Eu tenho escrito tutoriais inspirados em decks de skate fazem algumas semanas, e hoje não será diferente. Sou realmente viciado nisso e adoro as idéias que alguns designers tem, e nesse tutorial vou recriar um efeito muito legal com linhas formando uma estrela. Além das linhas, vou um pouco mais longe e voutransformá-las em efeito de luz e vou adicionar um pattern overlay muito legal. Tudo será feito usando Adobe Illustrator e Photoshop.

Então neste tutorial nós vamos criar uma composição desde o início, primeiro usaremos o Illustrator, onde vamos brincar com shapes e Blend Tool. Depois disso vamos usar o Photoshop para adicionar efeitos de luz e pattern overlay.

Passo 1

Vamos começar nossa imagem no Adobe Illustrator. Nós poderíamos fazer tudo no Adobe Photoshop, mas eu gosto de usar a ferramenta certa para cada tipo de trabalho, sempre uso o Illustrator quando vou trabalhar com vetores, é mais fácil e rápido. No Illustrator selecione a Star Tool e crie uma estrela.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 2

Com a Line Segment Tool (\) crie 2 linhas seguindo a forma da estrela. Use a imagem abaixo como referência.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 3

Com a Blend Tool (W), clique em uma linha e depois clique na outra. Você vai aplicar o blend effect nas linhas. Agora dê um clique duplo no ícone da Blend Tool para abrir as Blend Options. Troque o Spacing para 10.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 4

Duplique todo o blend object e o mova para o outro lado da estrela.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 5

Faça um flip horizontal de um lado para fazer o outro.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 6

Continue duplicando até que tenha feito todos os lados.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 7

Agora vamos adicionar algumas cores as linhas. Eu usei vermelho, amarelo, verde, ciano e roxo.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 8

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Eu usei 1920x1200 pixels. Preencha então a background layer com um cinza escuro.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 9

Copie cada um dos blend objects do Illustrator e cole no Photoshop separadamente, você terá 5 layers. Agora é importante organizar essas layers.

Usando a Lasso Tool (L) e mask (Layer>Layer Mask>Hide Selection), esconda partes das linhas para que elas não se cruzem. Dessa maneira as linhas verdes ficarão sobre as azuis e amarelas. Use a imagem abaixo como referência.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 10

Selecione todas as layers das linhas e vá até Layer>Merge Layers. Duplique essa layer. Depois vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 10 pixels para Radius.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 11

Na layer duplicada vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 2 pixels para Radius.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 12

Vá até Layer>Layer Style>Color Overlay. Para a cor use branco. Depois disso agrupe a layer e troque o Blend Mode para Color Dodge.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 13

Esse é o efeito que terá depois desses passos. Dê uma olhada na ordem das layers, é muito importante para o efeito das linhas.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 14

Adicione uma pasta grupo no layer palettes e troque o Blend Mode do grupo para Color Dodge. Depois disso, dentro do grupo, adicione outra layer. Com a Brush Tool (B), selecione branco para a cor e escolha um soft brush para começar a pintar os pontos de luz sobre as linhas verdes.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 15

Vamos usar uma imagem para adicionar outro efeito de luz. Você pode fazer o download grátis da que usei em http://www.williams.edu/Astronomy/IAU_eclipses/eclipse_results.html. Posicione a imagem e troque o Blend Mode dela para Screen. Depois disso, com a Eraser Tool (E) delete boa parte da imagem, deixando apenas o efeito de luz no meio do documento.

Depois disso vá até Image>Adjustments>Hue and Saturation. Mova o Hue até que tenha uma coloração esverdiada.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 16

Com a Brush Tool (B) e um 'very soft brush', torque a opacity para 20% e comece a pintar com uma cor verde. Pinte sobre as linhas verdes, adicione outra layer e selecione ciano para pintar sobre as linhas ciano. Faça o mesmo com as outras cores. A idéia é deixar o efeito de luz um pouco mais forte. Essaslayers ficarão abaixo das linhas.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 17

Adicione outra layer, desta vez acima das layers que pintamos no passo anterior e abaixo das linhas. Vá até Filter>Render>Clouds. Garanta que tenha preto e branco para as cores de background e foreground. Troque o Blend Mode para Overlay, e com a Eraser Tool (E) delete algumas partes da layer para deixar as nuvens menos uniformes.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 18

Agora vamos criar um pattern, na verdade vamos usar uma imagem e criar um pattern a partir dela. Faça o download grátis do Seamless Vector Perforated Metal Pattern (http://www.bittbox.com/freebies/free-seamless-vector-perforated-metal-pa...) e abra ele no Photoshop. Vá até Edit>Define Pattern.

De volta para o nosso design, adicione outra layer acima das outras e a preencha com qualquer cor. Vá então até Layer>Layer Styles. Primeiro vá até Blend Options e troque o fill opacity para 0. Depois disso vá até Pattern Overlay. Selecione o pattern que acabamos de criar para Pattern e reduza a Scale para 50%.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 19

Vá até Layer>Layer Style>Create Layer. Você vai quebrar o layer style em layers, assim você terá uma layer com o pattern que aplicou. Delete as outras layers e com a pattern layer, troque o Blend Mode para Multiply, vá então até Edit>Transform>Warp. Use Fish Eye para Warp e mova os controles para reduzir o tamanho da warp no meio. Use a imagem abaixo como referência.

Depois disso, troque a Opacity para 20%.

Easy Star Light in Photoshop

Passo 20

Essa é a ordem das layers que tenho, assim você pode ter uma idéia para usar como referência.

Easy Star Light in Photoshop

Conclusão

O efeito de luz que criamos aqui não é nada novo, já mostrei esse efeito para vocês algumas vezes. Contudo, dessa vez brincamos compatterns e warp transform para adicionar um efeito legal a imagem. Mais uma vez me inspirei em um design de deck de skate e quis reproduzir o efeito no Photoshop. A idéia do tutorial é mostrar que nós podemos brincar com a ferramenta para aprender coisas novas.

Easy Star Light in Photoshop
Clique na imagem para um full preview

Download do Arquivo Photoshop

Clique aqui para fazer o download do arquivo Photoshop usado nesse tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.