Depois de mais de três dias de chuva eu decidi me inspirar nisso para fazer um novo experimento no Photoshop. Em 2007 eu fiz um video tutorial mostrando como criar pingos de água no Photoshop, mas fiz apenas o video, sem nenhuma instrução de texto. Como várias pessoas enviaram emails pedindo que eu fizesse uma versão com texto, decidi fazer este tutorial pois achei que repetir o mesmo anterior não seria tão legal. Então resolvi fazer um novo efeito usando também os pingos de água.

Então neste tutorial vou mostrar a vocês como criar um efeito de janela embaçada no Photoshop. Vamos usar uma stock photo, brushes e layer styles para criar o efeito. O processo todo é bastante simples e não vai levar mais de 30 minutos para ficar pronto.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Estou usando 2560x1440 pixels no tamanho. Depois disso eu preenchi a background layer com cinza escuro. Essa parte será necessária para criarmos os pingos.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 2

Vá até Window>Brushes para criar o brush para os pingos. Siga a imagem abaixo para os ajustes, mas o importante é trocar a forma para elipse e também usar um brush bem suave.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 3

Adicione uma nova layer e agrupe essa layer em um folder. Troque então o Blend Mode do folder para Color Dodge. Com a Brush Tool (B) e a cor branca, pinte alguns pingos. Como você pode ver as margens 'blurry' dos pequenos objetos se fundem de acordo com a proximidade delas. Isso é importante para deixar a imagem mais realista.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 4

Selecione a background layer e o grupo com os pingos e faça merge deles em uma layer. Depois disso vá até Image>Adjustments>Levels. Troque o Black Input para 124 e o White para 161. Os valores podem variar de acordo com os pingos, então apenas garanta que tenha se livrado das blurry edges.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 5

Com a Magic Wand Tool (W) selecione a área preta e vá até Select>Similar para garantir que todas as áreas pretas estejam selecionadas. Delete essa área.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 6

Importe uma imagem para usar no seu design. A que estou usando é cortesia do Thinkstock e você encontra ela aqui. Duplique essa layer pois vamos usá-la mais algumas vezes com diferentes valores de blur.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 7

Vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 pixels para Radius.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 8

Vá até Layer>Layer Styles>Color Overlay. Use um cinza escuro e troque a Opacity para 60%.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 9

Agora coloque os pingos na frente da imagem e vamos aplicar alguns layer styles para deixá-los mais realistas.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 10

Vá até Layer>Layer Styles>Blending Options e troque a Fill Opacity para 0. Depois disso selecione Inner Shadow. Use branco na cor e LInear Dodge no Blend Mode. Na Opacity use 50%, no angle 90º, na Distance use 3 pixels e no Size use 5 pixels. Mude também o Contour mode para Cone .

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 11

Selecione Bevel and Emboss. Troque a Depth para 350%, a Direction para Down, o Size para 7 pixels, Soften para 5 pixels, e nas opções Shading use 54º para Angle e 42º para Altitude. Troque também o Gloss Contour para Cove Deep, no Highlight Mode use 80% com branco e Color Dodge para Blend Mode, e para Shadow Mode use Multiply com preto e 50% de Opacity.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 12

Selecione Inner Glow e para Blend Mode use Darken com 40% Oapcity e preto na cor. Troque Source para Edge e o Size para 25 pixels.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 13

Agora selecione Color Overlay e use (#907f72) para cor com Color Dodge com 45% Opacity.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 14

A última opção layer style será Drop Shadow. Use Multiply no , preto na Cor e 20% Opacity. Troque o Angle para 90º e use 9 pixels para Distance, 5% para Spread e 10 pixels para Size.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 15

Deixe novamente visível a foto sem blur e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Dessa vez use 5 pixels. Então no Layer Palette clique com o botão direito do mouse na thumb dos pingos, depois selecione "Select Pixel" para selecionar apenas os pingos.

Selecione a foto que aplicamos o 5 pixles Gaussian Blur e vá até Layer>Layer Mask>Reveal Selection. Assim a imagem com 5 pixels blur ficará visível apenas abaixo dos pingos.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 16

Selecione a layer mask que criamos no passo anterior e vá até Filter>Blur>Motion Blur. Use -90º para Angle e 80 pixels para Distance.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 18

Depois do motion blur, vá até Image>Adjustments>Levels. Troque novamente o black and white inputs para se livrar das margens blurry. Você terá um efeito como o da imagem abaixo abaixo, como se os pingos estivessem escorrendo pela janela.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 19

Duplique a layer com a foto que aplicamos o Gaussian Blur com 5 pixels de radius e delete a layer mask. Com a Horizontal Type Tool (T) adicione um texto com a fonte handwriting, ou se tiver um tablet ou se for muito bom com o mouse, escreva com sua própria letra. Selecione novamente apenas os pixels do texto como fizemos no Passo 15. Agora faça mask dessa nova foto com a forma do texto para que novamente a foto fique visível apenas abaixo da área do texto.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 20

Adicione uma nova layer e com a Brush Tool (B) e o mesmo brush que criamos dos pingos, adicione mais pingos na área do texto como na imagem abaixo. Para aplicar a mesma layer style dos pingos, apenas clique com o botão direito do mouse na layer dos pingos e selecione Copy Layer Style, clique então na nova layer com os pingos pequenos e selecione Paste Layer Style.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 21

Duplique a foto novamente e delete a layer mask. Depois disso vá até Layer>Layer Mask>Hide All. Selecione a thumb da layer mask e vá até Filter>Render>Clouds. Garanta que tenha preto e branco nas cores. Isso vai aplicar uma cloud texture ao efeito embaçado e vai deixar a imagem mais realista.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 22

Selecione todas as layers e as duplique, depois faça merge delas em uma. Você também pode usar os atalhos do teclado Command+Alt+Shift+E. Vá então até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 pixels para Radius.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 23

Troque o Blend Mode dessa 'blurry layer' para Overlay com 40% opacity.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 24

Duplique a layer anterior e apenas troque o Blend Mode para Screen, mantenha a Opacity em 40%.

Foggy Window Effect in Photoshop

Passo 25

Adicione uma nova layer acima das outras e a preencha com um radial gradient usando cinza escuro e cinza claro nas cores. Use Multiply no Blend Mode.

Foggy Window Effect in Photoshop

Conclusão

Aqui está o resultado final do tutorial. Como você pode ver a técnica usada é bastante simples, usamos apenas Layer Styles, Masks e basic filters. A parte mais importante foi entender como recriar o efeito usando as ferramentas disponíveis no Photoshop. Nesse caso passei horas analisando uma janela embaçada tentando entender as características básicas para deixar o efeito realista. Agora é com vocês.

Foggy Window Effect in Photoshop
Click na imagem para um full preview

Download do Arquivo Photoshop

Clique aqui para fazer o Download dos Arquivos Photoshop usados nesse tutorial.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.