Para o nosso tutorial da semana vamos mostrar para você uma maneira simples de criar um controle Playstation realista ilustrado usando o Illustrator. Sou um adorador de video games, e embora nunca tive um Playstation, foi bem divertido fazer o controle. Espero que também gostem.

Este tutorial é menos focado em habilidades de desenho e mais focado nas ferramentas do Illustrator, então o passo a passo não é complicado para iniciantes. Faça tudo usando mouse ou track pad, como preferir.

Rascunho

Ok, vamos começar abrindo o Adobe Illustrator e criando um canvas de 14 x 10 cm , RGB, 300 dpi.

Para facilitar as coisas decidi uma paleta de cores com cores que usaremos durante o tutorial, incluindo os gradientes.

Usando a ellipse tool (L), crie duas esferas com o mesmo alinhamento horizontal.

Acho que vai facilitar bastante se a gente fizer um lado para duplicar mais tarde, então vamos fazer isso com o lado esquerdo. Crie duas novas esferas usando a ferramenta anterior.

Usando a pen tool (P) crie o grabber esquerdo. Use a direct selection tool (A) para organizar e alinhar os vector points.

Use novamente a ellipse tool (L) para criar o que mais tarde será a sombra.

Agora clique no na round rectangle tool para configurá-la como no painel abaixo. Não esqueça de usar o mesmo corner radius. Faça um retângulo e o duplique usando a selection tool (V) + alt , depois gire a cópia até ter uma cruz. Vamos adicionar os botões nela depois.

Usando a pen tool (P), crie uma forma de trapézio que será os botões L1 e L2. Duplique usando a selection tool (V) + alt, depois redimensione.

Como podem ver eu dupliquei mais algumas vezes para usar essas parte como reflexos e divisões que veremos depois.

Fiz o mesmo processo com o analog stick, duplique a forma principal para criar o reflexo mais tarde.

Esse é para as sombras.

Repita o mesmo processo do D-pad conforme abaixo, sem truques aqui.

Ok, agora estamos prontos para duplicar, selecione todas as formas, use a selection tool (V) + alt para duplicar, depois clique com o direito na copia e vá até Transform > Reflect. Escolha rotate the vertical Axis.

Ok, agora vamos criar os botões do D-pad direito, use a ellipse tool (L) para isso.

Use a segmetn tool (\) para criar o 'X', a ellipse tool (L) para criar o 'o', a star tool para criar o triângulo, e, finalmente a rectangle tool (M)para criar o quadrado.

Vamos pular para o lado esquerdo, você pode levar um tempo para ajustar o direcional pois ele é arredondado. A maneira mais fácil de fazer um retângulo arredondado, e depois fazer o triângulo arredondado usando a pen tool (P).

Duplique e gire até ter os quatro que precisa.

Agora faça alguns triângulos usando a star tool ou a polygon tool. Duplique para mais tarde criar o reflexo.

Sim, nós não podemos esquecer os clássicos botões 'SELECT' e 'START' (e o botão Plastation). Então, usando a ellipse tool (L), a rectangle tool (M) e a star tool, você pode criá-los no centro do control pad. Você terá que duplicar eles algumas vezes para criar o reflexo e a sombra.

O botão Pst tem um efeito especial que vamos adicionar mais tarde, agora você pode criar três elipses como no exemplo abaixo e colocar o logo Pst no meio (ou coloque o seu logo se preferir).

Agora é hora de criar o pad body, usando a rectangle tool (M), faça um retângulo fino no topo.

Eu ainda não sei como chamar esses pequenos leds no topo do pad, mas de qualquer forma, temos que criá-los usando a rectangle tool (M).

E aqui alguns retângulos que você deve criar ni centro do pad.

Eu decidi usar nosso logo no topo. Você encontra o logo aqui. Caso prefira, use o logo original Sony.

Eu sugiro que você agrupe as formas de uma maneira mais dimensional, digo, fora as formas que são botões na frente do pad e as formas de trás. Mais tarde isso tudo ficará mais claro.

Cor

Aqui temos um render colorido do controle, alguns podem porque eu não fui direto para a parte do gradiente, bem, é super simples: hierarquia de camadas. Então agora você deve usar a eye dropper tool (I) e colocar cada uma dessas cores. Você vai notar que as layers podem estar em uma ordem errada, então essa é a hora de evitar dores de cabeça futuras.

