Christopher Haines é um jovem artista gráfico da Austrália que leva a arte digital a um novo nível com seu estilo inacreditável que está em algum lugar entre 3d e manipulação de imagens e ainda contém um pouco de surrealismo. Simplesmente incrível.

Para mais informações sobre Chris e seu trabalho visite neondreams.com.au e behance.net/neondistractions

Vamos começar com o de sempre, nos conte um pouco mais sobre você.

Meu nome é Christopher Haines e sou um designer/artista gráfico de 20 anos de idade que vive em Perth, na Austrália. Eu adoro tudo aquilo que for criativo e que envolva criação de música e arte digital. Trabalho em um estúdio local e faço também alguns trabalhos como freelance, além de fazer algumas coisas para o depthCORE.

Como você iniciou sua paixão por design e ilustração?

Eu passei a maior parte da minha infância desenhando e gostava muito do Batman. Eu nunca realmente fui muito bom desenhando, mas era sempre muito criativo. Passava a maior parte do tempo criando personagens e desenhando formas em papéis durante a aula. Minha primeira aula de fotografia me apresentou ao Photoshop 5.0, que imediatamente adorei. O site de arte deviantart.com me ajudou a mostrar meu trabalho e a receber feedbacks dos outros. A habilidade de gerar formas abstratas e de manipular rapidamente essas formas usando meios digitais foi um 'dom divino' que permitiu que minha criatividade sedesenvolvesse ainda mais.

Como foi o seu trajeto de novato em Photoshop ao bom ilustrador que é hoje

Fico contente que me considere um bom ilustrador! Eu diria que a maior coisa, além de muito trabalho e de várias noites mal dormidas nos últimos anos, seria fazer parte das várias comunidades que participo. Nada se compara a ter a possibilidade de mostrar seu trabalho a outros artistas e ainda receber seusfeedbacks. Já mencionei o deviantArt, no qual entrei em. Entrei também no Oxygenetic, um grupo de arte agora fechado. Assim eu conseguia me conectar com outros artistas e fazer experimentos. Entrei então no depthCORE e não tenho como agradecer o suficiente a esses caras por me ajudarem a chegar onde estou hoje.

Onde você encontra inspiração para criar suas peças?

Eu encontro minha inspiração em diferentes fontes que formam um mix que podemos dizer que é o meu estilo. Eu tento ver além do usual terreno de caça de blogs e revistas. Isso inclui artistas tradicionais, designers antigos, designers conceituais, etc. Eu estou atualmente apaixonado pelos designers das nossas civilizações ancestrais. Eu acho fascinante ver os "designers gráficos” de séculos passados. Mas é claro que se manter ativo e social pode sempre ser uma boa inspiração.

Como você transforma essa inspiração em trabalho, qual seu usual processo de trabalho?

Quando começo uma nova imagem eu tenho um processo ajustado. Se é uma imagem comercial e o deadline é apertado, eu começo criando um quadro com imagens de referência para ter uma idéia melhor da direção que quero seguir na minha imagem. A partir daqui faço alguns rascunhos rápidos em papel para ajudar a mapear o conceito e a base inicial da composição. O quadro unicial nunca fica muito longe dos meus olhos, me ajudando a ressaltar certos elementos da imagem. Esse tipo de processo inicial pode ser ótimo, é como aquele "iniciando com um pano em branco" que todo artista enfrenta.

Quais são as ferramentas que usa para criar seu trabalho?

Eu tenho três pacotes principais de softwares que uso em praticamente todo o meu trabalho. Adobe Photoshop, Maxon Cinema 4d e Poser. Muitas das formas do meu trabalho são criadas no Poser, criando poses customizadas e tipos de corpo que combinem com os rascunhos que desenhei no estágio do conceito. Daqui eu exporto as formas para o Cinema 4d e começo a manipulação das figuras removendo os polígonos e modelando partes para adicionar a elas. Usando várias fotografias e máscaras pintadas a mão criadas no Photoshop, eu crio a textura da imagem, que é então acesa e rendered. Esse render é levado ao Photoshop e o trabalho real começa. Eu corrijo a iluminação, uso um mix de fotos e combino técnicas de pintura para criar um undo ao redor da figura (do personagem), e adiciono os detalhes. Eu geralmente levo mais de 50 horas em uma imagem.

Você acha que é importante para um designer não se restringir ao uso exclusivo do photoshop e passar a usar também 3d?

Eu acho mais eficiente usar um mix de 3d, fotos e pinturas para alcançar o nível de detalhe que consigo nas minhas imagens, mas essa é a minha maneira de trabalhar. Algumas pessoas conseguem criar imagens fantásticas usando apenasphotoshop, e essa é a maneira delas trabalharem. Dito isso, aprender sobre 3d pode abrir um mundo novo na sua arte, pode te dar flexibilidade de criar tudo que você imagine. Eu comecei com um programa chamadoBryce, e ele me deu o conhecimento básico para dar os primeiros passos n 3d. Cinema 4d é o meu pacote preferido para 3d simplesmente por seu design intuitivo e fácil de usar. Ainda quero aprender a usar o Zbrush para levar minha arte ao próximo nível.

Que conselho daria aos leitores que estão apenas começando a mostrar seus trabalhos?

Para aqueles que estão apenas começando eu diria que o mais importante é se esforçar constantemente para ser um artista melhor. Sentar em um lugar com seu estilo e se acomodar é bastante tentador mas tentar constantemente vaiajudá-lo a expandir suas habilidades e talentos. Eu também recomendaria algumas pesquisas sobre marketing e branding. Quando você está postando sua arte esperando conseguir trabalhos, você está essencialmente fazendo marketing da sua marca para o mundo. Isso significa ter uma marca consistente na media e ter uma estratégia de marketing que traga trabalhos para você. Eu gostaria de saber a importância dessas coisas na época que comecei! Você precisa trabalhar para mostrar seu talento.

Ok Chris, agradecemos pela entrevista e deixo as últimas palavras com você.

Para encerrar eu gostaria de dizer que se você quiser ser bem sucedido em design, você precisa fazer disso sua paixão e seu foco. Vão existir pessoas que não vão gostar do teu trabalho e vão querer que você mude, mas existirão também aqueles que lhe darão conselhos para que você melhore como artista. O truque é aprender a saber a diferença entre eles e ter a visão clara de onde quer chegar.

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.