Para o tutorial desta semana me inspirei na cultura "Tiki and Maori" e fiz esta ilustração. Tiki se refere as grandes esculturas de madeira e pedra em formas humanóides da região Oriental da Polinésia. O termo também é usado na mitologia Maori onde Tiki é o primeiro homem, criado por Tumatauenga ou Tane. ( Wikipedia ).

Este é um tutorial avançado, no entanto mesmo sendo um iniciante você não vai encontrar muitos problemas, pois tentei explicar tudo da melhor maneira possível :)


Passo 1

Abra o Adobe Illustrator e crie um canvas com 29,7 x 50 cm ( 11,69 x 19,68 inches), vamos tentar usar um canvas diferente dessa vez. Vamos começar com o background. Usando a rectangle tool ( M ) crie dois retângulos para cobrir quase 50/50 da página, deixe um espaço pequeno na parte de baixo onde faremos as ondas. Depois, usando a gradient tool ( G ) crie um radial blue gradient para o retângulo de cima e um linear dark yellow gradient para o retângulo de baixo.



Passo 2

Usando a pen tool ( P ) crie uma forma simples de onda e a duplique usando selection tool ( V ) + alt e depois use reflect. Agora copie o mesmo gradiente usando no céu usando a eyedropper tool ( I ), apenas ajuste intensity and range. Duplique novamente as ondas usando selection tool ( V ) + alt e reflect.



Crie as bolhas usando a ellipse tool ( L ). Crie círculos de diferentes tamanhos e os coloque ao longo da linha da onda. Selecione todos eles usando selection tool ( V ) e acesse o pathfinder panel e escolha a opção chamada Unite. Isso vai transformar tudo em um path que você vai duplicar usando selection tool ( V ) + alt , depois adicione um gradiente cinza claro usando a gradient tool ( G ).



Passo 3

Vamos repetir o mesmo processo das bolhas para criar as nuvens, mas dessa vez vamos usar um radial gradient nos círculos sem usar a pathfinder tool. Vá até Effect > Blur > Gaussian Blur e ajuste radius para 60 pixels. Vá até o Transparency panel e ajuste a Opacity para 85%, você terá algo assim:



Passo 4

Vamos criar os vulcões. Usando a pen tool ( P ) faça uma forma de montanha, depois faça um gradiente linear de marrom para laranja usando a gradient tool ( G ). Ajuste-o para que apenas uma parte superior fique laranja. Novamente usando a pen tool ( P ) faça a parte da lava explodindo para fora do vulcão, adicione um gradiente vermelho nela. Duplique a lava usando a selection tool ( V ) + alt e vá até Effect > Blur > Gaussian Blur e ajuste radius para 20 pixels. Agora duplique todo o vulcão, redimensione e o coloque no outro lado.



Passo 5

Fazendo as dunas: usando a pen tool ( P ) crie a silhueta de algumas dunas, adicione o mesmo gradiente usado no retângulo inferior usando a eyedropper tool ( I ). Duplique usando selection tool ( V ) + alt e reflect it.



A primeira parte da palmeira a ser criada é o tronco. Desenhe uma forma simples usando a pen tool ( P ) e depois adicione um gradiente marrom nela. Use novamente a pen tool ( P ) para criar as folhas, duplique as folhas e as posicione ao redor do tronco. Use a gradient tool ( G ) e coloque um gradiente verde nelas. Agrupe todos esses elementos (ctrl + G / command + G ) e duplique a palmeira usando selection tool ( V ) + alt até que tenha praticamente uma floresta.



Também desenhei esses pássaros clássicos em formato de "M" usando a pen tool ( P ) e os distribuindo acima das palmeiras. Agrupe os elementos group (ctrl + G / command + G ), os duplique usando a selection tool ( V ) + alt e posicione eles do outro lado. O background está pronto.



