Eu tenho trabalhado e vivido como designer por mais de 12 anos. Durante esses anos muita coisa aconteceu, coisas que me fizeram crescer como designer e a aprender muito. No começo eu tinha uma vaga idéia do que era necessário para melhorar e ser bem sucedido na indústria do design, mas levei alguns anos para descobrir alguns conceitos básicos que realmente me fizeram melhorar como designer. Alguns desses conceitos vou dividir com vocês hoje.

Promova Seu Trabalho

"Put yourself out there, being awesome is long tail" - Allan Branch

No começo eu era ingênuo. Pensava que se você fosse bom o suficiente as pessoas o encontrariam. Eu nunca promovia meu trabalho, até que meu escritório foi roubado. Então decidi criar oAbduzeedo para colocar meu trabalho 'na vitrine'. Fiz uma conta no Flickr, DeviantArt, Behance... Esses serviços são mais importantes para promover seu trabalho que seu próprio site. Se você usar as tags certas e fizer um bom trabalho, esses sites vão deixar você mais visível para a comunidade.

Dicas

  • Comece a postar seu trabalho em sites como Flickr, DeviantArt, Behance, Carbonmade.
  • Participe de grupos nos sites como o Flickr. É uma maneira simples e fácil de mostrar seu trabalho.
  • Crie também um site como portfolio. Isso dará a você mais credibilidade.


Tag Illustration no Behance


Smashing Network está selecionando blogs legais para fazer parte de sua rede, quando falamos em Smashing Magazine, não esperamos nada menos que 'smashing' ;)

Experimente

Your best work is your expression of yourself. Now you may not be the greatest at it, but when you do it, you’re the only expert - Frank Gehry

Eu acredito que uma das principais coisas que aprendi é que projetos pessoais são uma ótima opção para evoluir técnicas e estética. Ser nosso próprio cliente e consumidor nos dá a liberdade e o tempo de fazer o que quisermos. Toda vez que vejo um efeito legal em um filme, poster, revista, livro, etc., eu faço uma anotação mental e vou para casa e tento recriar aquele efeito. Fazer isso realmente aumentou minhas habilidades. Me dá mais confiança quando tenho que começar um novo trabalho para um cliente. Outra ótima coisa sobre fazerexperimentos é que seu portfolio cresce, fica melhor e mais versátil.

Dicas

  • Tente recriar efeitos que gosta apenas para aprender a técnica.
  • Experimente novas tendências pois assim conseguirá absorver os detalhes que caracterizam a tendência para aplicá-la em projetos futuros se necessário.


"Chocolatopia" - Ilustração pessoal que fiz em 2008 durante meu tempo livre... é basicamente uma foto montagem com retoques e trabalho de pintura e alguns elementos 3d. -Pawel Nolbert


Projeto pessoal inspirado em uma cena do filme Ironman


Esse é um projeto pessoal para lançar meu novo site no meio de Novembro. Um pequeno preview da nova imagem e a marca PLAYFUL. Muitas cores fluorescentes, formas, geometria, tipografia e muito amor. - Pablo Alfieri

Incentive Feedbacks

Feedback é algo muito importante para designers. Muitas vezes você pode receber muitas críticas, mas não tem problema, isso faz parte do jogo. O segredo é usar as críticas como motivação para evoluir e não como motivo para ficar irritado. Você pode assim conseguir ainda mais dicas e conselhos úteis. Algumas vezes ficamos tão acostumados com o que fazemos que ficamosobvios em alguns detalhes e nosso trabalho fica claro para todos, então é importante deixar outros designers ou qualquer pessoa conferir nosso trabalho. Os pequenos detalhes deixarão seu trabalho melhor e único.

Dicas

  • Faça perguntas ao postar seu trabalho.
  • Responda os comentários e poste versões da imagem com os ajustes sugeridos.
  • Nunca discuta ou fique chateado com críticas, além de afastar os outros isso pode fazer com que as pessoas não queiram comentar.


Signalnoise Live Broadcast é um ótimo exemplo de como James White interage e recebe feedback da comunidade.

Dê Feedback

“It looks good” is the worst feedback you can get - Whitney Hess

Quando falamos de design, dar feedback é tão importante quanto receber. Participe da comunidade expressando a sua opinião quando as pessoas perguntam. Tente não ser grosseiro ou convencido. A idéia é ajudar, ser ajudado e evoluir. A troca de idéias e conhecer diferentes pontos de vista vão ajudar a ampliar suas habilidades.

  • Comente em posts e sites onde imagens são mostradas.
  • Ajude os outros dando dicas e idéias valiosas.

Divida

A maneira mais fácil de se promover como designer é dividir suas habilidades com os outros. Antes do Abduzeedo eu costumava fazer experimentos no Photoshop, Illustrator, etc mas ficava com os resultados para mim. Foi quando meu escritório foi roubado e eu perdi tudo que havia feito. Então comecei o Abduzeedo e com ele, comecei os tutoriais. No começo os tutoriais eram apenas uma maneira de eu fazer um backup dos meus arquivos e de ter uma visão geral das minhas técnicas, mas alguns ficaram famosos, o que me fez ver o quanto é importante dividir o que saber fazer.

Eu recebo muitos emails perguntando qual é a moral de fazer os tutoriais e dar o arquivo fonte dele. Bom, minha resposta é simples. Eu posso mostrar como criar um efeito de luz ou como usar filtros noPhotoshop , mas não posso mostrar como ter idéias. Os tutoriais mostram como eu uso as ferramentas para fazer as idéias acontecerem.

Dicas

  • Escreva tutoriais rápidos mostrando algumas técnicas que você acha que podem ser úteis para os outros.
  • Escreve guest posts para outros sites dividindo suas experiências e idéias.


Tutorial do Leitor by Chanito


Você pode até ganhar uma grana mostrando suas habilidades. Sites como o PSDTUTS pagam você para escrever para eles.

Busque a Simplicidade

“Design is so simple, that’s why it’s so complicated” -Paul Rand

Menos é mais. Esse era um dos lemas da Bauhaus 100 anos atrás e continua sendo uma verdade, ainda mais agora, na era da internet onde vivemos com excesso de informação. É importante ser simples e eficiente. Tudo que é bom é simples, mas nem tudo que é simples é bom. Fazer algo simples e bom não é fácil, requer um profundo entendimento do que temos que fazer e para quem estamos fazendo, apenas assim podemos simplificar as coisas. Eu acredito que asimplicidade é ser confiante no pensamento de que menos é mais e assim fazer decisões e remover elementos desnecessários.

"Good design is obvious. Great design is transparent". — Joe Sparano

Como eu disse, levei mais de 10 anos para entender essas coisas. Eu posso chamar isso de experiência, pois a maioria desses conceitos aprendi com meus próprios erros. Agora é com você, ver se as dicas valem a pena para você. Nada aqui é regra, são apenas idéias e sugestões. Eu adoraria saber o passo que vocês deram para se tornar melhores designers.


Capa para a revista Super Interessante baseada em um tutorial que o cliente viu e gostou.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.