Criando um Portfolio Sem ter Clientes ListThumbs

Criando um Portfolio Sem ter Clientes

outubro 13, 2009

Um dos grandes problemas que os designers enfrentam no começo da carreira é encontrar um cliente sem ter um portfolio para mostrar. É difícil de encontrar um cliente e de ganhar a confiança dele sem ter um portfolio com trabalhos anteriores para mostrar que você é capaz. Aqui você vai ver e aprender várias maneiras de criar um portfolio de qualidade mesmo sem ter o primeiro cliente.

Criar um portfolio sem ter um cliente não quer dizer que não tenha que fazer nenhum trabalho. Isso não vai ser fácil nem rápido; na verdade vai nos dar trabalho e vai levar um tempo, mas no final vai valer a pena.

Se Organize

Organização é a chave para poupar tempo e ser mais produtivo. Se você pretende empenhar tempo e esforço para trabalhar na criação de um portfolio que possa startar sua carreira freelance você vai precisar se organizar e fazer uma agenda para produzir de maneira eficaz. Organize seu espaço de trabalho e imponha horários de trabalho, essa é a única maneira de produzir alguma coisa.

Para mais dicas sobre tempo e organização leia: How To Find Time For… Everything!

Be Organized

Trabalhe para Você

Trabalhe em projetos pessoais que possam ajudar a promover o seu trabalho. Projetar algo para você mesmo será sua primeira tarefa, e a coisa boa de projetar para você mesmo é que você tem total liberdade para fazer seu design, mas lembre que mesmo assim é muito importante determinar deadlines baseados no tempo em que você vai precisar trabalhar, da mesma maneira que faria para um cliente.

Work for yourself

Faça Wallpapers

Comece trabalhando em um conjunto de wallpapers, 3 a 5 wallpapers baseados em um tema, e aproveite também para fazer esses wallpapers em formato para iphone também. Quando estiver com o portfolio pronto, essa será uma boa maneira de divulgar seu trabalho.

Wallpapers by Pablo Alfieri

Faça Posters

Projetar Posters e os imprimir pode dar uma margem extra ao seu portfolio, e pode dar ao cliente a sensação de que você é bom em 'designing and printing'. Da mesma maneira que trabalhou no conjunto de wallpapers você pode trabalhar em um conjunto de posters baseados em um tema, isso vai ajudar você a criar uma série de posters relacionados, que podem turbinar seu portfolio. No futuro você pode ainda sortear alguns desses posters para ajudar a promover seu trabalho.

Typography Posters by Stefano Joker Lionetti

Faça um Calendário

Projetar um calendário legal e criativo pode mostrar sua criatividade e soluções de impressão, e essa é uma chance de fazer algo inovador para mostrar a futuros clientes suas capacidades criativas. Nesse caso você também pode sortear uns exemplares no futuro para promover sua carreira.

Self Promotional 2009 Calendar by Bora Bora

Faça um Picture Book

Selecione algumas de suas fotos e faça um picture book, misture as imagens a boas tipografias e você terá uma peça legal em seu portfolio. Isso pode também chamar a atenção da sua família para ter um livro de fotografias também, o que pode ser ainda melhor para seu portfolio.

Composition and Content by Andre' Wright Jr

Trabalhe sem Cobrar

Trabalhar sem cobrar é parte do negócio, se você pensar a respeito verá que é apenas um investimento para o futuro. Você vai trabalhar sem ganhar agora para aumentar seu portfolio e conseguir melhores trabalhos no futuro. Mas isso não quer dizer necessariamente que terá que trabalhar para alguém sem cobrar, seguem algumas dicas de como fazer isso.

Participe de Concursos

Fazer um design para um concurso bacana pode colocar uma ótima peça no seu portfolio e pode ainda colocar você 'na vitrine'. Concursos como HugoCreate dão a você a oportunidade de trabalhar por você para uma grande marca. Você não precisa vencer o concurso, apenas fazer uma boa peça para mostrar no seu portfolio já é uma vitória.

Hugo Create work by goshaptichka

Trabalho Colaborativo

Faça um trabalho colaborativo com outros designers que estejam na mesma situação que você. É uma ótima maneira de expandir seu trabalho e de aprender mais sobre como trabalhar em grupo. Procure por pessoas que estejam 'famintas' por trabalho tanto quanto você e as convide para um projeto pessoal, troque idéias e construa um conceito para o design, no final, tudo vai para o seu portfolio.

Collab work from Matt W. Moore and Magomed Dovjenko

Faça a sua Marca

Agora que você já tem alguns trabalhos decentes e criativos no seu portfolio é hora de seguir em frente e fazer o seu logo e seuwebsite, pois essa é outra maneira de melhorar seu portfolio com seu próprio trabalho. Todo cliente que visitar seu website vai analisar o conjunto, não apenas o portfolio.
Segue aqui um ótimo artigo sobre The Art of Branding Yourself and Your Freelancing Business

Brand yourself

Faça um Logo

Seu primeiro cliente de identidade visual pode ser você mesmo, então faça um ótimo logo para você e mostre como referência no seu portfolio.Leia o seguinte artigo para mais dicas: Vital Tips For Effective Logo Design


Logo for his own studio by Hoang Rabbit

Faça um Website

Projetar seu próprio website pode ser um desafio, mas no final você poderá dizer que fez. Peça ajuda a web designers se precisar. Existem vários serviços que convertem PSD em HTML no caso de codificar ser o problema. Lembre de ficar longe de templates para ser original.

