Línguas

Top Navigation

Estudo de Caso: Web Design - Refilmagem

janeiro 15, 2010 from fabiano's blog

É com imenso prazer que apresento o novo projeto em que participei, chama-se Refilmagem. Um site de cinema pensado para agregar em um único local todas as informações dos filmes em cartaz e as estréias dos cinemas aqui de nossa cidade, Porto Alegre. O projeto é do nosso sócio naZee e sua namorada, Eduardo e Gisele (a GisMullr!), e abaixo eu mostro pra vocês como foi este trabalho.

Quando o Eduardo veio falar comigo para participar do projeto e criar o layout do site achei fantástica a idéia, não por eu ser um cinéfilo inveterado, pois apenas assisto meus filmes e gosto de ir ao cinema, nada além disso. O que gostei foi do da proposta do trabalho, de desmistificar a idéias destes sites complexos de cinema, e trazer todas as informações em um só local, de forma simples e direta.

A idéia surgiu motivada pela frustração e dificuldade de encontrar em um único site as estréias da semana, filmes em cartaz, maiores bilheterias do fim de semana e um resumo geral do filme com o poster, trailer legendado e grade de horários. Gisele/Eduardo

Pra iniciar o trabalho, ele me enviou algumas referências de sites que aplicam conceitos interessantes, com um bom uso de tipografia, diagramação de conteúdo, comapresentação simples, e assim me fizesse entender o que ele estava querendo. Algumas referências então foram estas:

Web Design Case Study - Refilmagem
Emptees

Web Design Case Study - Refilmagem
Strange Beautiful

Web Design Case Study - Refilmagem
Volumedia

Web Design Case Study - Refilmagem
Robbie Manson

Desenvolvimento antes do Design

O site foi desenvolvido em Drupal, adoramos esse CMS, e o Eduardo tem se divertido muito com a diversidade de módulo e feito chover com eles. Ele já havia sido iniciado quando entrei, e este processo foi bacana, pois começamos a trabalhar nolayout já com uma idéia de estrutura definida.

Refilmagem é basicamente um mashup onde quase 90% do serviço é automatizado utilizando vários tipos de API's e tecnologias como yahoo pipes, yql, json e jquery. Além disso o site conta com um editor/administrador para dar o toque final e garantir o funcionamento e a qualidade do serviço. Eduardo Sasso

Web Design Case Study - Refilmagem
Drupal com CSS muit básico.

Em cima disso começou os rabiscos para ver o que poderíamos fazer mantendo aquela mesma estrutura, se iríamos testar algo diferente, como posicionar alguns conteúdos, que tipo deheader iríamos utilizar, e assim por diante.

Web Design Case Study - Refilmagem
Primeiros wireframes feitos à mão.

E claro, tendo um wireframe definido passamos por diversos testes de layout até chegarmos no design final.

Web Design Case Study - Refilmagem
Different design tests

O Fabio entrou nesse processo final também para ajudar no layout, foi fundamental o auxílio dele nessa etapa do trabalho. Quando chegamos em um modelo que gostamos, começamos então os refinamentos de design trabalhando noFireworks e CSS ao mesmo tempo. Em determinados momentos é muito mais rápido testarmos direto no CSS antes, pois é ágil e temos a noção exata de como vai se comportar no browser.

Ajustes de Design

Web Design Case Study - Refilmagem
CSS básico já com algumas definiçoes de cores e espaçamentos.

Web Design Case Study - Refilmagem
Começamos a trabalhar com elemetos no header, sombras e gradientes.

Web Design Case Study - Refilmagem
Abusamos de CSS3 para sombras e Round Corners

Web Design Case Study - Refilmagem
Detalhe do header, esse deu trabalho pra refinar e organizar o conteúdo.

Web Design Case Study - Refilmagem
Alguns detalhes feitos de última hora.

Web Design Case Study - Refilmagem
E como o Eduardo é um fã incontestável do Rocky, a participação dele no projeto era indispensável!

Esse projeto começou agora somente para nossa cidade Porto Alegre, mas em breve a programação do site será expandia para as demais cidades do país. Já estamos com essaimplementação no forno, e para aqueles que não são daqui mas querem matar a curiosidade e dar uma navegada, fiquem à vontade pra conferir refilmagem.com.br.

Design Final

Web Design Case Study - Refilmagem

Sobre o autor

I'm from Brazil, co-founder of Zee with Fabio. Nowadays I like to play with Fireworks, Photoshop and improve my skills in CSS. If you wanna request some posts, please feel free to contact me or follow on Twitter.

Sponsored Links:

More articles about:

Comments and Reactions

Featured Tutorial

Dicas Rápidas Photoshop: Overprocessing in Photography
Dicas Rápidas Photoshop: Overprocessing in Photography
Ferramentas como Photoshop e Lightroom permitem que fotógrafos manipulem imagens de formas que antes nem imaginávamos. Essas inovações levaram ao aumento do número de fotógrafos conhecidos por suas imagens "surreais" ou altamente processadas. Um artista bastante conhecido por isso é Dave Hill. Você deve lembrar de ter visto posts sobre o trabalho de Dave Hill por aqui. Esse "visual Dave Hill" é bastante comum em fotografias de bandas.

Try this Wallpaper

Wallpaper da Semana #58 - Lustix
Wallpaper da Semana #58 - Lustix
O wallpaper dessa semana é de um motion design e ilustrador, Gabriel Pulecio, também conhecido como Lustix. Com um portfolio impressionante, Gabriel já fez trabalhos para Adobe, Mercedez Benz, Fuse entre outros. Para mais informações visite a página de Lustix em http://www.lustix.com/

Book Suggestion

Sugestão de Livro: The Art of the LP: Classic Album Covers 1955-1995
Sugestão de Livro: The Art of the LP: Classic Album Covers 1955-1995
A sugestão de livro dessa semana é realmente inspiradora, especialmente para aqueles que são fãns de LPs. O livro se chama The Art of the LP: Classic Album Covers 1955-1995 e mostra uma bela variedade de estilos designs de capas de punk rock a pop, tudo dividido em capítulos temáticos.