Experimentar técnicas novas é provavelmente uma das melhores maneiras de evoluir e de encontrar seu próprio estilo. Eu gosto bastante de compartilhar meus experimentos com design/arte através de tutoriais ou dicas. Então essa semana vou mostrar um experimento que fiz pintando uma parede. Pintar em escalas maiores foi sempre interessante para mim pois a lógica dos efeitos que quer reproduzir mudam radicalmente ao usar apenas seus dedos e braços, algo muito mais físico que simplesmente usar um computador.

Esse experimento ficou bacana pois vou mostrar não apenas o "how to do" mas também os erros que cometi que você deve evitar. Tentando inovar em nossos tutoriais, esse será mais sobre aprender com alguns videos que apenas com imagens. Notei que no último tutorial "manual" os leitores gostaram bastante do video timelapse do final. Como em toda arte, é difícil de alcançar a perfeição, então se liberte de regras, dogmas e outras coisas e vamos colocar a mão na massa.


Então o que vamos aprender hoje?

Hoje vamos aprender basicamente a fazer um pattern geométrico, seguindo um tendência atual, um estilo mais geométrico, minimalista e interessante. Tenho visto bastante esse tipo de pintura ultimamente, em paredes/muros/graffiti, um gênero que não foca em assinaturas ou letras 3D mas sim em formas geométricas abstratas. Minhas influências para fazer esse projeto foram Graphic Surgery, Nawer e MWM Graphics. Seguem alguns trabalhos dos artistas mencionados:

Graphic Surgery


Nawer


MWM Graphics




O que eu preciso para fazer isso?

São coisas básicas, então você provavelmente já tenha tudo em casa:


1- Fita Tape

ou outro tipo de fita que cole bem, usei uma fita mais fraca e tive alguns problemas.

2- Estilete ou Tesoura

dependendo da fita que for usar, esses instrumentos serão extremamente importantes.

3- Latas Spray

bom, as cores não precisam ser necessariamente preto e branco, mas você deve tentar algo que tenha um contraste bacana para criar a profundidade que queremos.

4- Caneta Posca ou outra que preferir

essa decisão é sua, vamos usar a caneta ara ajustes finais de cantos e coisas assim, mas não precisa deixar tudo perfeitinho para não perder o look grunge.

5- Luvas

alguns não gostam de usar luvas, mas eu prefiro para não me sujar muito.

6- Máscara para Pintar

não precisa ser uma máscara de guerra mas algo que proteja você do cheiro da tinta.



Passo 1

Isso pode parecer óbvio mas você deve fazer um rascunho antes de começar o projeto, então esboce a ideia do que você quer fazer. Então primeiro pegue as medidas da parede que quer pintar. Eu fiz um preview do que queria fazer no Adobe Illustrator usando as medidas em escala. Mas primeiro precisei encontrar um pattern bacana, então pensei em triângulos pois eles são fáceis de colocar em qualquer direção.


Como eu poderia dar mais profundidade a ele? Enquanto usava alguns softwares 3D outro dia, fiz um triângulo com 3 cores: branco, cinza e preto. Olhando para ele tive a ideia de fazer em 2D, já que as 3 cores colocadas em cada lado davam a impressão de luz. Dividi o triângulo em 3 partes e pintei com essas cores.


Depois tive que planejar como eu posicionaria os triângulos, eles não poderiam ser do mesmo tamanho e estar na mesma direção ou o resultado seria meio chato. Então distribui os triângulos no espaço tentando fazer um pattern "unpattern".


Então resolvi fazer um preview com fita e tinta.


Um preview um pouco melhor sem strokes, depois mudei um pouco as cores dos prismas para que não ficassem na mesma direção.


Não ficou exatamente igual ao projeto inicial mas ficou legal.



Passo 2 ( Masking )

Algumas pessoas perguntaram porque não usei stencils, acho que poderia ter usado 3 tamanhos de stencils. No entanto, quando está tentando improvisar é mais legal e interessante usar fita, pois você pode ter um preview melhor da pintura. Mas você pode fazer da maneira que achar melhor.


Sempre faça um print do projeto e leve com você, assim você tem uma referência.


O video abaixo simplifica bastante as coisas.

Prisms - part 1 from Marcos Torres on Vimeo.



Passo 3 ( Dividing in sections )

Tenho que admitir que esse passo é um pouco chato, mas é preciso fazer ele corretamente, então vamos lá. Novamente o video ajuda bastante.

Prisms - Part 2 from Marcos Torres on Vimeo.



Passo 4 ( Painting )

Antes de começar a pintar confira essas duas dicas:

1) Use jornal para cobrir o chão para proteger de pingos.


2) Use luvas. Sei que disse isso antes, mas sempre vale repetir.


Depois de ajustar tudo isso comece a pintar. Decidi pintar primeiro a parte preta dos lados e depois a parte branca e cinza. Como você vai ver no próximo passo, pinte dois lados brancos e um lado preto, pois precisamos de um background branco para dar sombra ao spray preto. O video explica melhor.

Prisms - Part 3 from Marcos Torres on Vimeo.



Passo 5 ( Shading )

Algumas pessoas falaram que eu devia ter comprado um spray cinza ao invés de tentar sombrear com o preto, mas a ideia é fazer algo com pouco material e não precisar gastar muito comprando várias coisas. O video mostra mais detalhes do sombreamento e da pintura.

How to spray the prisms from Marcos Torres on Vimeo.


E uma olhada mais ampla de como fazer.

Prisms - Part 4 from Marcos Torres on Vimeo.



Resultado Final

Na verdade este ainda não é o final do projeto, já repeti o processo todo umas três vezes pois quero cobrir a parede toda. O detalhe é não tentar fazer perfeito, é para se divertir e tentar coisas novas.

Prisms from Marcos Torres on Vimeo.



Erros que Deve Evitar

Como sei que nossos leitores são bastante preocupados com detalhes e finalizações, seguem algumas dicas de erros que devem ser evitados.


Buracos na Parede

Tente ver se a parede que vai usar tem buracos e rachaduras e tente arrumar com fita adesiva ou algo assim.


Blurring

Isso acontece quando usa uma fita errada, a tinta passa por ela e borra tudo.


Dripping

Isso é bastante normal para quem usa spray, então a solução é tentar encontrar a distância certa para pintar.


Tamanhos Pequenos

Tente não usar formas muito pequenas pois elas podem ficar irreconhecíveis mais tarde.


Bom, espero que tenham gostado e que tenham aprendido algo novo ;)

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.