagem abaixo.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 16

Troque o Blend Mode para Color Dodge e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 pixels em Radius. Você também pode reduzir a Opacity para 60%.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 17

Para dar mais realismo a nossa composição podemos adicionar bolhas reais. Aqui estou usando uma fotos cortesia do Shutterstock. Você encontra ela aqui. Como pode ver, a foto tem background preto, então nesse caso troque o Blend Mode para Color Dodge para que o preto fique transparente.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 18

Mais uma vez você pode converter a layer com da stock photo das bolhas para um smart object e então aplicar Gaussian Blur e pintar algumas áreas que queira que fiquem sem o efeito blur, como fizemos no Passo 10.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Passo 19

Adicione uma layer acima das outras e então selecione a Paint Bucket Tool (G). Troque o type para Pattern e selecione o stripes pattern que criei, e que você pode baixar aqui.

Preencha a layer com o pattern e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 2 pixels para Radius, troque então o Blend Mode para Overlay e a Opacity para 50%.

Simple Underwater Scene in Photoshop

Conclusão

A ideia desse tutorial foi mostrar a você como criar um tipo de efeito submarino usando ferramentas básicas como brush e gradiente, com alguns filtros simples como blur e clouds. O processo em si é bastante simples... e você pode agora criar wallpapers bem legais com essa técnica.

Simple Underwater Scene in Photoshop
Clique na imagem para um full preview.

Outro Exemplo

Simple Underwater Scene in Photoshop

Download Arquivo Photoshop

Clique aqui para fazer o download do arquivo Photoshop usado nesse tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.