Já postei outras vezes sobre como criar o efeito neon no Photoshop, no entanto continuo recebendo emails de leitores perguntando como criei o efeito de luz do logo Abduzeedo. Então eu decidi simplificar o processo e mostrar a você como criar esse efeito em passos simples e usando basicamente Layer Styles e alguns brushes.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Estou usando 1920x1200 pixels. Preencha o background com preto.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Passo 2

Importe seu logo e o duplique. Vamos usar duas layers para atingir o efeito, uma será o brilho e a outra a luz neon.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Passo 3

Selecione um dos logos e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 5.5 pixels para Radius.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Passo 4

Com a layer do outro logo selecionada, vá até Layer>Group Layers. Agora você terá a layer dentro de um folder. Troque o Blend Mode do folder para Color Dodge. Dentro do folder, selecione a layer do logo e vá até Layer>Layer Style>Inner Shadow. Use preto na cor e Multiply no Blend Mode. Troque a Opacity para 75%, o Angle para -90º, Diastase para 1 pixel e Size para 2 pixels. Agora uma parte importante, troque o Contour para o Cone-Inverted preset.

Depois disso selecione Outer Glow. Use então Color Dodge no Blend Mode, 50% na Opacity, 0% para Noise, branco para cor.

A última coisa a fazer nesse passo é adicionar blur. Vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 2.0 pixels para Radius.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Passo 5

Selecione todas as layers usadas para criar o logo e as duplique (Layer>Duplicate). Depois faça merge das layers duplicadas (Layer>Merge Layers). Agora apenas vá até Filter>Blur>Gaussian blur. Use 100 pixels para Radius.

Essa layer ficará abaixo dos logos.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Passo 6

Adicione uma nova layer acima das outras e vá até Filter>Render>Clouds. Eu adoro render clouds, esse toque dá um efeito bacana ao design, mais natural e menos uniforme. Tenha certeza de estar usando preto e branco nas cores. Depois disso troque o Blend Mode para Soft Light e a Opacity para 30%.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Passo 7

Selecione a 'blurry layer' criada no passo 3 e vá até Layer>Layer Style>Drop Shadow. Troque o Blend Mode para Color Burn, use preto na cor, 25% Opacity, 90º para Angle, 20 pixels para Distance e 10 pixels para size. Esse layer style vai criar sombra e adicionar mais profundidade na composição.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles

Conclusão

Agora você poderá criar textos bem legais com efeitos de luz facilmente. Também sugiro que você brinque com as opções do Contour como fiz no passo 4. Você pode atingir resultados totalmente diferentes apenas trocando ajustes do contour, que é uma ferramenta poderosa e geralmente não muito utilizada nem conhecida. Esse foi apenas um exemplo, agora é com você.

Photoshop Quick Tips: Neon with Layer Styles
Clique na imagem para um full preview

Screencast

Download do Arquivo Photoshop

Clique aqui para fazer o download do arquivoPhotoshop usado nesse tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.