Nascido na Rússia, Vladimir Tomin é uma definição verdadeira de designer e ilustrador. Ele trabalha profissionalmente agradando nomes como MTV Worldwide, Reebok e Adidas, para citar alguns. De motion graphics a arte digital, ele faz de tudo! Nós já apresentamos o trabalho dele aqui no Abduzeedo e hoje vamos mostrar uma entrevista muito legal com Vladimir, aproveite!

Olá Vladimir, é sempre uma honra falar com você; estou bastante animado em fazer essa entrevista! Aqui noAbduzeedo você apresentou fontes exclusivas, mas o que muita gente não lembra é que você é também um ótimo artista gráfico, com um currículo queinclui prêmios e clientes de renome. Fale para nós um pouco mais sobre você!

Vladimir: Oi Andrew! Obrigado por me convidar para essa entrevista; também estou bastante animado! Não tenho muito para falar a meu respeito, adoro gatos, sorvete e faz pouco tempo que descobri o café. Para um homem com dores de cabeça constantes, o café é uma ferramenta de criação essencial. Quando estou me sentindo bem, posso fazer literalmente qualquer coisa. O café faz eu me sentir muito bem, pelo menos por 1-2 horas. Eu também amo minha namorada, ela me inspira mais que qualquer coisa no mundo.

Design Interview with Vladimir Tomin

Vamos direto ao assunto. O que foi que fez você iniciar na carreira artística e que acendeu sua imaginação e se desenvolveu em uma paixão por vários meios, com os que trabalha hoje?

Vladimir: Bom, a universidade iniciou minha carreira. Eu lembro claramente daquele dia, depois de 5 anos de puro inferno: eu parado na frente do meu professor e ele me entregando o diploma. Naquele dia decidi que jamais seria um programador ou engenheiro; eu já havia tido o suficiente disso... Então eu tentei entrar na área dos trabalhos relacionados com arte e design. Fui até uma televisão local e falei para eles que não sabia nada de design gráfico mas que estava pronto para trabalhar e aprender. No começo eu era muito ruim, mas depois de um ano melhorei o suficiente para ser o designerlíder de todo o canal! Em 2007 eu conheci o Photoshop e o Graphic Exchange. Isso mudou a maneira com que eu olhava para as coisas. Antes disso eu estava criando apenas motion artwork. Eu era sempre pressionado pelos deadlines e não conseguia trabalhar nos meus projetos o tempo suficiente para deixá-los do jeito que queria.

Graças ao Graphic Exchange eu percebi que criar artworks abre duas novas oportunidades: primeiro, você pode fazer o mais perfeito que quiser e melhorar constantemente e você pode também não se sentir estressado pelos deadlines. Isso para mim foi uma grande descoberta e causou um grande impacto na minha vida. Me fez quem eu sou.

Eu já vi seus trabalhos de arte digital, ilustrações e motion artwork, entre outros, e é exatamente essa variação que me intriga. Quanto tempo você dedica a uma arte, especialmente para sua peça do Desktopography 2009, uma das minhas favoritas, assim como a “Dinner at Sunrise”?

Vladimir: “Fight for Alpha”, o wallpaper do Desktopography 2009, foi criado em 3 finais de tarde. Mas você deve saber, eu trabalho muito rápido. Eu já sabia que estilo queria, então não perdi tempo comexperimentos. A parte mais difícil foi criar animais com ilustração. Levou um tempo mas na minha opinião ficou muito legal!

Para criar “Dinner at Sunrise” levei 3 semanas. A peça tem uma quantidade desumana de ilustração, 'keyed stop-motion work', 3D, animação manual e mais. Esse foi um projeto difícil de criar, pena que não ficou tão bom quanto imaginei, a julgar pela sua impopularidade na internet. Ainda assim acho que valeu o tempo gasto nele e sei que vou incluir muito dessa experiência no meu balanço anual.

Design Interview with Vladimir Tomin

Tem algum tema comum em todas as suas peças ou você tenta variar sempre seu estilo?

Vladimir: Não sou muito bom fazendo coisas matematicamente perfeitas. Por isso nunca tento dominar ou copiar nada. Para mim é muito mais fácil e mais interessante sempre tentar coisas novas. Mas o que eu desenvolvi na peça “Versus” para o slashTHREE, já usei 3 vezes: na peça “Fight for Alpha”, um trabalho privado para Digital Flow, e no material exclusivo que você vai ver no final da entrevista! Bom, talvez esse seja meu tema comum que você está questionando, em termos de linguagem visual é claro.