Portfolio Website of Alexandr Schwarz

Faça um Business Card

Agora que você tem um portfolio legal e um website para mostrá-lo, é sempre bom ter um cartão de visitas para entregar onde e a quem achar interessante. Lembre que o cartão de visitas vai representar você e seu trabalho. Seguem aqui alguns bons exemplos de cartões: 5 Finishing Options to Print a Business Card


Each worker got their own business card at ID Branding

Conclusão

Se você seguir essas dicas vai experenciar projetos diferentes e vai aprender muito com seus próprios erros. Construir um portfolio por você, sem clientes, é difícil, é complicado de manter o foco em algo que não vai trazer resultados imediatos.

Não esqueça de estipular deadlines para cada projeto e de trabalhar neles como se cada um valesse muito dinheiro, pois no final o resultado virá.

Agora tudo que você precisa é um cliente, com um bom portfolio será bem mais fácil de encontrá-lo.

Success

"No começo todos cometem erros; e se um pintor nunca aprende onde estão seus erros ele nunca conseguirá corrigí-los. Portanto teste seu trabalho; e se você errou corrija os erros; e não repita os mesmos erros novamente." Leonardo Da Vinci

Boa Sorte!

Editado por GisMullr

Sobre o autor

Hi! I'm Paulo Canabarro and I'm here to post some really cool stuff for you, if you have any ideas or any requests please get @ me - pvpcanabarro@gmail.com you can also Follow me on twitter!

Sponsored Links:

Compartilhe com os outros!

41 Comments

Chucrutz10/13/2009

Curti as dias...

Anonymous10/13/2009

Parabens pelo post!
Uma ótima visão pra quem está começando.

Gustavo Pinho10/13/2009

Achei excelente o artigo!
Parabéns!
Uma dúvida: Quero fazer um Picture Book. Como faço?
Abraços

Andrey Loureiro10/14/2009

to fazendo meu portifólio...
tava sem caminho...
e achei esse post incrivel.
vai me ajudar muiiiiiiiiito.

muito obrigado.

sem duvida esse eh o melhor site para designer.

Robert10/18/2009

ótimo artigo, curti demais. Eu tneho que andar com um caderninho comigo, quando a ideia (sem acento agora) vem logo tenho que rabiscar, complicado que não tenho um, vou ter que fazer. XD

valeu pelas dicas.

Rogério Rocha11/12/2009

Valeu mesmo pela dicas !! estou trabalhando em meu portfolio e estava bem perdidão .. rs ! estas dicas vão ajudar bastante ...... valeu e até

wilson h. matsumoto12/05/2009

Olás!
Primeiramente devo dizer que curto muito o site de vcs.
Dito isso,....
Participo de um grupo chamado Ilustragrupo (Yahoo) onde discutimos sobre ilustração, técnicas, ferramentas, direitos autorais, etc. e ontem apareceu o assunto Trabalho de graça. Esse assnto veio a tona por causa desse blog: http://hp.gizmodo.com.br/conteudo/como-criar-um-portfolio-sem-cliente
Se vcs lerem os cometários verão que a classe de designers e ilustradores ficaram indignadas com o post. Depois de vários comentários negativos a administradora do blog fez alguns updates no texto. E no momento que a poeira ia baixando, foi comentado que o texto havia sido "chupado" do site Abdzeedo. O.o
Eu tinha visto a assinatura (abduzeedo) e pensei que a "autora" até trabalhasse com vcs. Até elogiei os trabalhos dela pensando que era da Abduzeedo mesmo. Enfim, repetindo sou um admirador do trabalho de vcs. Mas esse post onde se fala Trabalhe sem cobrar e Participe de concursos deveria ser revisto (só uma opinião minha). Sei que a intenção não foi a de dizer pra todo mundo trabalhar de graça. Mas depois da repercussão negativa do blog patrocinado pela HP...
Abs.

Silvana12/05/2009

Duas sugestões bastante equivocadas deste artigo são trabalhar de graça e participar de concursos.

O que tem aparecido de concurso que toma os direitos autorais de todos os inscritos e dá prêmios cujo valor é menor que o do trabalho premiado não é brincadeira. É motivo para ficar com os dois pés atrás com eles.

Quanto a trabalhar de graça, bem... Leiam isto aqui: http://www.hiro.art.br/widonid/2006/12/31/por-que-nao-desenhar-de-graca/

"Ah, mas pode fazer isso para ongs e instituições de caridade..." Não. Muitas ongs são patrocinadas por empresas grandes, portanto, têm de onde tirar dinheiro para lhe pagar. E se for trabalhar para uma instituição de caridade, faça isso por realmente querer ajudar, por favor, e não fique correndo atrás das instituições só pra lotar portfolio. Isso é mesquinho.

As outras sugestões, tirando estas que eu critiquei, são bem mais razoáveis.

Mario Silvestre12/05/2009

Oba, eu estava mesmo procurando uma profissão para trabalhar de graça.
Essas dicas vão ajudar bastante otários como eu.

Daniel Trezub12/05/2009

Trabalhar de graça? Participar de concursos?
Desde quando isso é dica que preste? Isso é conselho de amigo urso!
Vai no mercado e pergunta se você pode levar um litro de leite de graça. Vai no barbeiro e pergunta se você pode cortar o cabelo de graça, porque vai dar exposição ao trabalho dele.
E concurso? A grande maioria só serve para enganar pessoas que acham que vão ganhar alguma coisa com eles.
Lamentável...

Montalvo12/05/2009

Se todo novato seguir estas regras, botar uma plaquinha de "trabalharei por comida" no peito e trabalhar de graça para "fazer portfolio", haverá uma grande mudança.

Todo ano dezenas de milhares de mendigos super descolados invadirão o mercado, com seus laptops, carros zeros, smart phones, tatuagens iradas e piercings maneiros, todos passando a canequinha.

Vai ser lindo.

Dica esperta. Espertíssima.

E para não cobrir orçamentos no ZERO, pagando para trabalhar, os profissionais de design já estabelecidos sucatearão seus escritórios, demitirão seus funcionários e encontrarão alguma forma digna de trabalhar em troca de dinheiro, quem sabe vendendo cachorro-quente ou pipoca.

