Olá pessoal! Como eu faço com frequência, hoje vou demonstrar outra paródia envolvendo personagens famosos. Como ultimamente estamos com uma vibe nostálgica no ar, pensei que seria legal fazer algo com as TMNT (Teenage Mutant Ninja Turtles). Então decidi fazer uma versão ainda bebê de Donatello com o vovô Master Splinter. Não é uma ilustração muito detalhada, mas sim algo meio 'cartoon'.

Também quis fazer um efeito bacana com a tipografia para dar um visual de brinquedo de criança, alem disso acho que o tutorial é bem interessante pois ajuda a entender melhor não apenas o software mas também algumas técnicas de desenho. Espero que gostem e lembrem, a ideia aqui é compartilhar conhecimento e dicas, se vocês aprenderem algo novo aqui, alcançamos nosso objetivo.


Rascunho

Um dos melhores exercícios que podemos fazer é desenhar personagens famosos. Por quê? Pois aprendendo a forma vai ajudar você a aumentar seu repertório visual, especialmente treinando com um personagem que conheça.



Bem, depois de algumas horas eu tive essa ideia de fazer um tipo de piada sobre a troca da palavra "Teenage" para "Baby" no título. Então minha ideia era fazer o letreiro clássico no topo, embora tenha pensado em não usar o logo clássico verde das tartarugas. Resolvi substituir ele por letreiros com cara de brinquedo de criança. Então agora podemos abrir o Adobe Illustrator. Você encontra o arquivo com o rascunho no final do tutorial.



Título

Primeiro vamos fazer o headline clássico, desenhe um retângulo usando a rectangle tool (M)


Use a direct selection tool (A) para mexer em um dos vector points.


Ok, agora duplique e faça flip horizontal para o outro lado.



Selecione as duas partes e use a opção pathfinder chamada Unite.



Duplique novamente, dessa vez use um fill vermelho e posicione na frente do preto para que pareça uma sombra.


Decidi escrever "Baby Mutant Ninja" usando a fonte chamada Headline que você encontra aqui. Ok, vamos para a parte "Turtles", primeiro selecionei uma tipografia mais infantil, Cooper é uma boa opção nesse caso. Por favor não use Comic Sans!


Então vamos escrever "turtles" e fazer alguns contornos (command + shift + O / ctrl + shift + O). Depois vamos criar alguns retângulos com cores claras usando stroke interno e ajustar como na imagem abaixo. Primeiro vá até o strokes panel e ajuste na opção align stroke. Alguns podem dizer que é mais fácil fazer dois retângulos, mas acho que é apenas um jeito mais preguiçoso de fazer o mesmo.



De qualquer forma, pegue as letras e as coloque dentro dos quadrados usando o mesmo fill, depois 'drag and drop' eles no symbols panel. Nomeie para que eles possam se tornar símbolos.



Agora crie outro quadrado usando uma das cores claras, vá até Effect > 3D > Extrude & Bevel > Map Art.



No Map Art panel você pode ajustar a posição e tamanho da imagem que será mostrada no cubo. Use o preview para facilitar as coisas.



Repita o processo para todas as letras e tente mostrá-las randomicamente.


Vamos adicionar algumas sombras, primeiro crie uma elipse usando a ellipse tool (L). Depois vá até o gradients panel e gere um fading radial gradient preto. Lembre de fazer uma das extremidades invisível (0% opacity). Use Multiply bleeding mode no opacity panel.




Ok, agora vamos colocar isso abaixo dos cubos.


Donatello

Vamos começar com a cabeça. Primeiro faça um circulo e o ajuste (use a direct selection tool (A) para isso) e crie um vector point extra nele (use a pen tool (P) para isso).



Se você está acompanhando meus tutoriais aqui no Abduzeedo, você já sabe que sou viciado nesse brush: 5 pt. Oval. Vá até o brushes panel e o selecione.


Desenhe a máscara usando a pencil tool (N). Depois use a ellipse tool (L) para fazer o nó e use a pen tool (P) para os detalhes.





Também gosto bastante de usar rugas/detalhes, então resolvi adicionar alguns aqui, mas não muitos.


Faça uma elipse e a ajuste usando a direct selection tool (A) e pencil tool (N) para fazer a boca.


