Como faz um tempo postei meu último tutorial usando Illustrator resolvi fazer um novo tutorial e desta vez quero ensinar algo muito legal. Sou um grande fã de arte vetor desde que comecei a trabalhar como diretor de arte. Sempre gostei do trabalho de mestres como Pale Horse Design, Hydro 74 e Chris Vector. As ilustrações super detalhadas que eles produzem são incríveis, sempre quis entender como eles fazem aquilo.

Anos e muitas horas de Illustrador depois, acho que posso finalmente entender aspectos como rascunho, outline, sombra, hachuras e preenchimento que são usados para fazer trabalhos assim. Então hoje vamos aprender a criar uma máscara de gás usando apenas vetores. Este tutorial é de nível avançado, não apenas para os que estão familiarizados com o software mas também para aqueles estão acostumados com ilustração tradicional. Espero que aprenda um pouco sobre profundidade, sombra, hachuras e outros aspectos envolvendo esta ilustração, e é claro, se divirta. Caso fique confuso, entre em contato ;)


Rascunho

Como sempre, gosto de primeiro fazer o rascunho da ideia, antes de ir para o software. Acho que o rascunho é mais de 50% do trabalho, é o conceito, é quando você vê o que é possível e o que não é. Então minha sugestão é que você sempre teste todas as possibilidades gráficas antes de refiná-las. Pense no rascunho como um diamante bruto, você sabe que é um diamante, você apenas precisa entender como refiná-lo de uma maneira melhor.



Outline

Passo 1

Uma coisa que comecei a notar é que cada arte tem algum tipo de outline. É quando o artista tenta setar partes da ilustração sem refiná-las. Então vamos abrir o Illustrator e criar um documento com 22,55 x 20,5 cm (8,88 x 8,07 inches) RGB, 300 dpi.



Usando a rectangle tool (M), crie um quadrado que caiba fora do canvas.


Vamos precisar de rulers para nos ajudar, pressione ctrl + R / command + R para visualizá-las, então pegue uma vertical e a alinhe ao centro do canvas.


Vamos usar a pen tool (P) para criar uma parte da face, use a direct selection (A) se precisar ajustar album dos pontos.



Selecione a forma da face e usando a selection tool (V) + alt, duplique a forma.


Right click no lado duplicado, um painel vai abrir. Escolha a opção Transform > Reflect. Depois escolha reflect the vertical Axis.


Vá até pathfinder panel, selecione os dois lados e escolha a seleção chamada Unite para fazer blend de tudo.



Use a line segment tool (\) para criar uma divisória entre a face, isso será usado mais tarde.



Passo 2

Usando a the pen tool (P), vamos criar a forma dos óculos, da parte de vidro.


Use a mesma ferramenta para fazer essa forma e dar a ideia de profundidade a ela.


Duplique a forma do óculos, redimensione e posicione usando a selection tool (V).


Use a pen tool (P) para criar essa forma e dar uma ideia de borda ao redor do vidro.


Apenas duplique, "reflect" e posicione no outro lado.



Passo 3

Vamos fazer a parte do elástico. Use a pen tool (P) para criar essa forma acima do óculos.


Você pode fazer um pequeno círculo usando a pen tool (P) ou a ellipse tool (L), ajustando mais tarde.


Faça uma forma ainda menor atrás da do pequeno círculo usando a the pen tool (P).


Faça essa forma usando a pen tool (P) e essa parte está pronta.


Duplique, "reflect" e a posicione no outro lado.


Vamos usar as mesmas formas, vamos apenas adaptá-las para colocá-las no topo da máscara.




Passo 4

Aposto que você pensou que eu usei a ferramenta 3D para alcançar a forma do filtro da máscara, mas não. Uma coisa que notei com o tempo, usando este software, é que o 3D render (como nos gradients) deixa os arquivos mais lentos e pesados, então estudar vanishing point e outras disciplinas de profundidade pode ser muito bom não apenas para desenhar mas para deixar os arquivos mais leves. Ok, de volta ao filtro, use a ellipse tool (L) para fazer a parte de baixo.


