Above é um artista extremamente talentoso e que tem seus trabalhos ao redor do mundo. Tive uma longa conversa com ele sobre seu GraffitiTour na América do Sul e também sobre o Sign Language Tour (linguagem dos sinais) com o qual visitou 26 países. Cada uma de suas obras de arte tem uma mensagem especial para passar. Aproveite os diversos projetos desse artista que mostraremos por aqui!

Informações sobre o sorteio da impressão no rodapé da página.

Graffiti Design by Street Artist Above

Ljubljana, Slovenia 2006

EU VOLTEI NO DIA SEGUINTE PARA TIRAR UMAS FOTOGRAFIAS DESSE TRABALHO. FIQUEI SURPRESO QUANDO VI UMA MODELO JÁ POSANDO PARA UM ENSAIO DE MODA NA FRENTE DELE! A MODELO ADOROU A ATENÇÃO E ENTÃO CONSEGUI APROVEITAR E FOTOGRAFÁ-LA TAMBÉM.

Graffiti Design by Street Artist Above

Copenhagen, Denmark 2005

Graffiti Design by Street Artist Above

Athens, Greece 2006

1. Primeiramente gostaríamos de agradecer por tomar seu tempo para nos conceder essa entrevista. Por favor nos fale mais sobre sua arte, seubackground em design e sobre como decidiu ser artista e designer?

Agradeço por terem interesse no meu trabalho! Meu background "artístico" iniciou basicamente com a minha família. Meus pais são artistas, então crescer em um ambiente assim sempre garante fontes de arte para brincar e fazer experimentos. Eu considero minha família como fonte de uma educação muito afortunada e também responsável pela razão de eu ter iniciado e de ter sempre curiosidade sobre arte. Quando tinha mais ou menos 15 anos já estava andando deskate e a maioria dos meus amigos skatistas , senão todos, estavam marcando e pintando trens. Em razão da minha educação envolvendo arte e do interesse já estabelecido em criar, foi apenas uma questão de tempo até que eu também começasse a pintar trens na Califórnia. Fazia as tradicionais letras mas logo me cansei dessa linguagem ou estilo codificado. Em 2001 quando tinha 19 anos me mudei para Paris - França para focar na criação de um novo estilo para as ruas. Naquela época havia apenas uma mão cheia de artistas fazendo "arte de rua" que não fosse apenas letras e sim ícones/símbolos/personagens que representassem seus nomes ou idéias. No meu caso mudei de escrever as letras "A-B-O-V-E" para um símbolo de uma Flecha apontado "ABOVE" (para cima). Anos depois, de volta nos EUA, eu comecei a fazer uma flecha física de madeira com cola e tecidos com uma palavra em cada lado dela. O processo de fazer essas flechas de madeira é quase toda a minha extensão em design. Gosto de fazer coisas com as mãos, então fazer design no computador não me chama a atenção nesse momento.

Graffiti Design by Street

Artist Above

Essa Word/Play (palavra/jogo) foi pintada na parte de fora de uma sala da 4a série. Enquanto os alunos estavam lá dentro aprendendo a colocar 2 e 2 juntos, eu estava lá fora dando meu melhor para fazer o mesmo!

2. Você completou recentemente um tour de 6 meses. Por favor fale mais desse projeto.

O Tour Centro Sul foi um intenso tour de 6 meses que começou no Rio de Janeiro, no Brasil e terminou na Cidade do México, México. Fui afortunado de ter contatos na maioria das grandes cidades das Américas do Sul e Central que me ajudaram com um teto para dormir e que conheciam as cidades. OTour Centro Sul foi uma progressão do SIGN LANGUAGE TOUR (2006) pois durante o Tour Centro Sul eu ainda estava fazendo Word/Play mas as estava pintando na parede em tamanhos muito muito maiores. O Centro Sul tour me permitiu fazer sentenças maiores e mais elaboradas, questões e trocadilhos nas paredes.


SOUTH CENTRAL TOUR 2007-08 (Full Length) from ABOVE on Vimeo.

3. Eu gosto muito da idéia do seu Sign Language Tour de 2006. Como você desenvolveu esse conceito e como implementou as idéias.

