Eu tenho visto diversas imagens misturando fotos com efeitos de luz e faiscas, se você visita e assina alguns grupos de Photoshop e Design Gráfico do Flickr você saberá do que eu estou falando. Inclusive um designer brasileiro tem feito grandes trabalhos usando esse efeito, seu nome é Leandro Demetrius e eu recomendo uma visita em sua página no Flickr.

Bom, neste tutorial eu vou mostrar como criar uma design misturand fotos com efeitos de luz. Basicamente vou usar as técnicas que mostrei nos tutoriais Efeitos Mágicos em Photoshop, Fantástico Efeito de Luz em Photoshop em 10 passos.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento, eu usei 800x600. Logo após, aplique um Gradient Overlay através dos Layers Styles no layer de background. Use Radial para o tipo de gradiente e para as cores use um vermelho escuro e preto.

Passo 2

Selecione uma foto legal, no meu caso eu peguei de uma garota linda do artigo 30 Color and Pattern Inspiration Bikinis. Selecione a Pen Tool (P) e comece a criar um path contornando a mulher para depois convertermos esse path em seleção e por fim mascarar para remover o fundo da foto.

Passo 3

Como o path pronto va na Painel de Path e você vai ver um path layer com o corpo da mulher. Clique no icone bem embaixo do painel que tem um círculo pontilhado. Esse comando vai transformar o path em seleção.

Passo 4

De volta ao Layer Pallete, seleciona o layer da garota e va para Selection>Refine Edge. Esse comando permite que possamos ajustar em tempo real a seleção e com isso obtemos melhores resultados. Podemos alterar o raio, contraste, suavidade, feather e contrair ou expandir a seleção. Faça alguns testes com o fundo preto. Assim que você achar que o resultado está bom vá em Layer>Layer Mask>Reveal Selection.

Passo 5

Vamos aumentar o contrast da foto da garota. Vá em Image>Settings>Brightness/contrast. Logo após diminua o tamanho do layer da garota, use a imagem abaixo para referência. Outra coisa que faremos é adicionar um pouco de Noise na foto. Vá em Filter>Noise>Add Noise. Use 6 para Brightness e 67 para o Contrast.

Passo 6

Agrupe o layer da garota, assim ele estará dentro de um folder no Painel de Layers. Selecione o Elliptical Marquee Tool (M) e mude o valor de feather para 30px. Crie uma seleção elíptica como na imagem abaixo. Logo após selecione o folder e não o layer da garota no painel de layers e vá em Layer>Layer Mask>Reveal Selection. Desta forma iremos aplicar a mascara no folder e não apenas no layer.

Passo 7

Com um duplo clique no layer da garota você abrirá a caixa de diálogo do Layer Styles. Selecione Outer Glow. Para o Blend Mode use Color Dodge e para o tamanho use 35px. Logo após duplique esse layer e vá em Filer>Blur>Motion Blur. Use 43º para o ângulo e 155 para a distância. O layer que foi aplicado o blur tem que estar abaixo do layer sem blur.

Passo 8

Adicione outro layer, fora grupo. Esse layer tem que ficar atrás da garota. Daí vá em Filter>Render>Clouds. Mude o Blend Mode para Color Dodge.

Passo 9

Adicione outro layer, atrás do layer que aplicamos o filtro Clouds. Daí vá em Filter>Render>Fibers. Use 13 para Variance e 4 para o Strength. Logo após aplique outro filtro, desta vez iremos usar o Motion Blur. Vá em Filter>Blur>Motion Blur. O ângulo será de 90º e a distância maior que 300px. Use a imagem abaixo para referência.

Passo 10

Primeiro rotacione o layer que aplicamos o motion blur. Depois com o Lasso Tool (L) use 30px de feather e crie uma seleção como eu fiz na imagem abaixo. Outra vez vá em Layer>Layer Mask>Reveal Selection. Logo após com um clique duplo chame o painel de Layer Styles. Primeiro mude o Fill Opacity para 60% e depois adicione um Gradient Overlay. Use as cores do arco-irís.

Passo 11

Aqui iremos brincar com os brushes. Primeiro crie uma nova pasta no Painel de Layers e mude o Blend Mode para Color Dodge. Após isso, adicione os layers que serão os efeitos de luz nessa pasta, sempre usando a cor branca. No caso abaixo eu crio um brush para as faiscas e depois so pinto elas em certas areas. Dica: Você pode adicionar outros elementos e aplicar Gaussian Blur para criar efeitos de luz bem legais.

Conclusion

Essa é uma daquelas imagens que parecem ser meio complicadas de serem fetias mas no final percebemos que é bem mais fácil do que pensamos. Você pode adicionar cores diferentes para as luzes, mais ou menos faiscas ou inclusive explodir algumas partes do corpo. Mas isso é para outro tutorial que eu vou escrever a respeito no futuro.

Download o arquiv PSD

Clique aqui para baixar o arquivo do Photoshop usado nesse tutorial.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.