Use a pen tool (P) para criar a forma, ajuste os erros usando a direct selection tool (A).


Use a ellipse tool (L) para fazer a parte do bocal.


Duplique e redimensione o mesmo círculo.


Use a pen tool (P) para fazer a "ponte" do filtro.


Faça outro círculo na parte de baixo usando a ellpse tool (L).


Faça uma forma de fita no corpo do filtro usando a pen tool (P).


Finalmente, faça um círculo menor dentro do círculo inferior usando a ellipse tool (L).



Eu adoro esse truque. Primeiro crie um círculo usando a ellipse tool (L), use apenas um stroke grosso e preto (20 pt ou menos).


Vá até o stroke panel e ajuste a dashed line em 2pt dash. Você deve ter algo assim:



Selecione e vá até Effect > 3D > Revolve, ajuste os parâmetros usando o preview para ver se tudo está na perspectiva correta ou apenas copie o meu.




Duplique, "reflect" e posicione no outro lado.



Passo 5

Vamos fazer o filtro central. Primeiro crie um círculo perfeito usando a ellipse tool (L) e pressionando Shift.


Use a pen tool (P) para criar a forma que se encaixa no nariz.


Faça essa forma usando a pen tool (P) para fazer a borda.


Adicione essa para dar profundidade.


Faça outro círculo dentro do círculo principal.


Isso é muito legal: proximidade e distância podem causar efeitos de profundidade. Então aqui vamos duplicar o círculo anterior e apenas ajustar para que fique um pouco menor.


Mais um círculo com espaçamento maior.


Lembra do vetor ventilador? Vá lá e copie ele sem o efeito Revolve, posicione-o no centro.


Sim, você deve estar cansado de fazer círculos, hehe, mas aqui vai mais um.


E mais um...


...e outro...


...e o último, observe a proximidade usada aqui, ou talvez você não alcance o efeito de profundidade.


Também adicionei essa forma para ser uma peça de sustentação, use a pen tool (P) para criá-la.


Duplique, "reflect" e coloque no outro lado.


Faça o mesmo com a parte de baixo.


Ok, o outline está pronto. Agora vamos para a parte da sombra.



Shading

Passo 1

Antes de começar essa parte é legal a gente "limpar a bagunça", então ajuste suas layers assim, faça uma layer exclusiva para o filtro central e a esconda (por enquanto).




Vamos começar com o filtro da direita. Usando a pen tool (P) você vai adicionar essas formas pretas na fita.



Alguns de vocês podem temer este tipo de hachura como um bebum teme o AA, mas precisamos nos acostumar com isso. Leva um tempo para aprender, mas vamos a luta. Com a pen tool (P), usando um fill branco, você vai alcançar esse resultado.



Apenas coloque esse divisor para deixar o reflexo da fita mais claro.


Vá até o menor círculo da parte inferior do filtro e faça essa forma usando a pen tool (P).


Duplique, redimensione e use a opção Minus Front no pathfinder panel para fazer um furo.


Chamo esse tipo de filling de "Cracky filling" pois ele não é uniforme, faço isso usando a pen tool (P).








Esse truque é antigo e mostrei ele para vocês no tutorial do Hellboy: crie um triângulo, deixe bem fino, duplique várias vezes e agrupe.



Ok, agora vá até o corpo do filtro e posicione assim as hachuras. Faça um traço na área que quiser preencher usando a pen tool (P).


Faça clipping mask com (ctrl + 7 / command + 7).


Repita o mesmo processo na outra extremidade, apenas cuide a direção das hachuras.


Vamos criar algumas formas pretas na "ponte" usando a pen tool (P) para fazer alguns reflexos.






Adicionei algumas rachaduras para ficar mais legal. São apenas algumas formas usando a pen tool (P).



Também adicionei alguns "cracky filings".




O filtro está pronto, hora de fazer o resto da máscara.



