Já fazia um tempo que não postávamos um tutorial usando o Pixelmator, e agora, com o lançamento do Pixelmator 2.0 decidimos mostrar nosso amor por essa ferramenta com um novo tutorial.

Hoje vamos mostrar como criar o escudo do capitão américa usando apenas o Pixelmator. O processo é super simples e não vai levar mais de 30 minutos.

Passo 1

Abra o Pixelmator e crie um novo documento. Estou usando o tamanho 2560x1440 pixels. Depois disso com a Gradient Tool (G), preencha o background com o gradiente radial default preto/cinza.

Passo 3

Pixelmator 2.0 tem novas features muito legais, como vector shapes. Então selecione a Ellipse Tool e crie um círculo. Depois disso vá até Shape Settings e troque fill color para vermelho (#d51a37).

Passo 4

Nas opções Shape Settings você agora pode também adicionar sombra. Então marque a opção Shadow e use preto em color, 90º Angle, 10px Offset e 30px Blur.

Passo 5

Adicione 3 círculos. Um cinza claro, um vermelho e um azul. Depois disso adicione uma estrela como na imagem abaixo. Veja que eu adicionei sombra nos círculos internos também, usando 5px no Offset e 2px no blur. Outra coisa importante a fazer é duplicar os círculos e trocar as cores deles para branco e mover eles 2px para cima, deixando-os abaixo dos originais. A ideia aqui é criar um highlight.

Outra coisa importante a fazer é fazer todos os círculos "clipping masks" do círculo maior.

Passo 6

Adicione uma nova layer e vá até Layer>Create Clipping Mask. Preencha a nova layer com branco usando a Paint Bucket Tool (N). Depois disso lembre de ter preto e branco como cores de background e foreground. Vá até Filter>Style>Noise. Use 30% em Amount e selecione Monochrome.

Passo 7

Agora vá até Filter>Distort>Twirl. Use 500 px em Radius e 720º Angle.

Passo 8

Repita isso 6 vezes para deixar o efeito mais forte.

Passo 9

Troque o Blending para Multiply. Depois disso duplique a layer para deixar o efeito mais forte.

Passo 10

Selecione a Gradient Tool (G) e crie um novo gradient preset. Use Angle no type e use branco, preto, branco, preto e branco. Adicione uma nova layer e faça clipping mask. Preencha a layer com o novo gradiente como na imagem abaixo.

Passo 11

Troque o Blending para Multiply com 60%, depois duplique e troque o blending da nova para Hard Light com 60%.

Passo 12

Agora vamos deixar o efeito mais realista aplicando algumas texturas. A que estou usando é do maxstockphoto e se chama Metal plate background texture. Cortesia do Shutterstock.

Passo 13

Troque o blending para Overlay com 30%. Depois disso vá novamente até Filter>Distort>Twirl. Use os mesmos presets do Passo 7.

Passo 14

Duplique a layer novamente e troque o blending para Color Burn com 33%.

Conclusão

Agora apenas adicione textura no background. A que estou usando é de Kompaniets Taras e se chama seamless silver metal texture with empty place for your text or image.

Como você pode ver o processo é simples. Com as novas ferramentas do Pixelmator fica mais fácil de testar formas como círculos, retângulos, estrelas e coisas assim. Esse efeito pode ser usado para criar botões bacanas e até ícones, agora é com vocês.

Download Arquivo Pixelmator

Faça o Download do Arquivo Pixelmator usado no tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.