Você também vai ver que eu uni algumas formas como os botões do D-pad, é simples: selecione as duas formas que quer unir (neste caso o retângulo arredondado e o triângulo arredondado), vá até o pathfinder panel > Unite.

Usei o mesmo processo nessas outras duas formas.

Também escrevi 'START' e 'SELECT' usando helvetica medium, mas você pode usar outra fonte se quiser.

Você provavelmente viu algumas linhas brancas no rascunho, isso é o que havia falado dos reflexos. Como você pode ver, a luz vem de cima, por isso fiz a marca branca em algumas formas, faça com calma para garantir que está tudo ok.

Gradientes

Ok, agora vamos começar a fazer os gradientes para deixar o controle mais realista. Isso pode parecer complexo, mas é mais simples que você imagina. Vamos começar com os botões R1/R2. Como disse antes, usei as cores da paleta para criar até mesmo os gradientes. Agora é só ajustar tudo usando a gradient tool (G) e o gradient panel, é importante ajustar tudo certinho como radial ou linear gradients.

Como podem ver, todos os gradientes fora os brancos são radiais. Use a paleta para encontrar a cor ideal.

Não esqueça de quebrar a fonte em outlines (command + shift + O / ctrl + shift + O), pois é impossível aplicar gradientes em editable font.

Duplique ou repita o mesmo processo nos botões L1/L2.

Eu não gosto de usar blur no Illustrator, até porque o efeito é um pouco pesado, então a melhor maneira de fazer isso é criando um gradiente radial, depois ajuste usando a gradient tool (G) como pode ver abaixo.

Vamos pular para a parte do pad, esses gradientes são um pouco mais complexos.

Como podem ver, a forma do topo e a do botão usam o mesmo gradiente linear.

Você pode ter problemas criando esse, mas não desista, se ajustar no valores no gradient panel conforme os valores abaixo, será mais fácil.

Eu usei um soft gradient nos dois grabbers.

Usei o mesmo processo nos botões L1/R1 do pad. Você pode até copiar os mesmos gradientes de antes, mas não esqueça de ajustá-los corretamente com a gradient tool (G).

Mais tarde você vai apenas precisar ajustar o outro lado.

Tenho que admitir que o analog stick gradient é o mais complexo, vamos começar criando o da sombra. Você vai fazer um gradiente radial preto a preto, mas um dos lados deve ter opacidade de 0%, configure no gradient panel.

Você também pode usar Multiply blending mode mais tarde para dar um visual melhor.

O reflexo de luz é basicamente o mesmo que usamos antes.

Ok, esse gradiente radial é um pouco mais complexo, você deve primeiro ajustar as cores no gradient panel, depois ajuste com a gradient tool (G).

A cruz no D-pad vai usar um gradiente linear mais especifico, também tem um reflexo em baixo, para dar profundidade.

Os direcionais sõ simples, apenas um gradiente linear com duas cores, também com reflexo no topo.

Os triângulos pequenos tem um reflexo na parte de baixo, para dar mais profundidade.

Agora você pode repetir o mesmo processo usado do lado esquerdo dos botões do pad, fácil.

e

Não podemos esquecer dos leds, eles não precisam de muito ajuste, apenas alguns gradientes lineares simples conforme abaixo.

Também quebrei a fonte em outlines (command + shift + O / ctrl + shift + O) para poder adicionar o gradiente.

O botão Pst deu trabalho mas não é impossível. Primeiro eu usei gradiente radial em cada esfera interna.

Mais tarde eu apenas usei os mesmos ajustes do gradiente para o reflexo de luz.

Usei um logo branco e depois ajustei o bleding mode para Overlay e dupliquei para ter um efeito mais claro.

O botão 'START' precisou de alguns ajustes.

Eu adicionei duas formas aqui, mas você pode usar apenas uma, apenas ajuste o gradiente com white solid top.

Esse foi ajustado para dar um ar de botão (digo, a forma, não o gradiente).

Como podem ver, também tem um gradiente na parte de baixo do botão.

Apliquei a mesma dinâmica nesse outro cara, e acho que a essa altura já sabem como fazer.

Espero que vocês tenham gostado.

Resultado Final

Download the Adobe Illustrator File

Download the Adobe Illustrator file used for this tutorial

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.