Seguindo meus estudos de Cinema 4D, nesse final de semana eu comecei a brincar com luzes e iluminação. É impressionante o que podemos fazer usando Iluminação Global (Global Illumination), podemos tranformar uma cena simples em uma imagem complexa usando luzes e sombras. Depois disso noAdobe Photoshop eu adicionei alguns detalhes.

Nesse tutorial eu vou mostrar como criar uma cena inspirada naqueles filmes de Gangsters e também no capítulo NOIR do depthCORE. Vamos usar o Cinema 4D e depois o Photoshop para finalizar a imagem.

Passo 1

Abra o Cinema 4D e clique em Draw Freehand Spline (1). Digite a palavra que você quer usar, no meu caso eu use "Light". Depois ajuste a perspectia da cena com os icones de ajuste que tem no canto superior direito das janelas (2).

Image of a step of the Stylish Light in Cinema 4D and Photoshop Tutorial

Passo 2

Com o texto em spline criado, precisamos agora transformar ele em um solid, para fazer issso vamos utilizar o ExtrudeNURBS. Clique no ícone Add HyperNURBS Object (1). Depois disso mova o layer do texto para dentro do layer do ExtrudeNURBS no Painel de Objetos. Precisamos configurar a maneira que o Extrude ira funcionar. Use no Extrude Setting 0, 0 and 72m para o movement (2).

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Passo 3

Vamos criar a cena onde o texto vai estar inserido. Clique no ícone Add Cube Object. Depois vá em Function>Make Editable, e com o Scale Tool (T) faça com que cubo seja muito maior, ele vai ser como se fosse uma sala e a palavra vai estar encostada na parede. Use a imagem abaixo para referência.

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Passo 4

Agora precisamos criar uma porta por onde a luz vai entrar e iluminar a sala. Adicione outro cubo como no passo anterior e posicione ele como na imagem abaixo.

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Passo 5

Clique em no ícone Add Array Object(1) e selecione o Boole object (1). Daí teremos que mover o Cubo da Sala e o Cubo da porta para dentro desse objeto Boole Object (2), o processo é o mesmo que fizemos para criar o texto em 3D.Nas propriedas do objecto Boole mude Boolean Type to "A without B". A ordem é muito importante por isso verifique se o cubo que vai ser a sala esta acima do cubo que será a porta.

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Passo 6

Agora vamos iluminar a cena, no caso a parte mais importante do tutorial. Adicione uma luz, iremos usar somente uma luz na imagem. Para fazer isso clique no ícone Add Light Object. O tipo de luz que iremos usar é Omni. Depois disso teremos que posicionar a luz de tal forma que ela ilumine a cena como imaginamos. Renderize a cena algumas vezes para testar. Use a posição que eu usei usando a imagem abaixo para referência.

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Passo 7

Para as configurações da luz vamos usar 140% Intensity e selecionar Amient Illumination. Para o tipo de sombra use Area e para o Visible Light use Visible.

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Passo 8

Aqui podemos ver um render padrão, sem Global Illumination. Como podemos ver, é impossível ver as paredes e o texto.

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Passo 9

Vá em Render>Render Settings. No Render Settings box, selecione a opção Global Illumination. Vamos aumentar o Primary Intensity para 120%. Agora renderize a cena e compare. Mesmo que demore um pouco mais o resutlado será muito melhor, podemos ver o texto e as paredes de maneira bem realista.

Novamente no Render Setting box, vá em Output e selecione o Preset: Screen>1920x1200. Renderize a cena e salve a imagem para podermos usar no Photoshop.

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Passo 10

Abra a imagem da cena renderizada agora no Photoshop. Então vá em Layer>Layer Style>Pattern Overlay. Para o Pattern, selecione Light Marble 200x200. Vamos mudar também o Blend Mode para Overlay e a Opacidade para 70%.

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Passo 11

Aqui vamos usar uma imagem de um gangster do iStockphoto.com, você pode baixar a imagem em http://www.istockphoto.com/stock-photo-3201285-gangster-silhouette.php. Posicione o cara bem na entrada, em frente a porta como na imagem abaixo.

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Passo 12

Duplique o layer e vá em Edit>Transform>Distort. Daí é so ajustar a perspectiva da sombra, use a perspectiva da luz vindo da porta como referência.

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Passo 13

Converta o layer da sombra em Smart Objects. Então vá em Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 5 pixels para o radius.

Você vai notar nos layers que quando você adiciona o blur com um Smart Object, o Photoshop adiciona um thumbnail bracno escrito Smart Filters. Essse thumbnails funciona como quando você adiciona uma máscara em um layer, se pintar de preto a área que for pintada não receberá o filtro. Dessa forma selecione o Gradient Tool (G) e use preto e branco para a cor. Daí pinte esse thumb com o gradiente. Dessa forma o que for preto não vai ter blur apenas o que ficou branco. Assim criaremos um efeito legal na sombra, ela vai desfocando conforme vai se distanciando do cara.

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Passo 14

Adicione um novo layer e vá em Filter>Render >Clouds. Mude o Blend Mode para Screen e a Opacity para 20%. Depois disso com a Eraser Tool (E) apague quase todo layer, deixe apenas as nuvens que estão perto da parede. Use a imagem abaixo para referência.

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Conclusion

A idéia desse tutorial era compartilhar com vocês meus experimentos enquanto estou treinando e praticando com o Maxon Cinema 4D. Como falei antes a imagem foi inspirada no depthCORE chapter NOIR que era composto por imagens em preto e branco e, inclusive com algumas imagens com gansters. Porém, novamente, o objetivo desse tutorial era testar como funciona o global illumination no Cinema 4D e depois no Phothop sim que adicionamos o cara e alguns outros efeitinhos simples. Espero que você tenha gostado.

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Clique na imagem para ver maior.

Outra versão

Você pode brincar com algumas cores para dar um estilo mais cartoon para a imagem.

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