Será bem mais honroso que trabalhar de graça, ou por um prato de comida, com uma humilhante plaquinha de papelão no peito.

Prefiro morrer de fome a pagar este mico.

abduzeedo12/05/2009

Bom primeiro obrigado pelos comentarios.

A ideia é que voce vai ter que investir em trabalhos pessoais, concursos e trabalhos colaborativos sem ter retorno imediato. Você vai ter que trabalhar de graça sim, mas para você mesmo e não sair fazendo trabalho de graça para outras empresas.

A promocao do seu serviço é o foco do topico. Tenho conversado e ouvido diversos designers do mundo e todos eles sempre incentivam o trabalho pessoal, divulgação em blogs e o colaborações e até mesmo ensinar o que você sabe para ganhar evidencia no mercado. Um grande exemplo disso é a 37signals. Aconselho a leitura do livro deles também (http://gettingreal.37signals.com/toc.php) na internet ele é de graça ;)

O proprio Abduzeedo é um exemplo, eu fiquei 1 ano e pouco trabalhando nele sem ter nenhum retorno. O conteúdo também é distribuindo de graça. Porém existe retorno através de anúncios e indiretamente dos trabalhos que ele acabou gerando pela exposição.

Existem diversas maneiras de se promover hoje e é muito mais fácil que antigamente como Gary Vaynerchuk (http://garyvaynerchuk.com/) falou em seu livro Crush it, a internet neutralizou um pouco a questão do valor de investimento para se promover, pois a maioria dos serviços para isso são grátis como rede sociais Twitter, Facebook, Orkut....

Você pode criar seu blog, portfolio também de graça em sites como flickr, behance, deviantart, blogger, wordpress... mas você vai ter que se suar a camiseta e se dedicar para fazer com que funcione. Serão horas de trabalho sem ter retorno imediato.

Mais uma vez, não incentivamos fazer trabalho de graça para ninguém a não ser você mesmo e nas coisas que você acredita e gosta.

Grande abraço e sempre é bom esse tipo de debate.

Marco Sandrini12/05/2009

apenas complementando os comentários anteriores, acho que sugerir a jovens profissionais que trabalhem de graça vai contra qualquer princípio saudável de concorrência e é um tremendo tiro no pé.

seria bastante interessante corrigir esse post, retirar mesmo essa parte do trabalho de graça e aquela foto do mendicante por comida. não tem graça nenhuma. eu trabalho há 23 anos com design e ilustração: cansei de ver esse tipo de euforia inicial, essa atitude descerebrada de fazer qualquer coisa pra se ganhar visibilidade.

se vc quer dar dicas realmente profissionais, se informe na ADG, no CCSP, no Guia do Ilustrador, procure fontes e dicas de gente que talentosa, e lembre-se bem da história do design moderno, dos princípios da Bauhaus, da Escola de Ulm, que foram dois dos maiores balizadores conceituais de muita coisa que é feita até hoje.

Montalvo12/05/2009

Abduzeedo,

É por isto que hoje a Editora Abril paga R$ 300,00 por uma página dupla, enquanto em 1998 pagava de R$ 1200,00 a R$ 1400,00 pelo mesmo trabalho.

Meu primeiro trabalho lá, como novato, amador, iniciante, foi pago a valores MUITO mais altos do que hoje, como um profissional melhor, mais maduro e mais eficiente.

Eu demiti a Abril da minha carteira de clientes, exatamente por nunca ter a menor chance de evoluir.

De que me adianta a "vitrine", a "divulgação" e toda esta falsa exposição do meu nome? Fiz capas, dezenas de páginas duplas, Superinteressante, Playboy, National Geographic, Aventuras na História, Bizz, Placar, etc, e fora a credibilidade, nenhum cliente me ligou porque viu meu nome na revista.

Isto porque muitos ilustradores desesperados, famintos por uma publicação, kamikazes e inconsequentes, se dispõem a trabalhar a custo zero ou próximo de zero, para fazer "portfolio".

Estão demolindo o mercado, porque são centenas, milhares de artistas oferecendo seus trabalhos em troca de nada ou quase nada.

Todos acreditam na sua premissa, e sonham em um dia encontrar seu lugar ao sol.

Não haverá lugar ao sol para 99% destes miseráveis.

E cada vez mais eles terão a disputa predatória dos outros milhares que despencam no mercado, todos com a mesma fome de publicação, dispostos a tudo, por uma publicação.

Imagine e tente visualizar o futuro deles.

A cada ano que passa, mais e mais designers, ilustradores, fotógrafos e artistas em geral, trabalhando de graça.

Você está fomentando a concorrência predatória, desleal, imoral e isto não é sustentável, sob nenhuma hipótese.

Você está promovendo o dumping, ensinando aos colegas como furar os seus pares, em troca de portfolio.

Depois desta fase o que eles encontrarão?

Um mercado devastado por preços rasos, clientes mal-acostumados com jobs feitos com uma devoção quase religiosa, primorosamente realizados, a custo zero.

Como dar um orçamento de R$ 10.000,00 por um trabalho que VALE isto, se o cliente já fez outros tantos a custo zero?

Sua premissa é devastadora.

Seus ensinamentos vão fazer com que muitos novos designers encontrem uma realidade insustentável, insuportável e irreversível em poucos anos.

E os clientes vão adorar.

Vão faturar MUITO, mas MUITO MESMO, às custas dos sonhos dos jovens designers, enquanto estes vão lembrar de você e se arrepender de terem entrado nesta espiral descendente, em uma corrida de lemmings ao fundo do abismo.

Eu tenho 26 anos de ilustração publicitária, bem vividos.