Faça a língua usando a pen tool (P) e use o contraste da boca para fazer o contorno.


Fazer os olhos é bem simples, faça um círculo grande preto e dois círculos brancos dentro.




O restante do corpo também é simples, faça uma elipse grande, ajuste e faça uma divisão muscular usando a pen tool (P). Ok, fizemos a barriga, agora apenas duplique a mesma forma, arraste um pouco para a direita, use um fill verde e um stroke grosso. Faça o mesmo no casco.






Como bebê, nossa tartaruga deve usar uma fralda, então faça outro círculo e ajuste usando a direct selection tool (A) ou a pencil tool (N).


Faça um tipo de cinto sobre ela usando a pen tool (P) e faça um círculo no meio, escreva a letra "D".




Você pode fazer as pernas dele usando elipses e fazendo blending delas usando a opção Unite tool no pathfinder panel. Apenas duplique, flip para os outros lados e ajuste para arrumar a perspectiva.






O processo para fazer o braço é basicamente o mesmo, várias elipses organizadas e também usando blend.



Não esqueça de fazer essa braçadeira no braço dele, primeiro faça uma elipse e use a pencil tool (N) para criar as rugas de cada um dos lados. Use a brush tool (B) para fazer uma ruga no meio.



Ok, agora apenas duplique o braço, passe para o fundo e ajuste a perspectiva. Agora vamos colocar nosso personagem exatamente no lugar dele baseado no rascunho original.



Master Splinter

Master Splinter é um pouco mais chato de desenhar, então nesse caso, se você não for muito bom com a pen tool (P), você pode cansar rápido dessa parte. Primeiro eu fiz o traço do roupão com a pen tool, depois adicionei os detalhes do peito e a cauda.




Fiz o traço da cabeça usando a pen tool (P). Eu gosto das orelhas de rato mordidas, então para fazer elas insira dois círculos na orelha, selecione tudo e use a opção minus front no pathfinder panel.






Faça uma elipse e use a brush tool (B) para fazer a divisão dos dentes.


Também usei a pencil tool (N) para desenhar um brinco.


Você pode copiar e colar os olhos, pois eles são iguais, apenas ajuste.


Decidi adicionar uma sobrancelha grossa usando a pen tool (P) para dar a ele uma cara mais de vovô.


O nariz é uma elipse ajustada e um círculo branco na extremidade.


Usando a pen tool (P) eu criei a forma da boca, uma ruga na ponta para parecer que ele está feliz. Outra ruga entre os olhos para dar profundidade.






Quis dar a ele um cabelo de vovô, puxado para trás e com aqueles pauzinhos de cabelo. Então primeiro fiz uma elipse, outra elipse e ajuste com a pencil tool (N) para fazer o detalhe da franja.



Usando a pen tool (P) fiz algumas hachuras para dar profundidade ao cabelo. Depois disso criei os pauzinhos usando a ferramenta anterior e a ellipse tool (L).




Essa parte pode parecer meio bagunçada mas é mais simples que você imagina. Primeiro faça as mangas usando a ellipse tool (L). Depois faça os detalhes do robe usando a pen tool (P).




Não gosto de dizer isso, mas não tem atalho para desenhar as mãos, mas você pode tentar usar elipses como fizemos no personagem anterior. Isso caso você não se sinta a vontade em usar a pen tool ou pencil tool.





Alguns podem dizer que esse é um truque barato, mas sempre devemos pensar em camadas quando desenhamos, eu realmente não preciso desenhar toda a mão nesse caso se vou colocar uma pizza na frente dela.


Para criar a forma da pizza eu desenhei um triangulo usando a pen tool (P), depois ajustei as bordas para deixar mais arredondado usando a smooth tool. Para deixar mais apetitoso eu dupliquei a forma e coloquei abaixo com uma cor mais escura, também criei uma borda usando a pencil tool (N). E é claro, essa é uma pizza de mussarela, então desenhei círculos usando a ellipse tool (L) para incrementar os detalhes.




E finalmente criei um balão clássico de texto ao lado do nosso pequeno Donatello. Ok pessoal, está pronto, espero que tenham gostado do processo e das dicas.



Resultado Final



Download - Arquivo Illustrator

Clique aqui para fazer o download do arquivo usado nesse tutorial.

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.