Como sou um grande fã de comic books, sempre adorei as identidades visuais de personagens famosos. A maioria dos logos de super heróis são na verdade uma incorporação dos super poderes de cada personagem. Sempre gostei do logo do Hulk pois ele sempre me lembrava da força incrível do personagem.

Esse é um tutorial intermediário, então não é tão longo nem tão complicado como outros tutoriais. Como sempre, um tablet pode ajudar bastante no processo, mas caso não tenha um, pode fazer tudo com um mouse, alguns passos ficarão apenas mais difíceis. De qualquer forma, espero que vocês gostem e que entendam a dinâmica simples por trás da formação do logo.


Passo 1

Primeiro fiz um rascunho super simples, fazendo 2 linhas e 4 colunas para espaçar as letras. Depois desenhei as letras em uma versão quadrada, tentando deixar elas semelhantes.



Coloque isso no Illustrator e use a round rectangle tool com 0,5 cm radius para criar a forma das letras. Prefiro usar formas mais leves como essas, depois apenas coloque retângulos para deixar mais plano.










Depois de fazer todas as letras, você deve selecionar todas elas usando a opção pathfinder chamada Unite para fazer uma peça de tpdas elas.



Você também pode ajustar os cantos criando outro retângulo sobre ele e usando a opção pathfinder Minus Front, assim você terá a aparência arredondada da letra.


Eu usei uma tipografia sans serif nas letras, essa é chamada Gotham Black, mas você pode usar outra que também seja pesada.


Faça o Outline (command + shift + O / ctrl +shift + O), ajuste tracking entre as letras e vamos aplicar um offset path para que elas não fiquem uma por cima da outra. Ok, vá até Object > Path > Offset path e ajuste offset para 0,2 cm.



Você terá algo assim... agora vamos aplicar um soft gradient usando the gradient tool (G).




Passo 2

Vamos fazer as rachaduras nas letras. É super simples de fazer, e fica ainda mais fácil usando a pencil tool (N) em um tablet para ficar mais irregular. É mais fácil ter esse resultado assim que com a pen tool (P).



Agora é hora de adicionar reflexos, a lógica é simples: coloque a luz acima da rachadura. No começo parece não fazer sentido, mas confira os exemplos abaixo e você vai entender.



Vamos repetir o processo em cada uma das letras grandes, mas dessa vez vamos fazer mais detalhes. Deve parecer com um tijolo, então primeiro faça linhas horizontais, depois verticais. Depois, usando a pencil tool (N) adicione rachaduras e ajuste as linhas para ficar mais irregular.


Essa parte é um pouco chata no começo, mas depois que entender a dinâmica, tudo ficará mais fácil.





Use a mesma regra de luz aplicadas nas letras. Faça novamente nas letras grandes. Lembre: a luz vem de cima, então a maioria deve ser direcionada para o lado.






Passo 3

Agora que temos o vetor pronto, vamos abrir o Photoshop e adicionar texturas e efeitos. Primeiro faça um background usando a paint bucket tool (G).


Cole a tipografia como Smart Object e a selecione com command + click / ctrl + click na layer.


Faça então uma nova layer, usando a paint bucket tool (G) preencha com verde neon. Duplique a layer (command + J / ctrl + J).


Na primeira layer (a do topo) vamos aplicar motion blur (Filter > Blur > Motion Blur) com esses ajustes. Depois, ajuste blending mode para Soft Light.


Na segunda layer vamos aplicar radial blur (Filter > Blur > Radial Blur) com os seguintes ajustes. Não esqueça de colocar as duas atrás da smart object layer.


Você vai ter algo assim:


Você também pode adicionar soft outer glow an type smart object (Layer Style > Outer Glow).


Eu usei essa textura grunge para dar um ar mais realista. Você encontra a textura aqui. Primeiro eu colei e usei a seleção smart objetc para criar duas novas layers (command + J / ctrl + J).


Na primeira eu usei o blending mode chamado Multiply com opacity de 50%.


Na segunda usei o blending mode chamado overlay para deixar mais claro. Não esqueça de colocar a layer com Multiply acima da overlay.


Conclusão



Download Adobe Illustrator File

Faça o Download do Arquivo Illustrator usado no tutorial

About the author of this post

I'm Marcos Torres, I'm a Graphic Artist from Brasil. You can know more about me at my Website, at my Tumblr or at my Flickr.