Nunca me prostituí. Nunca fiz trabalho em troca de visibilidade.

Ganhava mais nos meus primeiros anos de ilustração editorial do que hoje, 12 anos depois.

Quantos destes designers que você hoje influencia, terão uma carreira que se sustente por 10 ou 20 anos, começando do jeito que você ensina?

Eu duvido que a maioria chegue a 5 anos.

Eu sei que não vou conseguir convencer você, nem você vai me convencer.

O tempo vai dizer quem estava certo.

E seus discípulos vão lembrar de como começaram a carreira, mas não saberão o que fazer com sua maturidade profissional. Como ganhar BEM, fazendo o que demorou TANTO tempo para aprender.

Gastaram 4 anos na faculdade, 2 anos na pós, 3 anos como estagiários, 1 ano trabalhando de graça... e depois?

Como recuperar centenas de milhares de reais investidos em anos de estudo?

Como recuperar uma década de investimentos a fundo perdido?

Como recuperar o tempo investido na profissão?

Como cobrar R$ 5000,00 de um cliente para o qual você sempre cobrou R$ 500,00?

Isto você não ensina, né?

abduzeedo12/05/2009

Em nenhum momento do texto falamos em fazer trabalho de graça para clientes, veja:

"Mas isso não quer dizer necessariamente que terá que trabalhar para alguém sem cobrar, seguem algumas dicas de como fazer isso."

So queremos incentivar o trabalho pessoal, que as pessoas pratiquem mais, para elas, afim de aprimorar a técnica so isso, esse foi o objetivo do post. Acho que o titulo acabou ficando muito polemico :)

Concordo com tudo que tu falou e assino embaixo, ainda mais que você tem muito mais experiência que nos todos aqui.

Valeu pelo comentario e estamos abertos para debater isso.

Grand abraço ;)

Montalvo12/05/2009

Abduzeedo,

Compreendo e respeito seu ponto de vista, principalmente quando escreve:

"não incentivamos fazer trabalho de graça para ninguém a não ser você mesmo e nas coisas que você acredita e gosta".

Mas não é isto que você ensina neste post.

Você afirma, em texto e imagem que:

"Trabalhar sem cobrar é parte do negócio, se você pensar a respeito verá que é apenas um investimento para o futuro. Você vai trabalhar sem ganhar agora para aumentar seu portfolio e conseguir melhores trabalhos no futuro".

E segue incentivando o jovem designer a participar de concursos, que é uma máquina de moer orçamentos.

Todo mundo sabe que os concursos, ou a maioria esmagadora deles, é uma ferramenta suja de travestir concorrências especulativas, com o único objetivo de enxugar despesas da empresa.

Veja o que fez a Microsoft, com seu selo de 20 anos de Brasil. Ao invés de investir dezenas de milhares de reais em um escritório de design, promoveu um concurso e pagou com quinquilharias, programinhas de 700 reais, e um videogame. Tralhas empoeiradas do seu vastíssimo estoque.

Economizou às custas dos sonhos dos iludidos, que trabalharam, ralaram e se submeteram a um JOB ESPECÍFICO, com BRIEFING, PRAZO, etc.

Foi um job de verdade, pago a preço de farelo de pão seco.

Teve o caso da Puma, pagando jabá aos blogueiros com meia dúzia de camisetas, bonés e UM par de tênis.

Tem a revista Piauí que paga com pinguim de geladeira.

Tem o HSBC, que paga com promessa.

Tem a Oi Quadrinhos, pagando com encalhe autografado.

Tem a Converse All Star, pagando 10% do que vale um projeto de design para seus tênis.

Tem a Camiseteria, que paga com uma graninha micha, e entope o cara de produtos da própria marca, transformando o fornecedor em garoto-propaganda e até mesmo em vendedor dos seus produtos.

Tem editoras pagando concurso com publicação, sem botar a mão no bolso.

São tantos, que nem vale a pena listar.

Concursos, em geral são arapucas para economizar dinheiro às custas dos sonhos dos iludidos.

Mas ao invés de combater esta máquina de enxugar custos e estrangular a profissão, você incentiva os novatos a alimentar o monstro, como se isto fosse abrir as portas do Paraíso.

As portas que se abrem com os concursos são as do outro lado.

Grão Duque Satanás agradece, e muito, as suas recomendações.

abduzeedo12/05/2009

Tranquilo, respeito e acho muito bom seu ponto de vista quanto a concursos.

Poderiamos escrever um novo artigo fazendo uma mesa redonda somente sobre esse tópico com o seu ponto de vista pois tens muito conhecimento do mercado brasileiro. Podemos convidar mais pessoas para dar opinião também. O que você acha?

Grande abraço ;)

Montalvo12/05/2009

Abduzeedo,

Esta é a primeira vez que nos falamos, e estou positivamente surpreso com a sua receptividade e a maneira respeitosa e flexível que está demonstrando, recebendo críticas construtivas de maneira construtiva.

Fica evidente que você (e nós, os chatos) queremos o melhor para o visitante do blog e para a profissão.

Totalmente o oposto da amarga flame war que aconteceu ontem, no blog da HP, que publicou uma cópia literal deste mesmo post.

Agradeço e parabenizo você pela sua atitude, acabou de ganhar mais um admirador, e espero, um amigo.

Conte comigo para desenvolvermos juntos, e com alguns outros colegas de profissão, um conteúdo que realmente contribua com a evolução pessoal e coletiva dos designers.

É muito importante agregarmos pessoas, textos, ideias e atitudes em um movimento afinado.

A coesão é vital para a sobrevivência de quem investe uma vida inteira na profissão, e acredito que a maioria de nós pensa e planeja a carreira a longo prazo, não apenas o começo dela.

Eu escrevi meu primeiro comentário aqui quase a contra-gosto, sem saber como seria recebido, cansado e desmotivado com o intenso debate de ontem.

