Este tutorial vai demonstrar como criar um efeito incrível usando Pixelmator. Ele é baseado em uma imagem que criei 2 anos atrás usando Photoshop. A idéia é misturar a foto de uma garota com alguns efeitos de luz, usando basicamente filtros default, brushes e blend modes.

Um coisa legal é que quando eu estava fazendo este trabalho no Pixelmator, eu pude testar diferentes filtros usando o real time preview que o programa oferece e que faz uma grande diferença na produtividade.

Você pode fazer o download para testar o Pixelmator em: http://www.pixelmator.com/download/

Passo 1

Crie um novo documento, e use a Gradient Tool (G) e preencha a background layer com o gradiente de preto para um cinza escuro no centro. Use Radial for the Gradient Type.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 2

Coloque uma imagem no centro do documento; eu usei uma imagem de uma garota de biquíni.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 3

Duplique a layer da garota e clique em Image>Desaturate. Mude então o Blending da layer para Overlay. Você pode também aplicar o Gaussian Blur.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 4

Duplique novamente a layer da garota e posicione essa nova layer atrás das outras. Clique então em Filter>Blur>Zoom Blur. Use 21 para Amount, e mova o controlador até que alcance o resultado desejado, como na imagem abaixo.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 5

Agora apenas mude o ajuste da layer de Blending para Color Dodge, e o efeito vai ficar mais escuro e mais sutil, como raios de luz.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 6

Mais uma vez vamos duplicar a layer original da garota. Essa nova cópia precisa ficar atrás das outras layers da garota. Clique então em Filter>Blur>Motion Blur. Use 50 para Radius, e 26 para Angle. Troque também de Blending para Color Dodge.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 7

Duplique a layer na qual aplicamos o motion blur duas vezes para ter um total de 3 cópias da mesma layer. Isso vai deixar o efeito de luz muito mais forte.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 8

Agora vamos adicionar uma nova layer na frente da background layer e atrás das outras. Clique em Filter>Generator>Clouds, use preto e branco nas cores, e clique OK. O filtro clouds (nuvens) é bom pois deixa a luz menos uniforme. Novamente troque de Blending para Color Dodge.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 9

Adicione outra layer em cima das nuvens, então com a Gradient Tool (G), preencha a layer com o default rainbow gradient em Gradient Panel (View>Show Gradient). Troque então de Blending para Overlay.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 10

Agora nós podemos colocar as fagulhas, os brilhos. Primeiro, adicione uma nova layer e preencha com preto, troque então de Blending para Color Dodge. Depois disso, vá até View>Show Brushes. Selecione um brush arredondado regular e dê um duplo clique para editá-lo. Aumente o Spacing para 705% e o Scatter para 90%; garanta também que o Hardness fique com 0%. Agora temos o brush perfeito para criar as fagulhas. Selecione o Brush Tool (B) e comece a pintar algumas fagulhas como na imagem abaixo. Mude o tamanho do brush usando as teclas de atalho do teclado [ and ].

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 11

Para criar mais efeitos de luz adicione uma nova layer e a preencha também com preto. Usando o Rectangular Marquee Tool (M), crie uma seleção retangular, use então o Brush Tool (B) para selecionar um brush grande e arredondado. Use a cor branca dentro da seleção retangular como na imagem abaixo.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 12

Troque de Blending para Color Dodge e teremos boas "rajadas" de luz. Duplique a layer e a posicione mais para o meio da imagem. Então vá até Edit>Free Transform e faça uma rotação conforme abaixo.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 13

Adicione seu logo e o efeito está essencialmente finalizado. Você pode adicionar mais luz atrás da garota, mas lembre de sempre criar uma nova layer e a preencher com preto primeiro, para depois usar o Color Dodge para blending e branco para a cor das luzes.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Passo 14

Selecione todas as layers e as duplique, clique então em Layer>Merge Layers. Dessa maneira uma layer terá a imagem e as outras layers ficarão atrás da imagem. Quando a flattened layer estiver selecionada, vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 para Radius e clique OK. Depois disso, simplesmente troque de Blending para Screen e reduza a Opacity para 75%; essa mudança criará um efeito de brilho legal.

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Conclusão

Nesse tutorial nós brincamos com alguns brushes e com o Color Dodge blending e criamos alguns efeitos de luz bacanas. Também usamos 3 tipos de blur: Zoom, Motion e Gaussian. O Pixelmator é incrivelmente rápido ao lidar com blurs; nós podemos fazer o preview em real time, fazendo com que fique mais fácil e rápido testar coisas diferentes. Agora basta brincar com a ferramenta, aproveite!

Sparkling Hot Girls in Pixelmator

Download do Arquivo Pixelmator

Clique aqui para fazer o download do arquivo Pixelmator usado nesse tutorial

Editado por GisMullr

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.