Passo 2

Usando a pen tool (P) você pode fazer a parte indie com black fill, mas deixe um espaço na borda para criar um stroke branco. Você pode adicionar alguns detalhes como hachura no topo e nas outras extremidades.


Na parte de baixo da mask faça o mesmo.


Você terá algo assim, aí podemos começar a adicionar detalhes menores. Agora você pode mostrar a central filter layer, para fazer um pouco de sombra nela.


Usando a pen tool (P) adicione algumas hachuras como as do vidro abaixo.


Também coloque uma na parte do nariz.


Acima do óculos.




E uma hachura solitária aqui.


Agora vamos colocar algumas hachuras na parte do elástico.



Passo 3

Esses são detalhes mínimos, então não se preocupe se eles parecem estranhos, ninguém vai notar olhando "de longe". Comece adicionando uma hachura no lado da presilha do elástico usando a pen tool (P).


Adicione algumas formas pretas nessa parte.


Faça o mesmo aqui.


E aqui.


Faça novamente o "cracky filling" aqui.


Sem atalhos aqui, é uma hachura chata, eu sei, mas com a pen tool (P) é fácil.


Seguindo a mesma ideia da outra presilha, coloque uma hachura aqui.


Algumas formas pretas aqui.


O mesmo aqui.


E aqui.


"Cracky filling" de novo.


E a "boring hachure" no centro.


E é isso, hora de começar o óculos.



Passo 4

Primeiro faça um "big black fill" dentro da cavidade do óculos usando a pen tool (P). Mas deixe um espaço branco fino do lado superior esquerdo.


Vamos adicionar alguns reflexos clássicos retangulares no centro. Use a pen tool (P) para isso.


Sim, você vai precisar fazer um a um para chegar a essa curva de hachuras, não esqueça de usar o "alt+click" truque nos pontos do vetor para mudar as curvas.


Depois de fazer o primeiro, você pode copiar e ajustar nos outros lugares usando a direct selection tool (A).


Repita o processo aqui...


...e aqui.


Use um pouch de "Cracky filling" ao redor da borda do óculos.



Agrupe todos os elementos, duplique e coloque no outro lado.


Pronto. Hora de fazer o passo final.



Passo Final

Antes de fazer qualquer coisa, faça uma nova layer acima da central filter layer e chame de "shading". Usando a pen tool (P), vamos fazer masking dos reflexos do centro do filtro.




A ruler do centro vai ajudar bastante agora. Infelizmente você vai precisar fazer forma por forma aqui, mas não se preocupe, você vai basicamente duplicar e refletir no passo seguinte.


"Reflect horizontally" aqui.


Use o "cracky filling" aqui.


Você pode copiar as hachuras anteriores e ajustar para inserir nessa parte (ou faça novas).


Duplique, reflect horizontally e posicione.


Faça o mesmo aqui.


E aqui.


Mais hachuras! hehe Apenas siga o mesmo processo.


Duplique, reflect horizontally e posicione.


Apenas duplique o primeiro e coloque aqui.


Apenas duplique o segundo e coloque aqui.


Vamos usar os triângulos novamente aqui, faça um grupo e coloque acima da parte do ventilador.


Use a pen tool (P) para traçar a área que quiser setar e faça uma clipping mask (ctrl + 7 / command + 7).


Duplique, reflect e coloque aqui, na parte de baixo do ventilador.


Mais "cracky filling".


Faça algumas hachuras co a pen tool (P).


Mais "cracky filling" aqui.


Aqui eu tenho que admitir que tentei formas randômicas com a pen tool (P), mas como o resultado ficou legal, resolvi deixar assim.


Ok, agora apenas agrupe tudo (ctrl + G / command + G), duplique, reflect e coloque do outro lado.



Conclusão

Nesse ponto, mesmo que tenha feito todos os passos, você deve querer me matar, hehe. Sei o quanto é difícil fazer algumas dessas técnicas, mas vale a pena tentar. Espero que tenham aprendido algo novo e que tenham se divertido.



Download do Arquivo Illustrator

Faça o Download do Arquivo Illustrator usado no tutorial

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.