E encontrei uma pessoa inteligente, articulada e amigável, compreendendo que não se trata de uma defesa pessoal de argumentos, e sim de um objetivo maior, o planejamento e a viabilização de um futuro sustentável a todos.

Eu sei que é pedir demais de uma amizade que mal começou, mas ainda assim vou arriscar... não por mim, e não para interferir no conteúdo do seu blog, mas por uma questão de auto-estima coletiva, eu me atrevo a pedir em nome da dignidade de todos os designers, que remova o sujeito com a plaquinha "will work for food" deste post.

É dolorosamente humilhante associar tamanha mendicância ao nosso ofício, ainda que seja em seus primeiros passos.

Ninguém faria design por um prato de comida.

É uma metáfora triste, irreal e inaplicável.

Não somos mendigos, e esta não é uma referência saudável para nossa auto-estima.

Por favor, tire aquele cara de lá.

Ele envergonha a todos.

Um grande abraço, e pode contar comigo para futuros projetos.

(Por ideologia eu trabalho a custo zero :-)-

paul0v212/05/2009

Ola Montalvo,

Muito obrigado pelos comentarios, e por expressar diretamente os seus sentimentos a cada texto escrito aqui.

Bom, primeiramente eu gostaria de dizer que o "artigo" foi escrito por mim e felizmente eu posso dizer que ajudei centenas de iniciantes que nao tinha menor ideia de como gerar seus portfolios de maneira em que lhes ajudasse a conseguir o tao sonhado primeiro cliente.

Como voce citou acima voce ja trabalhou com as melhores revistas do Brasil, dever ser um designer bem conceituado e nao precisa passar por essas coisas.

Se voce prestar atencao e ler artigo, vai ver que eu dividi o conteudo em 4 categorias, algumas delas seguidas de subcategorias + conclusao.

1 - Se Organize

2 - Trabalhe para Você
. Faça Wallpapers
. Faça Posters
. Faça um Calendário
. Faça um Picture Book

3 - Trabalhe sem Cobrar
. Participe de Concurso
. Trabalho Colaborativo

4 - Faca a sua Marca
. Faca um Logo
. Faca um Websites
. Faca um Business Card

Conclusao

---

Como voce pode perceber agora, eu citei duas maneiras de "trabalhar de graca"; Participar de concurso e fazer um trabalho colaborativo.

“Se todo novato seguir estas regras, botar uma plaquinha de "trabalharei por comida" no peito e trabalhar de graça para "fazer portfolio", haverá uma grande mudança.” - Montalvo

Gostaria de deixar claro que em momento algum eu coloquei regras para serem seguidas, foram apenas dicas de manerias que iniciantes podem usar para gerar portfolio.

“E segue incentivando o jovem designer a participar de concursos, que é uma máquina de moer orçamentos.
Todo mundo sabe que os concursos, ou a maioria esmagadora deles, é uma ferramenta suja de travestir concorrências especulativas, com o único objetivo de enxugar despesas da empresa.” - Montaivo

Primeiramente o artigo nao foi escrito para incentivar jovens designers a participar de concursos. Foi uma lista de dicas de como gerar um portfolio grafico sem precisar de um cliente.

Se eu estivesse incentivando jovem designers a entrar em concusro eu incentivaria os proprios a ganharem o concurso e como voce pode ver, nao foi bem assim que meu artigo sugeriu.

“Fazer um design para um concurso bacana pode colocar uma ótima peça no seu portfolio e pode ainda colocar você 'na vitrine'. Concursos como HugoCreate dão a você a oportunidade de trabalhar por você para uma grande marca. Você não precisa vencer o concurso, apenas fazer uma boa peça para mostrar no seu portfolio já é uma vitória.”

E sim usar os contests existentes como uma forma de gerar uma peca de seu portfolio, um designer conceituado como voce deveria entender isso.

Conclusao:

Nos temos milhares de visitantes que entram no site para seguir tutoriais e aprender um poco de portfolio, nem se quer passam perto de serem designer, e o artigo caiu como uma luva para essas pessoas que realmente leram e intenderam as dica e fizeram o melhor delas.

O que vejo pelos seus comentarios e um reflexo de frustacao com o mercado e com outros “designer” que trabalham por um baixo custo o que desvaloriza o seu trabalho e de outros designers de verdade.

Entendo completamente isso e acho que a falta de educacao de clientes gera muito essa percepcao em que eles pensam que estao contratando um “designer” por um preco barato enquanto eles tao pagando uma miseria para um qualquer que manja um poquinho de photoshop e sabe seguir ordens.

Muito obrigado pelos comentarios e por expressar seus sentimento, espero que entenda o ponto em que quis fazer com a escrita dessa materia, fico chateado com o fato de outro blog ter copiado o artigo o que e um assalto a mao armada.

Abracos,
Paulo

Marco Sandrini12/05/2009

abduzeedo,

primeiramente, muito salutar sua atitude: aceitando as críticas numa boa e dando espaço ao diálogo, o que eu penso ser na verdade o grande barato de se fazer um blog.

vi que vc é de porto alegre, eu sou de curitiba.

não sei como é a realidade do mercado porto-alegrense, mas do curitibano eu posso te falar: é problemático.

como faltou eu escrever um pequeno trecho no outro comentário, vou tentar finalizar agora.

eu consigo dizer sem pensar muito o grau do impacto meteórico que tem essa questão do trabalho gratuito por aqui: é o de um evento que leva a extinção. nesse caso, a extinção de uma categoria profissional.

curitiba tem um dos mercados mais incipientes que eu conheço, com uma média de remuneração para trabalhos assalariado, freelance e projetual que seria de fazer rir se antes o designer não começasse a se desesperar.

e o trabalho gratuito aqui já existe há pelo menos 15 anos ou mais, devido ao grande número de agências e estúdios de fundo de quintal e à uma atitude muito peculiar do designer curitibano de achar que tudo é festa, brincadeira. design aqui é passatempo de mauricinhos e patricinhas. não é visto como um negócio sério.