O Sign Language tour foi uma progressão do tour de 2004 nos EUA. Em 2004 eu desenvolvi a idéia de como pendurar e instalar as flechas de madeira no alto das ruas da cidade. Como as flechas tem dois lados e estão constantemente girando achei ótimo pintar uma palavra em cada lado da flecha giratória. Em 2006 para oSign Language tour eu era capaz de fazer isso. Cada flecha tinha 1 palavra de cada lado e o conceito era que cada vez que o vento soprasse e girasse a flecha pendurada uma linguagem silenciosa de sinais seria vista pelo espectador. A parte mais desafiadora foi encontrar o locar apropriado para cada flecha em cada uma das cidades pois havia pintado aWord/Play de cada uma delas antes do tour e precisava fazer com que cada uma delas tivesse uma perfeita combinação com o lugar escolhido. Por exemplo, pendurar uma flecha em um cruzamento movimentado onde se lê "HONK/HORN" (buzine/buzina) ou em Amsterdam que dizia "RED/LITE" (para o distrito da prostituição chamado de red light) ou ainda em Barcelona que dizia "HACE/SOL" (faz sol em espanhol). Minha meta ao fazer cada flecha era específica e relativa ao local e a atmosfera em que o espectador fizesse facilmente a conexão e relação da mensagem silenciosa.


SIGN LANGUAGE TOUR (2006) from ABOVE on Vimeo.</p>

4. Quais são as ferramentas que você usa? Explique por exemplo como criou "Playground Valentines Day Special" (playground especial do dia dos namorados)?

A peça PLAYGROUND LOVE (amor playground) foi criada a partir de alguns estêncis que fiz. Minhas ferramentas de trabalho geralmente dependem da superfície em que estou trabalhando e da mensagem que quero passar. Nesse caso resolvi fazer a peça com estêncil porque haviam muitos pequenos detalhes que que se pintasse com spray acabariam se perdendo. Como um artista quero tentar novos meios e aplicações para que possa trabalhar e melhorar minhas fraquezas.


PLAYGROUND LOVE from ABOVE on Vimeo.

5. Como as pessoas reagem ao seu trabalho? Você alguma fez teve problemas com um de seus graffitis?

Me parece que as pessoas adoram ou odeiam meu trabalho. Problemas com algum dos graffitis, sim. Fui preso mais vezes que gostaria por causa deles.

6. Para você, quais são os prós e contras de ser um artista?

Prós: Poder viajar, conhecer pessoas novas, experienciar a vida ao máximo e ser desafiado a tentar coisas novas. Contras: Pouco ou nenhum dinheiro e ir parar na cadeia 2 vezes por ano.

7. Como seu trabalho de artista e designer influencia sua vida? Você vê as coisas ao seu redor de maneira diferente por exemplo?

Viajar teve um grande impacto na maneira como vejo as coisas. Quando estou em um novo país ou cidade tudo é novo e não existe nenhum "filtro" que me impeça de absorver tudo visualmente. Quando estava pendurando as flechas giratórias de madeira acima dos fios das linhas telefônicas minha percepção e meus olhos estavam constantemente olhando "acima" para ver que tipo de linhas eu tinha disponível para pendurar as flechas. Eu lembro de quando estava em Praga com uns amigos e fiquei extremamente empolgado quando vi que no centro da cidade haviam muitos fios aéreos disponíveis. Meus amigos estavam confusos pelo motivo da minha empolgação, então expliquei a razão eram os fios telefônicos. Todos me olharam e comentaram que não tinham nem notado os tais fios, mesmo morando a 2 quadras de lá. Então sim, talvez eu veja as coisas de maneria diferente!?

8. Você poderia nos dar um exemplo de um de seus próximos projetos?

Estou vivendo atualmente na Califórnia e espero voltar a Europa no verão e também voltar a Buenos Aires mais para o final do ano. Eu adoro a Argentina!


SouthCentral Tour (PART 1 OF 4) from ABOVE on Vimeo.


SouthCentral Tour (Part 2 of 4) from ABOVE on Vimeo.


SouthCentral Tour (Part 3 of 4) from ABOVE on Vimeo.


SouthCentral: Part 4 (The Final Chapter!) from ABOVE on Vimeo.

9. Quais são seus 5 sites favoritos e porquê?

Hmmm, deixa eu pensar. Vimeo.com NotCot.org WoosterCollective.com Wikipedia.com Abduzeedo Gosto desses pois todos tem conteúdos novos regularmente!

10. Mais uma vez, muito obrigado por ceder essa entrevista. Para finalizar, você tem alguma dica para os novos artistas e designers?

Não realmente, acredito que já falei o bastante.

Onde encontrar Above na web

GoAbove.com - Portfolio Vimeo.com/Above - Videos

Sorteio de Impressão

ABOVE é legal o suficiente para nos dar uma versão impressa da sua edição limitada do trabalho "Put 2 and 2 2gether" para sortear entre os leitores. Deixe um comentário sobre o que gosta mais no trabalho de ABOVE. Ele mesmo escolherá o vencedor até o final da semana.

Print by Above

Você também pode comprar essa e outras versões impressas do trabalho de Above por apenas US$ 44 na loja dele

Mais trabalhos do artista.

Take from the Rich give to Poor by Above

Graffiti Design by Street Artist Above


SKOOL OF HARD KNOCKS from ABOVE on Vimeo.

Editado por GisMullr

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.