Neste estudo de caso Olly Howe vai não apenas nos mostrar como criou sua peça "Gone with the wind" como também vai nos explicar todo o passo a passo, dizendo como fez tudo para que possamos entender como a peça foi feita e que técnicas ele usou.

Alguns dias atrás vi o trabalho de Olly Howe e tenho que dizer que fiquei impressionado com seu estilo, algo impressionante e diferente que faz do portfolio dele um dos melhores que já vi. Primeiramente gostaria de agradecer Olly por seu tempo em fazer esse estudo de caso para o abduzeedo, "Abaixo vocês vão encontrar uma breve explicação de algumas técnicas que usei nessa ilustração. Não vou explicar todo o trabalho feito, mas espero dar algunsinsights de como trabalho." Para mais informações sobre Olly visite 4playgraphix.com e behance

Estudo de Caso

WORKFLOW 1 : - Fotografia de Konrad Bak.

WORKFLOW 2: - Digitalizei a imagem com elementos de aquarela, fiz mask no corpo da modelo nesses elementos para dar um efeito de borda. Adicionei o sol. - Melhorei a cor da pele da modelo, adicionei mais profundida duplicando a foto e aplicando filtro OVERLAY na layer de cima e passando a saturation para 0. Também apliquei SMART SHARPEN de 0.9 na layer de baixo e brinquei com os LEVELS e CURVES até que ficasse satisfeito. - Comecei a colocar detalhes de desenho (linhas) com meu Wacom tablet.

WORKFLOW 3: - Adicionei cor ao background e muitos outros detalhes de desenho, comecei também a brincar com a composição dos elementos duplicando a mask aquarela e deixando de selecionar o link entre conteúdo de layer e mask, o que permite que a mesma mask seja aplicada em todas as layers duplicadas. - Iniciei a mostrar os elementos em aquarela.

WORKFLOW 4: - Misturei a composição e fiz mais algum trabalho em cima e abaixo da modelo para que o blend fosse mais eficiente. Para fazer isso usei vários brushes e opacidades para mascarar áreas. Então adicionei alguns desenhos para seguir as linhas da imagem original para dar um efeito de rascunho para as áreas 'masked out'. - Adicionei adjustment layer LEVELS em toda a ilustração para então poder brincar adicionando ou tirando profundidade. - Adicionei texturas de aquarela maiores ao background, ajustei as leyers em 20% opacity e as deixei completamente DE-SATURATED, então apliquei um filtro de LUMINOSITY.

WORKFLOW 5: - Alterei a composição e decidi colocar asas. Essa é a parte boa de trabalhar livremente, o design pode tomar um rumo diferente a qualquer momento. As asas estavam muito escuras e usei aDODGE tool com diferente opacidades para deixá-las mais claras. Também dupliquei a layer das asas e ajustei a layer superior para SOFT LIGHT, opacity 50% e saturation 0% para dar mais profundidade de luz.

WORKFLOW 6: - Detalhe 'close up', adicionei mais aquarelas e efeitos de desenho/rascunho, os desenhos fiz com meu Wacom tablet usando o brush tool set com hardness de 6%, diâmetros entre 1 & 7 pixels e várias opacidades diferentes.

WORKFLOW 7: - Eu queria muito mais coisas no background, então comecei a adicionar mais layers e texturas. - Adicionei a cena da floresta para usar como base layer e masked out a parte de cima e de baixo com a gradient tool. Então adicionei a textura de um muro arranhado acima dessa layer e apliquei um filtro COLOUR BURN e deixei a layer opacity em 60% - Usei um brush com um tom verde claro atrás e ao redor da modelo para deixá-la mais em evidência. - Coloquei o Sr. Lobo e ajustei ele usando levels e aplicando um yellow COLOUR filter layer.

WORKFLOW 8 - Adicionei um elemento ao redor das asas (que cortei de uma fotografia) e muitas outras texturas. - Adicionei 3 novas gradient layers, uma delas marrom do topo esquerdo com um filtro COLOR aplicado para criar uma área "monotone" no lado da mão esquerda. - Coloquei a layer do muro acima das asas para dar a elas um efeito sutil, parecendo uma pintura. - Ajustei a opacidade da layer da floresta para 20%. - Mexi na layer do sol para revelar mais cores e coloquei mais detalhes com o Wacom tablet e também com o mouse. - Adicionei o cavalo e o editei com a DODGE tool e LEVELS para conseguir a iluminação apropriada.

WORKFLOW 9: - Gostei de todas as cores mas achei que estava um pouco de mais para essa ilustração e coloquei um gradiente de laranja para verde, de baixo para cima, 80% comHUE filter aplicado para diminuir as cores e criar um look bacana complementando os tons de pele da modelo.

PEÇA FINAL: - Coloquei mais alguns detalhes gerais como a tattoo dela e a tira nos olhos. Também coloquei mais efeitos desenhados e brinquei um pouco com a iluminação, cores e LEVELS adjustment layer até ficar contente. O processo de trocar as cores pode levar um tempo até que eu fique satisfeito.

Close ups

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.