Você é obviamente habilidoso com vários programas, qual deles você usa com mais frequência e como eles ajudaram a revolucionar a arte?

Vladimir: Depois de Effects, não preciso dizer mais nada. Essa é a minha principal ferramenta para minha linha de trabalho e gasto aproximadamente 10 horas por dia nela. Não todos os dias, claro. Também me saio bem noPhotoshop. O que aprendi na minha vida curta mas rica como artista é: não se trata dos programas; e sim das pessoas que conhece e da conexão com elas. As coisas giram em torno das pessoas.

Profissionalmente você já trabalhou com a MTV Worldwide Productions, Toyota, Adidas e Reebok, entre outros. Como é trabalhar com empresas tão importantes?

Vladimir: Toyota, Adidas e Reebok eram apenas representantes locais, mas já trabalhei também com grandes marcas. Para responder sua pergunta, vou tentar explicar a diferença entre trabalhar para empresas grandes e pequenas.

Grandes empreasas sabem exatamente o que querem. Elas estão prontas para pagar pelo seu trabalho e sabem o que é um preço justo. As empresas grandes também são habilidosas com comunicação. As grandes marcas vão influenciar você mais que vocêvaiinfluenciar a empresa delas. Não sei bem, talvez eu tenha sido sortudo em trabalhar com empresas positivas e reconhecidas, mas até agora eu notei essadependência linear: quanto menos dinheiro seu cliente tiver, mais ferrado ficará seu cérebro.

Design Interview with Vladimir Tomin

Interessante, isso realmente abre os olhos para a forma com que as grandes empresas vão ver seu trabalho! Um artista deve sempre ter inspiração, tem algum artista ou peça específica que inspira você?

Vladimir: Bosch e Dalí são meus favoritos. Para entrar em mais detalhes, Hieronymus Bosch foi um pintor Holandês conhecido por usar imagens em suas peças. Salvador Dalí foi um pintor Espanhol cujo trabalho imaginativo foi um tanto excêntrico.

Tenho certeza de que você é uma inspiração para os nossos leitores! Olhando para o futuro, quais são seus planos?

Vladimir: Eu quero fazer parte de uma grande agência de arte para ter melhores chances de trabalhar com grandes marcas em um futuro próximo. Mas meu objetivo final é viajar o mundo buscando inspiração. Vou começar nesse final de semana, minha primeira parada será em Hong Kong.

Eu também estarei contribuindo para o meu adorado slashTHREE, mas o tema do pacote atual é difícil, mas estou encontrando uma maneira de lidar com ele. Incompatibilidade pessoal, você sabe.

Já estou curioso para ver seus próximos trabalhos! Agora quero saber do material exclusivo que você guardou para essa entrevista para oAbduzeedo.

Vladimir: Essa é a capa do CD da banda Injunity. Porque deixei como material exclusivo? Porque o Abduzeedo ajuda no aprendizado de muitos artistas iniciantes; eu quero inspirar artistas, instigar raízes criativas, e por isso escolhi oAbduzeedo como o primeiro e único lugar onde você pode ver essa arte. Mais tarde, talvez em um ou dois meses, esse trabalho estará no meu portfolio, mas até lá, você o encontra apenas aqui! Mesma coisa para o meu último video para aMTV, “Physics of Unreal”. Aproveite!

Design Interview with Vladimir Tomin

Wow, que ótima idéia, a motion artwork é fantástica! Obrigado por guardar essas exclusividades para essa entrevista. Sei que os leitores vão adorar!

Vladimir: Eu que estou muito contente por oferecer algo exclusivo para esse site!!

Bom, com certeza essa entrevista foi ótima e mostrou mais sobre você e sua arte. Quais suas últimas palavras para os leitores?

Vladimir: Vou me repetir: Se você não ama o que faz, faça outra coisa. Isso funcionou para mim.

Obrigado por seu tempo Vladimir!

Vladimir: Obrigado pelo convite, gostei muito da entrevista e estou orgulhoso de ver meu trabalho nesse site. Oh, e por falar nisso, estou planejando dois pacotes de novas fontes para o começo de 2010 e adoraria que eles fossem exclusividade doAbduzeedo também, então se preparem. Espero ver vocês em breve, obrigado pela leitura!

Alguns Trabalhos

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin

Design Interview with Vladimir Tomin