Uns dias atrás estava pensando no que eu poderia fazer, no que poderia criar. Entrei em um tipo de comunidade de arte e observei meus designs antigos. Um deles chamou minha atenção. Era um dos meus velhosexperimentos com GIMP . Eu não lembrava como havia feito aquilo, mas o resultado era ótimo. E foi aí que decidi me concentrei e lembrei como eu havia feito o design para mostrar aqui para vocês nesse tutorial.

Isso é o que espero atingir. Um efeito bacana de espiral no background. Nada complicado, tudo feito de maneira simples. Espero que vocês gostem desse tutorial tanto quanto eu gostei de fazê-lo. E é claro que gostaria de agradecer ao Abduzeedo por essa oportunidade. Então, mãos a obra:

Passo 1

Abra o GIMP e crie um novo projeto, use 1920 x 1200 px e resolução de 300 ppi. Esse deve ser o truque.

Abstract Background Effect in GIMP

Passo 2

Com a Gradient Tool (L) faça um gradiente conforme indico abaixo.

A Shape(forma) deve ser Spiral (cw). E para o gradiente use Incandescent. Deixe as outras configurações default.

Abstract Background Effect in GIMP

Passo 3

Duplique essa layer e faça um Flip Vertical e Horizontal. Ajuste a layer resultante para Multiply.

Abstract Background Effect in GIMP

Passo 4

Depois disso, faça Merge das duas layers e aplique Gaussian Blur (Filters ⇒ Blur ⇒ Gaussian Blur ...) de mais ou menos 25 pixels.

Aplique Lava Render (Filters ⇒ Render ⇒ Lava ... ). Ajuste essa layer para Overlay.

Abstract Background Effect in GIMP

Duplique a Lava layer e ajuste sua Opacity para 50%.

Passo 5

Legal, mas ainda não está pronto. Crie uma nova layer abaixo da background layer, e a preencha com a textura "Walnut" (arraste para o seu projeto a partir do Patterns pallete). Ajuste a layer para Overlay.

Abstract Background Effect in GIMP

Se parecer que está faltando alguma coisa, crie uma nova layer acima da texture layer, preencha com branco e ajuste para Overlay.

Passo 6

O efeito já está legal, mas ainda vamos adicionar um pouco de dinamismo a imagem. Você pode ver que a Lava texture e a Walnut texture combinam perfeitamente. E como um extra, o Gaussian Blur que aplicamos antes dá uma aparência bacana. Mas chega de papo, e vamos ao trabalho. Continuando...

Crie uma nova layer, acima da Texture Layer, e use novamente a Gradient Tool (L). Desta vez vamos usar o gradiente Cyan Neon, e como forma vamos usar Spiral (CCW). Arraste como eu fiz abaixo, ... basicamente do centro para a parte superior e de baixo. (duas vezes, uma do centro para cima e uma do centro para baixo).

Ajuste a layer resultante para Overlay.

Abstract Background Effect in GIMP

Passo 7

Ótimo. Mas ainda está um pouco obvio. Como mudar isso?

Aplique Gaussian Blur de 50 pixels e o problema se resolve.

Abstract Background Effect in GIMP

Conclusão

Excelente. Estamos prontos.

Sete simples passos para atingir um efeito simples e marcante. Eu tenho que admitir, há 6 meses atrás eu cheguei nessa combinação de Lava eWalnut texture por acidente. E fique a vontade para testar outras cores e formas, qualquer coisa que lhe pareça legal. Você também pode adicionar seu logo ou algo assim.


Abstract Background Effect in GIMP
Clique na imagem para full preview

Download do Arquivo Photoshop

Clique aqui para fazer o download do arquivo Photoshops usado nesse tutorial

Sobre o Autor

Meu nome é Marcu Sabin. Sou um entusiasta Romeno de 15 anos que adora "enfiar o nariz" nas maiores ferramentas de design. Sou adepto do GIMP, Photoshop e Pixelmator. Eu adoro trabalhar com todos eles e sempre tenho idéias legais. Também adoro o Abduzeedo, os tutorias são ótimos e gostaria de sempre poder contribuir. Tenho alguns tutoriais GIMP prontos e espero ter a honra de mostrá-los por aqui.

About the author of this post

Would like to write a guest post for us?

If you would be interested in writing some guest articles or even become a regular contributor, send us an email to abduzeedo[at]abduzeedo.com requesting a contributor account.