Richard é um dos meus artistas favoritos do depthCORE, com um estilo único, suas obras são uma grande inspiração para todos nós. Nesta entrevista exclusiva o artista de 18 anos vai nos contar tudo sobre suas obras e seus planos para o futuro, vale a pena conferir!

Vamos começar com o habitual, fale um pouco sobre você.

Bem meu nome é Richard Roberts e tenho 18 anos. Nasci no Reino Unido e me mudei para os E.U.A quando eu tinha cerca de 5 anos. Tenho vivido em 4 estados diferentes. Eu agora estou vivendo em Milwaukee, Wisconsin. Tenho trabalhado com design por cerca de 4 anos, mas recentemente tenho levado muito a sério e dedicando grande parte do meu tempo nos meus trabalhos. Alguns meses atrás eu abri o meu portfolio de freelancer no site www.theotherstream.com e que no momento está indo muito bem. O meu objetivo é o de abrir meu próprio estúdio de design.

Como começou seu interesse por design?

Quando eu era jovem em torno da idade de 12 ou 13 que eu comecei a jogar jogos online. E um dia me deparei com alguns modelos no fórum de um jogo e fiquei muito intrigado por eles. Dai decidi instalar uma cópia do Adobe Photoshop 4.0 em meu computador. Após alguns meses brincando com ele, descobri que estava usando uma versão desatualizada e bem limitada.. Então eu finalmente comprei uma cópia do Adobe Photoshop CS2 e passei os próximos anos me familiarizado com o programa. Cerca de dois anos atrás eu percebi que existe pessoas que vivem criando imagens muito legais em photoshop e acabei me inspirando neles. Com isso eu estabeleci minhas metas e fiz tudo o que era possível chegar a elas. Sou fascinado com todas as formas de arte. Acho que isso esta no sangue.

Como você conseguiu ficar tão bom no Photoshop?

Acredito que perseverança, o conhecimento, as aspirações, paciência, esforço e prática são todas as palavras que descrevem a como eu evolui na ferramenta. Tudo o que sei eu aprendi sozinho, praticando e aprendendo durante anos a fazer coisas diferentes no Photoshop. A quantidade de tempo e os cuidados que eu coloquei meus trabalhos artísticos não é apenas um dia de trabalho. É mais de uma semana, se não um mês.

Um design, obviamente, vem de um bom conhecimento, mas também de muito tempo e atenção. No entanto nem todos podem ser um designer ou artista. Acho que precisa de um certo estado de espírito em que você sabe o que parece certo e errado. Acho que as pessoas nascem com essa capacidade. Por exemplo perspectiva sombras cores contrastes, são todos os diferentes fatores que fazem dao o detalhe em um trabalho e fazem a diferença de um artista e de uma pessoa normal. Eu diria que eu sou uma dessas pessoas. Sempre tive grandes aspirações a ter sucesso com freelancer e agora estou chegando a esse ponto.

Quanto tempo você dedica trabalhando em uma peça?

Depende de projeto para projeto normalmente. Trabalho pessoal, gosto de passar uma semana, pelo menos, mas eu às vezes levo algumas semanas. Em trabalhos para clientes, trabalho sobre os prazos, por exemplo, trabalhando no meu computador em artes comissionadas passei 4 dias, porque o prazo foi tão rápido. Esses 4 dias consistiu de 8 ou 10 horas por dia embora.

Descreva-nos o habitual processo que você usa para criar as imagens.

Costumo começar pelo pensamento de um conceito, que é estabelecida após eu escrever palavras-chave em um quadro branco tenho acima da minha area de trabalho. Depois de eu ter uma idéia básica do que eu quero fazer e começo procurar a foto que se enquadraria bem etc .. Eu então me afasto de tudo por horas / dias / semanas trabalhando na peça. As peças geralmente saem um pouco diferente do que eu imaginava antes.

Gosto de experimentar e tentar coisas quando estou a desenhar e eu vou com o que parece bom e que acaba por ser diferente do meu pensamento original. Trabalho para clientes é um outro processo muito diferente. Eu acho mais fácil, os clientes estão te alimentando com um conceito / algumas ideias o tempo todo. Depois do briefing sobre o projeto eu anoto as idéias e começo a trabalhar.

Dependendo da data limite o tempo pode variar. Às vezes eu vou trabalhar 12 horas seguidas em um projeto por dia, se o prazo é breve. Se o prazo for mais longe que eu gosto de fazer um pouco a cada dia. Um fator de ter certeza de que está a ser consistente através de todos os meus desenhos para fora, que termina em bons resultados acabado.

Você usa alguma outra ferramenta além de Photoshop?

A única coisa que eu uso além do Photoshop é uma Wacom intuos3 6x11 mas actualmente a minha ferramenta de trabalho é exclusivamente Adobe Photoshop. Estou esperando as férias para comecar a usar o Adobe Illustrator um pouco mais. Outros,que eu posso citar são caneta e papel para anotar as idéias e conceitos. Mas o Photoshop é o único programa que uso para projetar o meu trabalho artístico.

O que inspira você a criar essas peças tão boas?

Eu diria que o desejo de ser bem sucedido e bem conhecido como designer é um enorme factor, quando se trata de mim e a minha concepção do trabalho. Eu próprio me empurro a cada peça para produzir uma magnífica obra de arte. Não há nada melhor do que a satisfação de saber que outras pessoas se inspiraram no meu trabalho e obteram prazer de algo que você criou. Tenho um enorme metas e eu desenho boas peças para chegar a esses objetivos.

Pode dizer para nós alguns dos seus objetivos e dos seus projectos para o futuro?

Atualmente estou me estabelecendo cada vez mais como artista. Uma aspiração que tenho é de que para manter o desenvolvimento até que finalmente um dia eu tenha uma clientela suficiente que eu possa fazer uma vida fora dela. Minha maior meta é, em alguns anos abrir meu próprio design estúdio e espero ter alguns outros designers trabalhando para mim.

Atualmente, estou trabalhando em uma nova peça inspirada por Salvador Dali, não posso dizer quando isso vai ser liberado, mas estou certo de que as pessoas irão se divertir. Também estou trabalhando em alguns projetos, como capa de um álbum e algumas outras obras para depthCORE. Eu vou estar também a criando uma seção no meu site www.theotherstream.com onde você pode solicitar impressões de alguns dos meus desenhos. Portanto, vai haver algumas novas coisas que vem à sua maneira, e eu vou ter a certeza de manter vocês destacado.

Ótimo, foi um prazer de entrevistá-lo, muito obrigado por partilhar tudo com a gente, e eu vou deixar as últimas palavras para você.

O prazer foi todo meu, obrigado a todos os leitores e os fãs que gostam meu trabalho. Lembre-se de nunca deixar que nada na maneira de obter seus objetivos, se você colocar o tempo e esforço em algo grandes resultados irão aparecer. Obrigado novamente e tenham um grande dia!

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.