"A ideia é que voce vai ter que investir em trabalhos pessoais, concursos e trabalhos colaborativos sem ter retorno imediato. Você vai ter que trabalhar de graça sim, mas para você mesmo e não sair fazendo trabalho de graça para outras empresas."

esse trecho do post poderia ser formulado de uma maneira muito mais simples, e que com certeza não ia gerar mal-entendido: "Exercite sua criatividade e sua técnica criando peças interessantes, experimentais, elaborando um conteúdo para seu portfolio que demonstre que vc está sempre em busca de aprendizado e evolução." já ressalvando que isso é só uma humilde sugestão.

fazer trabalhos pessoais/autorais é algo que o profissional vai fazer sempre, eles são necessários e vitais para o desenvolvimento, caso contrário, a gente fica embotado.

e isso não é trabalhar de graça, é simplesmente fazer projetos pessoais, onde o "cliente" é você e mais ninguém. iniciantes e veteranos devem usar isso como fonte de oxigênio criativo.

de qualquer modo, achei muito legal sua atitude em ouvir e conversar, e se por um lado venho aqui tecer críticas nesse post específico, por outro, devo elogiar o conteúdo geral do blog, está muito legal. bem ou mal, vc conseguiu mais um leitor.

Montalvo12/05/2009

Paulo,

Obrigado por sua mensagem, por seu entendimento e por remover o cara da plaquinha, juntamente com o texto que criou tanta controvérsia.

Com inteligência, cordialidade e respeito estamos chegando a um ponto comum, muito saudável a todos, principalmente os leitores do blog e aos designers como um todo.

Foi um prazer conversar com você.

Abraços,

Montalvo

Silvana12/05/2009

Boa noite, Paulo.

Compreendo sua intenção, mas perceba que as sugestões não tratam dos riscos e problemas que levantamos aqui nos comentários. O novato geralmente não tem conhecimento das intenções que levam muitas empresas a promover concursos de design e ilustração e nem de como o trabalhar de graça para cliente afeta uma classe profissional inteira. Portanto, cabe cautela - e muito detalhamento - na hora de dar esta sugestão. Como eu disse em comentário anterior, o restante do texto é pertinente, só esta parte é que pode induzir o profissional iniciante a erro.

paul0v212/06/2009

Ola Silvana,

Obrigado pelo comentario, entendo completamente que voces se sentem afetados pela sugestao de "trabalhar de graca" mais se voce parar pra pensar o titulo do artigo e: "Criando um Portfolio Sem ter Clientes ". Me diz uma maneira de ganhar dinhero criando portfolio SEM TER CLIENTES.

Independente do que voce fizer voce nao vai ganhar dinheiro algum criando um portfolio sem clientes, entao de maneira qualquer parte dessas dicas o trabalho e de graca, mas e um trabalho pra si proprio, e se voce imprimir um poster ou mandar fazer um calendario, voce estara pagando pra trabalhar, mas isso nao importa por que e um trabalho sem clientes, e um sacrificio feito para criar um portfolio sem ter clientes.

Em parte nenhuma do texto foi dito para trabalhar de graca para os outros, por que o texto e dando dicas para criar um portfolio grafico SEM TER CLIENTES. Entao como criar um portfolio sem clientes? Trabalhando de graca, mais para voce mesmo, qualquer dessas dicas acima o trabalho e de graca, mas e um trabalho pra si proprio.

So queria deixar bem claro que acho que quando o pessoal ve ali ohh "trabalhar de graca" esse cara e loco, num e bem assim, leia o titulo do artigo e preste atencao na leitura, tanto que as dicas sao para nossos leitores criar um portfolio para dai correr atras de um cliente e nao sair trabalhando de graca para todos como voces acham que vai acontecer.

Pelo fato deu ter escrito trabalhar de graca os comentarios mudaram totalmente o foco do assunto, tanto que voces que estao aqui comentando nao parecem precisar de nada disso e o pessoal que nao ta comecando a comecar sairam felizes com as dicas.

Concordo completaments ccom comentarios de todos que buscam o melhor para o mecardo dos designers e que lutam para isso.

Abracos,
Paulo

Silvana12/06/2009

Paulo, às vezes é necessário ser mais explícito para não provocar um mal-entendido. É nisto que eu insisto, mas creio que quem se der o trabalho de ler tudo - post e comentários - vai entender.

Trabalhar para si mesmo não é trabalhar de graça para os outros, mas participar de concursos é, sim, trabalhar para os outros, quando o concurso determina no regulamento que a empresa promotora vai ficar com os direitos de reprodução de todos os trabalhos inscritos.

Quando a empresa usa apenas os trabalhos premiados e premia de acordo com o uso que vai ser dado a eles, ótimo. Mas o que temos visto é o concorrente ser obrigado a ceder todos os seus direitos só pra participar do concurso. Isto não é certo e, nestes casos, que infelizmente tem sido muitos, não vale a pena.

É perfeitamente possível pegar apenas o briefing/tema do concurso e fazer a peça para portfolio, sem inscrevê-la. O designer/ilustrador consegue assim formar seu portfolio sem entrar em concurso com regulamento leonino. ;)

paul0v212/06/2009

Ola Silvana,

Acho que fui bem explicido no titulo do artigo (tambem acredito que nao foi suficiente) e concordo com voce que de certa maneira participar de concursos e trabalhar para os outros, mas acho tambem que isso vai depender da intencao do participante.