Passo 6

Para o título usei a fonte Demon Racer que você encontra aqui, onde tem vários bacanas feitas por Hydro 74. Usando a text tool ( T ) digite "Welcome to", faça outra caixa de texto com um tamanho maior de fonte e digite "Lava Island" em duas linhas. Você provavelmente vai precisar justar o espaçamento entre as letras, depois transforme tudo em outlines.



Pegue o "Welcome to" e adicione um green linear gradient nele. Adicione também um green stroke nele. Depois vá até Effect > 3D > Extrude and Bevel ajuste os parâmetros conforme a imagem abaixo e você terá algo assim:



Agora deixe o texto "lava island" em marrom e o duplique usando selection tool ( V ) + alt. Depois adicione um gradiente radial vermelho nele e usando a brush tool ( B ) e um 1 pt charchoal brush, faça algumas rachaduras nas letras.


Duplique apenas as letras e vá até Effect > Blur > Gaussian Blur e ajuste radius para 40 pixels. Coloque isso na parte de trás da letra, duplique a 'blurred layer' e a coloque acima, vá até Transparency panel e escolha o blending mode Soft light. Coloque o título em cima da ilustração.




Passo 7

Vamos passar para a parte dos personagens. Primeiro usando a ellipse tool ( L ), crie um círculo com stroke marrom e um gradiente amarelo escuro. Use novamente a ellipse tool ( L ) para criar outros círculos e usando a rectangle tool ( M ) crie um retângulo acima deles, acesse o pathfinder panel e escolha a opção Minus front. Você terá um semi círculo, adicione então um light linear grey gradient nele. Os olhos são apenas dois círculos preenchidos com gradiente cinza e stroke marrom, os crie usando a ellipse tool ( L ). Agora usando a pen tool ( P ) desenhe linhas dentro da boca para parecer dentes afiados. O cabelo pode ser feito usando a pen tool ( P ) e depois 'duplicating and reflecting it'.



Passo 8

A parte do corpo é bastante simples, apenas use a round rectangle tool, duplique o resultado e use um gradiente com transparência.



Desenhe o cinto usando a pen tool ( P ) e adicione um gradiente marrom nele. Vamos adicionar um detalhe usando a pen tool ( P ): crie uma sombra e adicione o mesmo gradiente do cinto usando a eyedropper tool ( I ).



Vamos fazer os detalhes do cinto. Desenhe um círculo usando a ellipse tool ( L ) e o preencha com um gradiente cinza. Usando a pen tool ( P ) desenhe uma meia lua acima do círculo, copie o mesmo gradiente usando a eyedropper tool ( I ). Faça outro círculo atrás e o preencha com preto. Duplique e distribua os detalhes pelo cinto, redimensionando quando necessário.



Passo 9

Agora vamos tentar desenhar a saia de folhas. Usando a pen tool ( P ) desenhe um formato de folha e o preencha com um gradiente verde e um stroke verde. Usando novamente a pen tool ( P ) crie as linhas e coloque gradientes nelas. Sugiro que você crie primeiro a linha principal e a redimensione e reposicione usando selection tool ( V ) + alt. Agrupe ( ctrl + G / command + G ) todos os elementos da folha e os duplique e redimensione... agora você tem uma saia.



A maneira mais fácil de fazer um pé é criar um retângulo e um círculo e os posicionar de acordo com a imagem abaixo. Depois acesse pathfinder panel e escolha a opção Unite. Duplique o pé e os posicione abaixo da saia de folhas.



A sombra também é simples de fazer, apenas faça um círculo usando a ellipse tool ( L ), vá até Effect > Blur > Gaussian Blur e ajuste radius para 35 pixels. Acesse o Transparency panel e escolha o blending mode Multiply.



Passo 10

Bom, não conheço nenhum atalho para desenhar o braço, então apenas sugiro tentar desenhá-lo com a pen tool ( P ). Também desenhei a sombra do braço da mesma maneira. Para fazer o braço esquerdo apenas copiei o direito e o inverti.



