O que começou como um projeto de escola passou a ser um sério conceito de uma nova embalagem para o Doritos. Nas mãos criativas do estudante e designer Peter Pavlov, tudo é feito por uma razão e aqui você vai ver tudo sobre um projeto de design de embalagem. E aproveite para deixar um comentário com sua opinião sobre o projeto.

O projeto começou como um exercício na escola onde eu deveria trabalhar em um open-brief passado pela YCN (http://www.ycnonline.com/). No começo da minha pesquisa sobre o projeto, analisei o que faz o Doritos ser diferente da concorrência. O resultado foi óbvio: seu formato e textura. Então esse foi o ponto inicial do design. Comecei a olhar para tudo que tivesse forma triangular. A primeira coisa que chamou minha atenção foi o tetraedro, usado na famosa embalagem TetraPak (http://bit.ly/hv9Oq). Eu passei um bom tempo tentando 'forçar' essa forma de embalagem a funcionar para o salgadinho, mas nunca fui bem sucedido nas tentativas. Essa foi uma lição importante para mim: "Você nunca pode forçar algo em design. A solução deve 'pousar como uma pluma' sem pressão". Depois de superar esse problema, eu estendi minha pesquisa para novas áreas: origami (http://bit.ly/18wMZX) e mosaico de papel (http://bit.ly/10LhVo). Essa experiência me uma visão totalmente nova do conceito. Mas ainda estava faltando uma parte: umlink entre a embalagem e a terra natal do salgadinho, o México. Então me aprofundei na história mexicana, o que me levou até os ancestrais deles, os Astecas e suas reconhecidas esculturas, os totens (http://bit.ly/CCQoh). Essa foi a grande descoberta do projeto. Depois disso comecei a fazer alguns rascunhos e a criar alguns pequenos modelos de papel para testar as soluções. Durante essa fase eu tive a idéia da forma final da embalagem, que se assemelhava a um totem simplificado, mas com uma característica extra: a estrutura mantinha a embalagem fechada depois de aberta. Se não fossem os mini modelos, eu jamais teria descoberto isso. Por essa razão que sair do computador durante um projeto é importante.

A embalagem pode ser feita de papelão ecologicamente correto. O que é bom nesse material é a sua textura natural que se assemelha a textura do salgadinho. A forma da embalagem é a sua estrutura, que pode permanecer fechada depois de aberta. Abaixo você pode ver um modelo reduzido de como funciona.

Essa solução diferenciaria o Doritos da concorrência e construiria um forte efeito nas prateleiras.

O outro lado bacana desse conceito são as faces triangulares que alem do valor ergonômico, criam uma superfície legal para ilustrações. Por isso estou convidando os designers que queiram colaborar e criar uma arte pessoal que seja uma reflexão dos atributos doDoritos. As diretrizes são intermináveis, podemos focar na visualização do gosto, dos principais ingredientes ou até mesmo recriar a reação depois de comer um ULTRA HOT SPICY Doritos!

Eu preparei um Doritos Template Pack (http://bit.ly/rGY2V) que contem dois diferentes 'layered .psd templates' para que você possa aplicar seu trabalho. Depois disso as soluções devem ser enviadas dentro desse grupo no Facebook: http://bit.ly/tQvpU

O que você achou desse projeto? Divida com a gente sua opinião para que possamos mostrar mais projetos legais como esse.

About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.