Pelo visto a comunidade brasileira de designers se sente bem afetada por concursos, como foi dito pelo @aduzeedo acima, seria legal fazermos uma mesa redonda onde voce, juntamente ai com o Montalvo e tambem o pessoal que esta fazendo parte da discursao poderiam dar suas opinioes a respeito do assunto e com isso ajudar a direcionar essa comunidade no caminho certo.

Abracos,

thiaguera12/06/2009

É difícil encontrar debates com resultado na internet. Parabéns ao Montalvo, sempre lutando pela dignidade da profissão, e ao Abduzeedo, pela humildade e vontade de buscar o melhor para o leitor.

Thiago Lima12/06/2009

Olá!

Primeiramente devo dizer que adorei esse post, não pelo conteúdo em si, mas pela discussão positiva que isso ocasionou.
Na minha opinião, ser designer hoje em dia é bem complicado. Mesmo dando o sangue para não ser só mais um nesse mar de gente acabamos dependemos de clientes que se acostumaram com um mercado quase que ilícito assediando novos e antigos profissionais.

Estou me formando esse ano e é para ser alguém, ter reconhecimento, dane-se se for trabalhando para Adidas ou para uma empresa pequeno porte, só quero ter visão do futuro e saber que com esforço vou alcançar meus objetivos.
Quero ganhar o meu dinheiro de forma humilde e acima de tudo, ética.

Percebo que muitos blogs introduzem o termo "design" ao descolado, ou como anda se dizendo “hype”.
Uma epidemia de modernidades sem sentido e efeitos sem nenhum conceito, basta ser bonito. Não se tem embasamento hoje se não souber o que aconteceu ontem.
Portanto fica um apelo, principalmente aos mais experientes, os tutoriais são importantes, mas gostaria de ver mais conceito, referência histórica, coisas que aconteceram antes e acarretaram as mudanças de hoje.
Quem sabe assim vamos acabando com os chamados "micreiros", empresas de má fé e concursos que nos oferecem esse tipo de pagamento.
Agradeço a todos e peço desculpas pela mudança de assunto no fim do post, mas com a presença de pessoas como o Montalvo e Marco Sandrini nesse tópico, achei que poderia abordar o assunto.
Parabéns pelo blog, acompanho sempre que posso!

É isso ae, o que não tem remédio, remediado está. :)

Thiago Lima, 20 anos.

wilson h. matsumoto12/06/2009

Owa!
Passando apenas para parabenizar o Abduzeedo, o Montalvo (sou fã! rsrs) e todos os outros pela discussão sobre o assunto. Acho que os leitores do site só têm a ganhar com isso.
Parabéns mesmo!
Espero que isso gere outros posts.

Abs.

abduzeedo12/07/2009

Essa conversa me deu idéia para 2 artigos e gostaria de saber se vocês gostariam de participar. O primeiro, obviamente é sobre a questão de valorizar a profissão, aprendendo a cobrar e tudo isso que foi debatido.

O segundo, acho que é um assunto bem legal para nos designers que é como lidar com críticas.

Para ambos artigos cada um de nos daria sua opiniao e deixarias aberto para outros. O que voces acham?

Thiago Lima12/07/2009

Estou totalemente a favor, vou contribuir com o que puder.
:)

Silvana12/08/2009

Sim, vamos continuar o assunto, ele é importante pra sobrevivência do profissional. Fique à vontade pra me contatar, estou à disposição.

Edde12/07/2009

Abduzeedo,
Eu comecei a trabalhar com quinze anos e tinha que ajudar em casa com as despesas.
Hoje eu tenho 39 anos e 2 filhos, um com 12 (que graças a Deus não terá que trabalhar tão cedo como eu tive).
Trabalhar de graça é pra poucos, pra famílias com estrutura e tal.
O cinema,principalmente, é cheio de pessoas com este perfil.
Você comentou que 'ficou 1 ano e pouco trabalhando nele sem ter nenhum retorno'.
Se eu fizer isso, meus filhos passam fome!
Me desculpe a indignação. Mas é o máximo de educação que eu consigo expor, pois fiquei revoltado, novamente!!!

Montalvo12/07/2009

Como havíamos conversado, estou disposto e motivado a colaborar com este assunto, neste futuro post e em todas as situações em que eu possa compartilhar algumas experiências.

Tenho feito palestras, workshops e oficinas em diversos estados do Brasil, a convite de faculdades, escolas e instituições, e tenho procurado contribuir com a construção de um futuro mais estável, justo e sustentável para os designers, ilustradores, fotógrafos e profissionais de criação em geral.

Muita coisa que se debateu sobre este assunto está no http://www.guiadoilustrador.com.br/ , com conceitos que se aplicam também ao mercado de design e fotografia.

Eu tenho algum conteúdo pronto em formato PDF, outros tantos em posts que criei na Sketcheria, e poderia redigir alguns novos também para somar ao que virá a ser este novo tema do Abduzeedo.

Tenho alguns colegas que poderão se interessar em escrever conteúdos úteis também.

Newton Coutinho12/07/2009

Congratulations a todos aí pessoal, isso é que é um debate de gente grande, sem farpas, ironias e agressões como muitos já vi por aí... e principalmente respeitando quem quer se expressar, Montalvo e Hiro (citados aqui) são apenas alguns dos muitos profissionais experientes e que podemos ter como referência, a questão não é apenas criticar e sim apresentar caminhos, pra isso temos o Guia do ilustrador, o Ilustra grupos, a SIB e várias outras fontes de apoio sérias e confiáveis para consulta e orientação sobre todos os aspectos que giram em torno do nosso trabalho... Vamos em frente que a luta é realmente dura mas compensa !!

Abraços a todos,

Newton

Fernando Doutel12/07/2009

Parabéns a todos.
O diálogo e o entendimento são as melhores ferramentas.
Ah... e o post no blog do Hiro (http://www.hiro.art.br/widonid/2006/12/31/por-que-nao-desenhar-de-graca/) - um dos melhores que eu já vi - vai ficando famoso...

