No estudo de caso de hoje vamos acompanhar como essa imagem foi criada usando um mix de 3D, photoshop e fotografia. Os autores também explicaram como tudo foi feito para você poder entender o processo. Vale a pena conferir!

O layout do trabalho da TIM Grenal chegou para nós como um desafio: precisávamos produzir uma imagem de uma partida de futebol, jogadores em campo, sendo assistidos por torcedores, posicionados na parte mais alta de um enorme estádio de futebol. Além disso precisávamos manter um equilíbrio absolutamente simétrico e perfeito entre as duas torcidas rivais da região Sul do país.

A primeira parte da produção foi decidir como faríamos o estádio, pois ele não poderia ser parecido com o estádio do Inter e nem com o estádio do Grêmio, deveria ser um estádio neutro. Depois de uma extensa pesquisa de locações para encontrar o estádio ideal para clicar, concluímos que todos os estádios mais modernos são bastante parecidos. E então optamos por fazê-lo em 3d, pois desta forma poderíamos “criar” um estádio neutro, alterando e mudando as características do local com maior facilidade, e atendendo melhor as exigências do cliente.

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Com o estádio modelado, precisávamos humanizá-lo com torcedores e ele deveria estar com a sua lotação maxima, com as duas torcidas divididas. O resultado que conseguimos com o 3D, foi incrível, milhares de pessoas tomando as arquibancadas por completo. Mas a cena ainda precisava ficar mais real… então aplicamos pequenos detalhes com o photoshop, usando imagens das torcidas de verdade, que fizeram toda a diferença. Dezenas de bandeirinhas, bandeirões, papeis picados e sinalizadores para deixar a festa mais bonita e real. Com o mesmo recurso, aplicamos os jogadores em campo.

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Como o fundo estava pronto, pudemos dar início a segunda parte do processo: o primeiro plano.

Para a produção fotográfica, foi feito um casting para escalar os torcedores. As camisas foram produzidas sem os números (para serem aplicados depois) as bandeiras dos times confeccionadas. Com tudo pronto para o clique, precisávamos decidir onde seriam feitas as fotos: se era melhor em estúdio ou numa externa. Depois de uma rápida pesquisa, encontramos o local perfeito para clicar os modelos. O lugar escolhido foi aqui mesmo, onde a Artluz tem sede, na Lapa. Para ser mais específico, nas escadarias da Lapa. Que lugar poderia ser melhor para clicar um estádio com vários andares diferentes do que uma escadaria enorme? Assim teríamos o resultado perfeito e mais real possível de luz, ângulo, e proporção.

Depois do clique feito e aprovado, a pós-produção pode trabalhar na reta final da imagem. Posicionando e integrando os modelos na imagem do estádio. Para finalizar o clima geral da imagem, usamos o equilíbrio entre as cores dos times, para criar uma imagem que agradasse tanto a gremistas quanto colorados.

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Espero que tenham gostado do resultado final.

Case Study: Inter x Gremio Stadium

Créditos:

CGI - Felipe Eckhardt

Retoque - Helena Lopes / Marc Recco

Foto - Alexandre Salgado



About the author of this post

My name is Paulo Canabarro, I'm a passionate freelance web designer paulocanabarro.com and enthusiastic blogger here at abduzeedo. Catch me designing Wordpress Themes. Say hello on twitter @paul0v2.