Fazer a lança foi um experimento e tanto com gradientes. Primeiro, usando a rectangle tool ( M ) eu criei uma vara, depois usei a pencil tool ( N ) para fazer a parte de baixo, deixar mais arredondada. Não sei descrever exatamente o processo de fazer a pedra da lança, fiz alguns gradientes gradientes cinzas com a pen tool ( P ) e a gradient tool ( G ) até que o desenho ficasse com um efeito de profundidade. Para não deixar a lança flutuando faça dedos usando a ellipse tool ( L ) e os ajustando com a direct selection tool ( A ).



Passo 11

Agora apenas copie e reflita o nativo para o outra lado usando a selection tool ( V ). Fiz o mesmo no personagem principal, mas coloquei uma sombra maior no corpo e deixei os braços mais afastados do corpo.



Passo 12

Um tempo atrás eu fiz um tutorial mostrando como criar um Poster Hellboy no Illustrator, caso você tenha feito o tutorial, vai achar essa parte bem mais fácil, caso ainda não tenha lido, sugiro ler quando tiver um tempo. Primeiro vamos desenhar a forma da máscara com a pen tool ( P ) - você não precisa usar o mesmo formato que usei - fique a vontade para criar sua própria versão. Depois preenchi com branco com a pen tool ( P ) e adicionei um gradiente radial marrom.



Novamente usando a pen tool ( P ), vamos desenhar o nariz e a sobrancelha. Depois usando novamente a pen tool ( P ) vamos desenhar a boca e uma forma marrom para criar profundidade.



Lembra do processo que usamos para criar a boca do nativo? Isso, aqui será quase o mesmo, mas dessa vez vamos vamos girar e ajustar com a direct selection tool ( A ). Duplique o olho e o redimensione usando a selection tool ( V ), escolha um gradiente amarelo com um pouco de preto e ajuste usando a gradient tool ( G ) para que fique na parte de cima perto da sobrancelha. Repita o processo mas dessa vez use um gradiente roxo/rosa com stroke roxo, ajuste até que tenha profundidade.



Outro truque legal: faça vários triângulos, a maneira mais fácil é fazer um com a pen tool ( P ) e depois duplicar várias vezes. Posicione-os perto do nariz e faça a sombra. Depois novamente com a pen tool ( P ) trace a área onde quer que a sombra apareça. Selecione os triângulos e faça clipping mask ( ctrl + 7 / command + 7 ).



O dente é super fácil, apenas faça formas ovais com a pen tool ( P ), e coloque algumas rugas na boca.



Adicionei mais sombra, apenas siga o mesmo processo que expliquei antes.



Os desenhos tribais são super simples, apenas faça essas formas afiadas ao redor da máscara com a pen tool ( P ) e adicione um light brown gradient.


Lembra dos detalhes do cinto do nativo? Vá até lá e pegue, depois apenas delete a meia lua e duplique ao longo dos olhos.



Truque mágico: selecione todos os elementos, duplique e reflita. Agora temos uma máscara tribal.



Usando a pen tool ( P ) adicione alguns detalhes em cinza nos dentes.



Pegue a pedra e apenas troque a cor para azul, posicione abaixo da boca. Você também pode fazer uma pedra entre os olhos fazendo o mesmo procedimento dos passos anteriores. Posicione tudo no corpo que fizemos no passo 11.



O cocar são basicamente as folhas da saia aumentadas e repetidas ao redor da máscara, bem fácil.




Resultado Final

Acho que depois de todo esse trabalho podemos admitir que o illustrator é 70% pen tool, é a melhor ferramenta para fazer ilustrações e formas em geral. Se você teve alguma dificuldade nesse tutorial sugiro treinar mais com a pen tool, é bem importante dominar essa ferramenta. Espero que tenham gostado.


Download dos arquivos

Clique aqui para fazer o download dos arquivos usados nesse tutorial

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.