Erick Mendonça12/08/2009

Engraçado como aqui as pessoas se comportaram de forma diferente. Só acompanhava vez ou outra o Abduzeedo americano, e com certeza acompanharei este agora sempre.

Eu não sou militante do open source ou qualquer outro conceito que o valha, mas vejo muita coisa boa no mercado do grátis. Mas também não estou mandando designers trabalharem de graça! Bom deixar claro, né?

Monica Fuchshuber12/08/2009

É sempre a mesma história... Porque ninguém faz um blog ensinando como cobrar MAIS? Esse sim é o grande aprendizado que deve ser divulgado. Fazer descontos, cobrar pouco, isso é muito fácil. Ninguém precisa de instruções ou dicas. O desafio é justamente conseguir cobrar valores cada vez mais altos por um trabalho. Isso é tão óbvio.

Ana Elisa12/08/2009

Caramba! Parabéns a todos pelo nível de maturidade. Aos que criticaram e aos que aceitaram a crítica sem levarem para o lado pessoal, ao contrário da HP, que parece mãe coruja defendendo filho aprontão.
Tenho metade da experiência do Montalvo (cronologicamente e profissionalmente), mas sinto que já posso falar "nos tempos em que eu estava começando...". Bom, nos tempos em que eu estava começando, recém-formada e sem portifólio além dos trabalhos de faculdade, eu caí em MUITAS pegadinhas. Trabalhar de graça, entrar em concurso mequetrefe, fazer favor pra tio de amigo, trabalhar sem contrato, pegar jobs de empresas que vão contra meus princípios. Me arrependo amargamente de tudo isso, pois não me levou a nada. O trabalho de graça ou a preços baixos deixou no cliente a impressão (correta) de que eu não valorizava meu trabalho. O cliente criou enormes Frankensteins com meu trabalho suado e nada do que fiz naquela época era bom o suficiente para ir no portfólio. E fora a dor de cabeça e o resultado zero, ainda saí sem dinheiro no bolso. Até o dia em que um amigo me disse a frase que mudou minha vida profissional: "CLIENTE RUIM SÓ TE INDICA PARA CLIENTE RUIM." Trabalhar por qualquer coisa menos do que seu trabalho de fato vale é uma espiral vertiginosa em direção ao suicídio profissional. No fim das contas, meu primeiro estágio em uma agência de publicidade veio por conta de uma pasta só com trabalhos de faculdade e fantasmas, e meu primeiro emprego como designer veio não por uma pasta (eu não tinha nada de design gráfico, apenas propaganda), mas pelo meu curriculum. Meu empregador me chamou para a entrevista porque achou meu CV variado e interessante, porque eu tocava violino, lutava Kung Fu e tinha estudado Filosofia, e isso chamou a atenção dele muito mais do que meus trabalhos. Ele achava que eu teria algo a contribuir para a agência, mais com ideias, conceitos, do que com nível técnico.
Enquanto todos querem construir um portfólio, sinto falta da construção de um profissional. O que os novatos estão fazendo/desenvolvendo/estudando para serem excelentes profissionais? Além da parte técnica, de cursos de programas e afins, o que o enriquece como ser humano, que será transferido para seu trabalho? O que você tem a oferecer que todos os seus colegas que fizeram os mesmos cursos não tem?
Novamente parabéns a todos. É bom ver adultos discutindo civilizadamente, coisa rara na internet e na sociedade lá fora... :)

Abraços!

paul0v212/08/2009

Ola pessoal,

Queria agradecer a todos que estao fazendo parte dessa discursao. Eu estou abrindo uma discursao pelo google wave sobre "valorizacao do designer" e gostaria de convidar os interessados a participar.

Quem nao tiver google wave me contate pvpcanabarro@gmail.com que eu mando um convite.

Abracos,

Wallisson Narciso12/09/2009

Nossa! Sou mais um que nem acreditou no conteúdo desses post... ou parte dele, pois tem ainda traz dicas legais.
Eu não conhecia esse blog e achei muito bem feito com posts bem interessantes, mas esse foi complicado.
A promessa é boa, com esse título então, mas não há como negar: Qualquer ilustrador/designer/quadrinista profissional que leia até o final ficará indignado.

Existem muitas promoções de empresas picaretas que se aproveitam dos desavisados para pegar trabalho artístico de graça, e muitos têm caído nesse GOLPE. Não podemos aumentar essa prática com esse tipo de artigo.

Fico feliz pelo abduzeedo ser aberto ás críticas e respeitar a nossa opinião e quero dizer que aguarda, ansioso, pelo post tratando da valorização de nossa profissão.

Robert01/03/2010

Eu vi muita crítica sobre a questão de trabalhar de graça( ou fazer mesmo alguns "trampos"), eu tive acho que 3 esperiência assim, foram trabalhos para amigos e parentes, e posso afirmar que se eu tivesse essas dicas com certeza eu teria seguido, das 3 vezes eu cobrei ( um valor bem abaixo, nada profissional) e, mesmo sendo baixo não tive sucesso, um eu consegui entregar mesmo sem retorno ($), os outro dois não, meu irmão tinha falado várias vezes para eu não cobrar que assim é nessa que surgem mais trabalhos. Eu mexo com com programas ja fezem uns 3 ano e meio, então emu trabalhos não são la essas coisas, mas o que me ajudou foi o fato de ter tutorias interessantes, então me ajudou a evoluir procurar tutoriais mais elaborado, antes oq eu eu fazia era mexer com brush hoje ja estou mais amigavel com o programa. Bom é isso.

:)

Ah! adorei o artigo.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Ícones dos Anunciantes