Como a maioria dos meninos e meninas que nasceram nos anos 90, fui muito influenciado pela cultura do skate e fui skatista por um bom tempo. Sempre gostei muito de skateboard art e lembro de ir com amigos em lojas de skate para ver shapes e marcas como Santa Cruz, Flip, Powell Peralta e outros. Tenho que admitir que esse tipo de arte influenciou muito meu trabalho, e hoje resolvi fazer um tutorial em tributo ao skate.

Se você não está muito familizarizado com skateboard art, recomendo que confira as artes de Jim Phillips, ele é como se fosse o pai da skateboard art. Alem de Jim você também pode conferir o trabalho de caras como Billy Argel, Gunsho, Pablo Etchepare e Diego Medina, cujos trabalhos estão altamente ligados a cultura do skate.


Ok, chega de papo e vamos ao tutorial. O que vamos fazer hoje? Simples: um estilo old school "Cool" com letras verdes.


Aquecimento

Vamos começar com um aquecimento, como vocês sabem, pontilhismo pode ser chato e bagunçado, então vamos fazer alguns exercícios. Faça um círculo, um triângulo e um quadrado, comece a preencher com pontos fazendo os seguintes movimentos: circular na elipse, triangular no triângulo e lado a lado no quadrado. Assim você vai aquecer seu pulso e vai testar seu controle de ponto, tente pelo menos duas ou três vezes se nunca usou essa técnica antes. Faça o exercício com calma e sem colocar muita pressão para evitar lesões. Essa técnica será usada para dar profundidade as letras.



Você provavelmente sabe o que são "hard gradients", atualmente eles são usados em arte vetorial e em camisetas pois alguns métodos de impressão exigem poucas cores. Caso não tenha usado antes, tente esse exercício simples: faça uma gradação com três cores, como a azul que fiz, e tente desenhar algumas formas com a cor mais escura, faça um reflexo com a cor média e um reflexo menor com a cor mais clara. Como você pode ver, de uma certa distância seu olho vai assimilar o gradiente. Tente quantas formas quiser e faça patterns para ver o efeito que terá na sua ilustração. Essa técnica vai ajudar mais tarde a dar profundidade as letras.


Linha

Eu queria dar ao desenho um efeito "derretido", com gotas e tudo nas formas da tipografia. Eu não fiz rascunho com grafite, mas sugiro fazer antes de usar a caneta de desenho. Uma boa maneira de garantir que a letra será legível é desenhar primeiro com grafite em formato de bolha e depois fazer as gotas dentro. Você deve tentar variar o tamanho das gotas para o desenho não ficar chato... apenas uma dica.



Stroke

Variar o tamanho do stroke é uma técnica importante em skateboard art. Talvez essa seja uma característica herdada de comic books. Depois de fazer o traçado comecei a fazer os paths dentro de cada bolha para dar um ar mais pesado no meio e mais fino nas extremidades.



Stroke Fill

Sim, essa parte cansa um pouco: depois de traçar o stroke você precisa preencher com tinta preta.



Dot shading

Ok, espero que lembrem do exercício de antes pois vamos aplicar a ideia aqui. Para fazer a sombra de pontos da maneira certa, primeiro faça círculos ao redor das bolhas e os preencha usando um movimento circular, como praticado antes.


Isso vai levar um tempo mas o resultado fica muito legal.


Resultado Final

Agora tenho as letras para escrever "Cool". Para digitalizar imagens a maioria das pessoas usa scanners, mas como nesse caso a arte é preto e branco, achei que seria mais rápido e fácil usar uma câmera profissional e tirar uma foto. Mas faça essa etapa da maneira que preferir.



Limpando

Depois que a arte estiver no computador a primeira coisa a fazer é abrir o Photoshop e ajustar os levels para limpar a parte branca e deixar a parte preta mais escura. Depois apenas corte a letra com a lasso tool (L), pen tool (P) ou usando masks, o método que preferir.


Faça uma nova layer apenas com as letras selecionadas (ctrl + J / command + J), faça um background branco em uma layer abaixo.




Adicionando hard gradients

É hora de aplicar hard gradients, primeiro preenchi a letra com verde escuro.


As partes retas sem ou com menos pontos foram preenchidas com verde claro. Veja que assim temos um efeito de borda nas bolhas.


Também preenchi um pouco dentro delas, assim elas ficam mais visíveis e com profundidade.


Seguindo minhas instruções anteriores sobre hard gradient, adicionei branco dentro do verde claro em cada bolha.


Tenho que dizer que fazer isso é menos cansativo que preencher com pontos e o resultado final com um background preto é super estiloso.



Mockup

Como a ideia era fazer uma skateboard art, não podemos esquecer de fazer um mockup da ilustração final. Encontrei esse mockup no Freebie Pixels. Você pode fazer o download do PSD e substituir com seu resultado final. Espero que tenham gostado.



About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.