Parece que nos últimos 3 anos aconteceu um grande boom de design retro, começando com a estética "cosmic neon lightning" dos anos 80 que até já nos cansou um pouco - não apenas por ter virado uma tendência mas porque qualquer pessoa com photoshop poderia fazer algo assim. Por outro lado a onde retro mais focado no design e ilustração dos anos 50 e 60 parece diferente, porquê? Pois a maioria das peças são desenhadas a mão, e quando falamos de desenho sabemos que nem todos os designers podem desenhar.

Vamos assumir, os últimos 20 anos foram revolucionários para o design, até porque o computador assumiu um papel importante na produtividade e criação. Mas o computador também criou padrões e deixou tudo muito similar. Alguns designers nem conseguem trabalhar de maneira "old school" pois dependem muito do computador, e isso não é muito legal. Desenhar é algo bastante pessoal e você nunca vai encontrar duas pessoas que desenhem algo da mesma maneira. Antes que alguém pergunte, esse tutorial não é sobre desenho, é mais sobre emular algo, mas ainda acho que desenho é um assunto importante.


Passo 1

Abra o Adobe Illustrator e crie um novo canvas com 21 x 21 cm (8,27 x 8,27 inches).


Você provavelmente já sabe que sou viciado em guias, acho que elas são muito uteis na orientação do layout. Elas não são obrigatórias, mas caso queira usar apenas unhide them (command + R/ ctrl +R) e as coloque na posição desejada.


Você deve dividir dessa maneira, use command + L / ctrl + L para criar novas layers.


Usando a rectangle tool (M) faça esse quadrado no canvas.


Faça um retângulo dentro usando a mesma ferramenta.


E outro preto dentro do branco. Você pode usar a opção pathfinder chamada Minusfront, mas não é realmente necessário.


Passo 2

Faça esses retângulos finos ao redor das bordas, use a align tool para ajudar.


Vá até o painel pathfinder e escolha a opção chamada Minus Front.


Usando a ellipse tool (L) faça um círculo com o centro exatamente na extremidade do quadrado preto. Se estiver usando guias vai ficar mais fácil de posicionar.


Usando novamente a opção Minus Front, se livre dessa parte do quadrado.


Repita o processo nos outros cantos.


Usando a ellipse tool (L) vamos fazer círculos preenchendo o espaço que o outro pegou. Selecione o círculo e a moldura, vá então até o painel pathfinder e escolha a opção chamada  Divide.


Esse será o resultado:


Repita o mesmo processo nos outros cantos.


Passo 3

Você provavelmente já conhece o truque hard gradient (das hachuras), que pode ser super útil para criar uma moldura bacana. Usando a polygon tool crie um triângulo. Depois redimensione usando a selection tool (V) para deixá-lo mais fino.



Deixe-o preto e faça um grupo de no mínimo três triângulos que caibam nos retângulos brancos da moldura.


Copie e cole nos outros espaços.


Esse é um truque novo que aprendi recentemente: crie um quadrado usando a rectangle tool (M), depois use a pucker tool, ajuste todas as opções para deixar menos pesado.



Você vai ter esse formato de flor:


Coloque no canto, crie então outra dentro com fill branco. Adicione um círculo dentro do último.




Vamos fazer um círculo usando a ellipse tool (L), e outro no canto.



Faça também algumas formas de folhas usando a pen tool (P). Copie e cole as formas nos outros cantos.



Passo 4

Vamos fazer a tipografia. Você encontra a fonte que estou usando aqui. Primeiro faça um círculo usando a ellipse tool (L), depois use type na path tool, você encontra no text type menu, é bem fácil de usar. Eu apenas escrevi "Design and Web Development", depois pressione command + O / ctrl + O para transformar a tipografia em curvas.


Copiei a flor anterior e troquei as cores para dar contraste. Cole em cada extremidade da tipografia.


Vamos fazer um círculo usando um fill branco e stroke preto.


Accesse o painel stroke e escolha usar um stroke inside the path, adicione também uma linha 7,53pt dashed.


Usando black fill eu escrevi "by" usando a mesma fonte.


Eu gosto muito daqueles ícones antigos usados em livros e anúncios com formas mais simples. Então, para simbolizar 'Design and Web development' decidi usar um pincel e um olho. Vamos começar pelo olho. Faça dois círculos, um com fill outro com stroke.


Faça dois círculos dentro do branco.


Faça esses pontos ao redor da iris usando a pen tool (P).




Vamos fazer um pincel. Primeiro desenhe usando a pen tool (P).





Ainda usando a pen tool, vamos adicionar esses reflexos.




Agora duplique todas as formas e clique com o direito nelas, vá até Transform > Reflect, turn the Vertical Axis.





Passo 5

Você encontra a Snake Oil Font no Legacy of Defeat - sou viciado nessa fonte. Primeiro eu escrevi "ZEE", depois, antes de fazer qualquer outra coisa, curve o texto command + O / ctrl + O.


Faça vários retângulos finos usando a rectangle tool (M), depois use align tools para ordená-los. Clique duplo na letra da tipografia (não na parte da sombra) e duplique.


Faça uma clipping mask nos retângulos usando o formato da letra (command + 7 / ctrl + 7), repeat this procedure on other letters.



Adicionei também um detalhe simples usando a pen tool (P).



Passo 6

Vamos fazer um trapézio usando a rectangle tool (M). Depois o ajuste usando a direct selection tool (A). Duplique e use a opção chamada Unite.



Fiz esses detalhes na faixa usando a pen tool (P) e deixando espaço entre as formas.




Adicione algumas hachuras que usamos antes. Não esqueça de adicionar uma clipping mask nelas. Usando a direct selection tool (A) deixe um espaço entre elas e a forma original.




Você provavelmente já conhece a blend tool. Para ter um hard gradient usando a ferramenta, basta fazer dois retângulos, um maior e um mais fino. Depois clique no ícone da ferramenta e um painel vai abrir, ajuste spacing como Specified Steps e use 5.




Pegue o resultado e coloque na faixa, duplique e 'reflect it'. Adicione uma clipping mask para finalizar.




Truque antigo: escreva Est. 2004 usando essa fonte. Depois escreva novamente usando um fill preto, para fazer sombra.




Passo 7

Precisamos adicionar grain para dar um visual mais 'usado'. Vamos precisar de uma ajuda do Photoshop para isso. Abra o Photoshop e faça um canvas quadrado, coloque a arte como um Smart Object.



Pegue essa textura de livro e usando a magic wand (W), selecione a textura randomicamente. De volta a Smart Object layer, use a seleção e cria uma mask, se necessário use invert the selection (command + I/ ctrl + I).




Conclusão

Tentar fazer designs vintage envolve pensar como as pessoas criariam efeitos assim em uma era sem computador, então é legal procurar bastante referências. Espero que tenham gostado.



Download do arquivo Illustrator

Clique aqui para fazer o download do arquivo Illustrator usado nesse tutorial.


Download do arquivo Photoshop

Clique aqui para fazer o download do arquivo Illustrator usado nesse tutorial.

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.