Magomed Dovjenko, um cara e tanto, é um ilustrador freelance baseado na Alemanha. Ele fez vários designs conhecidos como as artes de tipografia para a adidas,reebok & NFL. Nós já mostramos o portfolio aqui. Nesta entrevista vamos conversar mais sobre o background dele e sobre os novos projetos em que ele está trabalhando.

Meu nome é Magomed Dovjenko e sou um ilustrador freelance que mora na Alemanha.
Eu trabalho principalmente nas seguintes disciplinas do design: Ilustração, Design Gráfico e Direção de Arte.
-
Nos últimos anos tive o prazer de trabalhar com grandes empresas da indústria como a
Nike ,Diesel, Adidas, Reebok, Jay-Z / Live Nation, Louis Vuitton, Moet Hennessy, K2, Ecko Unltd,
Johnson & Johnson e muitas outras.
-
Meu trabalho já foi apresentado em publicações como a Computer Arts,IDN Magazine,
Advanced Photoshop UK & FR, Beautiful Decay, Pilot Magazine, Digital Arts, além de ter sido
exibida na Maxalot Galery Time & Space Exhibition, Diesel Only the Brave New York and Miami Launch Parties,
Gorker Gallery/Semi Permanent na Exibição Lyrics & Type.
1. Primeiramente gostaríamos de agradecer por seu tempo e pela oportunidade de fazer essa entrevista para o abduzeedo.com. Nos fale mais sobre seu background em arte e design e o que fez você se tornar um artista e designer.
Desde criança, eu sempre desenhava e rabiscava coisas junto com meu pai. Ele me ensinou a desenhar, até que consegui desenhar meus primeiros personagens, e esse foi o meu começo!
Alguns anos depois (3 anos atrás) eu quis levar isso a outro nível por diversão, então tentei fazer meus trabalhos de maneira digital, viaphotoshop. Então depois de experimentar por 1 ano, finalmente me entreguei para a ilustração, o que faço profissionalmente hoje.



2. Seu trabalho é bastante único e criativo. De onde vem sua inspiração?
Vem principalmente da música e de artistas ao meu redor, e também de tudo que vejo. Você precisa manter seus olhos sempre abertos para tudo, pois nunca sabe o que vai inspirar você, o importante é estar aberto a inspirações diferentes.
3. Você poderia descrever para nós o seu processo típico de trabalho em um design?
Acredito que a primeira parte é fazer um brainstorming sobre as idéias, para depois começar o rascunho no Illustrator e visualizar minhas idéias. Mais tarde eu passo tudo para o Photoshop e finalizo. Algumas vezes eu desenho mais elementos no Illustrator para adicioná-los na ilustração principal que está sendo finalizada no Photoshop. Eu também desenho muita coisa com grafite/tinta, que posso scanear e "retouch" para montar na composição.


4. Quais são suas ferramentas de trabalho, em termos de hardware e software?
Minhas principais ferramentas são Illustrator e Photoshop, mas algumas vezes eu preciso pegar meus lápis e desenhar elementos, eu adoro o look que eles dão quando misturados ao trabalho digital, dá um efeito bacana e mais interessante que uma ilustração puramente digital.
5. Na sua opinião, quais são os prós e contras de ser um designer?
Pros: Se você tiver sorte vai ter oportunidade de trabalhar com as pessoas que gostaria, como músicos ou algo assim, você poderá ver suas camisetas sendo vendidas em grandes lojas, o que dá a você um ótimo nível de orgulho do seu trabalho. Além disso você pode ainda ser contratado por uma agência fora do país, e ganhar experiência, por exemplo, pode aprender alíngua do país, socializar com as pessoas, etc. É muito bom quando vemos nosso sucesso, isso nos dá força para seguir em frente.



6. Como o seu trabalho como artista e designer influencia sua vida? Você sente que vê as coisas ao seu redor de maneira diferente?
Com certeza tem algumas coisas fluindo de maneira diferente agora! Você vê a maioria das coisas de maneira diferente, por exemplo, antes de eu começar a fazer Ilustrações/Design Gráfico/etc., eu adorava todos aqueles anúncios que as pessoas faziam para seus clientes, mas hoje em dia eles parecem muito diferentes aos meus olhos, na maioria das vezes de maneira negativa. E quando você tenta explicar a seus amigos o que está errado em alguma coisa eles acham que você é louco,haha.
Você tem uma sensação diferente das coisas que vê ao seu redor, você não se impressiona tão facilmente como antes pois é mais experiente e mais crítico que antes, então você julga as coisas de maneira diferente.
7. Quais são seus projetos futuros?
Estou atualmente trabalhando em uma série de ilustrações para a Nike football, que estará disponível em 2011, também estou fazendo algumas camisetas para a nike que serão vendidas na Footlocker da Europa. Estou trabalhando também em 3 camisetas para a Lamar Odom's Clothing label " Rich Soil " e tenho outras coisas secretas em progresso... Eu realmente fiquei mais produtivo nesses últimos meses do ano, essa é a época onde as coisas ficam mais ocupadas para mim. Esperem projetos interessantes para 2010 de mim, até lá, fique ligado.


8. Quais são seus 5 websites favoritos e porquê?
www.cpluv.com
www.thisis50.com
www.kanyeuniversecity
www.twitter.com
www.behance.net
Fácil, thisis50.com & Kanye universecity pelas notícias e novidades de Rap / Hip-hop / Fofocas etc, e porque esses 2 Blogs? Kanye é meu rapper favorito e o 50 blog é o mais engraçado que conheço!
Behance & Twitter : Simples, comunicação. Neles vocês espalha a palavra sobre seu trabalho, mantem as pessoas informadas, coisas assim.
Computerlove - Blog favorito sobre arte e design, estou sempre passando por ele, e continuo esperando o relançamento, espero que seja em breve.
9. Mias uma vez gostaria de agradecer pela entrevista. Para encerrar, você tem alguma dica para novos artistas e designers?
Nunca deixe de querer mais, de melhorar e de alcançar objetivos. Busque fazer o melhor sempre, assim as outras coisas não serão tão difíceis comparadas a seu grande objetivo. E se chegar ao ponto de atingir seu grande objetivo, siga em frente. Simples.
Obrigado pela oportunidade!
Onde encontrar o artista
http://www.behance.net/aureax - Behance
http://iammago.com/ - Website & portfolio
twitter.com/iammago/ - Twitter
Mais trabalhos do artista





