Algumas semanas atrás eu estava fazendo uns experimentos no Photoshop e decidi criar algo usando textura de cabelo e imagens. Estava pensando em fazer um texto, mas aí tive essa ideia meio maluca de usar o logo da Nike. Essa ideia é inspirada no trabalho de Glenn Jones AKA Glennz, que sempre usa marcas conhecidas para suas peças :)

Então neste tutorial vou mostrar para vocês como criar uma manipulação bacana para criar um anúncio Nike Hair. O tutorial é super simples e não vai levar mais de 30 minutos para você chegar ao resultado final.

Passo 1

Abra o Photoshop e crie um novo documento. Estou usando 2560x1440 pixels e background branco. Depois disso procure o logo Nike online. É super simples de encontrar uma imagem bacana via Google Image Search

Nike Hair in Photoshop

Passo 2

Assim que tiver o símbolo da Nike, é hora de usar algumas fotos de cabelo. A que estou usando é de 1809056 Ontario Ltd e se chama long brown hair style. Cortesia do Shutterstock.

Coloque a imagem no seu documento e deixe o logo por cima do cabelo, para termos uma referência.

Nike Hair in Photoshop

Passo 3

Com a Polygonal Lasso Tool (L) selecione uma área da imagem do cabelo que queira usar. Delete o restante.

Nike Hair in Photoshop

Passo 4

Vá até Edit>Transform>Warp. Comece a deformar a imagem para fazer o cabelo seguir a direção/formato do logo.

Nike Hair in Photoshop

Passo 5

Com a Magic Wand Tool (W) selecione o logo Nike. Depois selecione a layer com a foto do cabelo e agrupe (Layer>Group Layers). Com o grupo selecionado vá até Layer>Layer Mask>Reveal Selection.

Nike Hair in Photoshop

Passo 6

Agora que você tem a base para a ideia 'Nike Hair' vamos deixar a imagem mais realista. O segredo aqui é começar adicionando cabelo nas margens do logo para deixá-lo menos uniforme. Fazer isso é simples. Primeiro selecione a imagem do cabelo novamente e delete o background branco. Use a Magic Wand Tool (W) novamente e selecione a parte branca. Vá até Select>Refine Edges. Habilite Smart Radius e selecione o brush icon. Pinte sobre o cabelo e pressione ok. Depois disso apenas delete a seleção e você terá extraído o fundo branco da layer.

Nike Hair in Photoshop

Passo 7

Comece a misturar partes da imagem com seu logo, especialmente nas margens. A parte que parece uma cauda é simples (1) apenas adicione uma parte da imagem e ajuste com a warp tool. A curva da esquerda exige um pouco mais de trabalho. Veja que as margens não são perfeitas. Então para fazer isso apenas selecione a Brush Tool (B) com um brush pequeno e arredondado. Depois selecione o grupo com o cabelo e clique na mask. Agora comece a pintar na mask com a cor branca como se estivesse criando cabelo.

Nike Hair in Photoshop

Passo 8

Selecione todas as layers e as duplique. Depois disso selecione todas as layers duplicadas e vá até Layer>Merge Layers. Você também pode usar um atalho para fazer isso: Command(mac)/Control(pc) + Alt + Shift + E. Com a nova layer selecionada vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 10 pixels em Radius. Troque o Blend Mode da layer para Soft Light.

Nike Hair in Photoshop

Passo 9

Adicione uma nova layer e com a Brush Tool (B) e a cor preta pinte uma pequena sombra abaixo do logo. Você pode usar gaussian blur para deixar mais suave, como na imagem abaixo.

Nike Hair in Photoshop

Conclusão

Apenas adicione a palavra Hair usando a fonte Futura Condensed e nosso logo Nike Hair está pronto. Como você pode ver, o processo é super simples, a parte mais importante é sempre a ideia. Criar representações legais de marcas é um bom exercício, você sempre aprende algo com isso :)

Nike Hair in Photoshop

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.