O Processo Criativo do Projeto Final de Curso de Maxime QuoilinListThumbs

O Processo Criativo do Projeto Final de Curso de Maxime Quoilin

junho 19, 2009

Maxime Quoilin tem 21 anos e em breve vai concluir o curso de Design Gráfico. Ele é da Bélgica e mesmo sendo bastante novo no jogo (segundo suas próprias palavras), no último ano seu interesse por design aumentou muito. Ele gosta muito de design digital e pretende fazer posters publicitários no futuro, já que essa é uma das áreas do design que ele mais gosta. Para concluir o curso, Maxime trabalhou em um grande projeto onde criou um todo o brand de um energético fictício. Ele apresentou seu trabalho nessa semana e vamos mostrá-lo aqui para vocês.

Eu "topei" com o trabalho de Maxime enquanto procurava minhas imagens par o daily inspiration, e mencionei seu trabalho no nosso Daily Inspiration #220. Dois dias depois de eu mencionar seu trabalho, Maxime entrou em contato para colocarmos a peça dele no DI, comentei que já havia publicado a peça e perguntei se ele concordaria em nos mostrar o processo criativo do seu trabalho já que a peça era tão legal. Maxime concordou e aqui estamos, mostrando para você o processo criativo do trabalho de conclusão que ele apresentou.

Aproveite também para visitar o portfolio do Maxime no Behance.

Eu gostaria também de agradecer Maxime por sua atenção e cordialidade durante o processo de montar este post. Espero que gostem!

Então, apresento a vocês o trabalho e as palavras de Maxime!

Primeiramente, gostaria de explicar que estávamos livres para fazer praticamente qualquer tipo de trabalho de conclusão que quiséssemos. Alguns amigos fizeram todo o design de um Festival de Música fictício, de uma revista ou até mesmo inventaram um evento de basquete. Para o meu trabalho, decidi criar uma bebida energética porque me permitiria trabalhar com vários domínios como branding, identidade visual, embalagem e até mesmo posters publicitários. Aqui tentarei resumir ao máximo meu processo para dar a vocês uma idéia geral do processo sem ser cansativo.

Eu queria criar algo um tanto diferente, um tanto novo e com uma imagem limpa, simples. Queria evitar alguns clichês de imagens agressivas associados as marcas de energéticos (touros, monstros, etc) e da imagem de algo "não saudável". Não sou um mestre em química mas pensei em algo que não envolvesse taurina ou guaraná.

Portanto, iria usar algumas orientações para o logo e para toda a parte de papelaria ou publicitária. Usei então a cor azul (cor da harmonia e da confiança, mas que também simboliza a água e o frescor) e a cor branca (cor da limpeza e da pureza). A bebida ainda era um energético, então precisava dar a ela uma imagem de poder. Fiz isso usando uma certa quantia de simplicidade, para passar uma mensagem clara e sem distrações, uma força quieta. Eu também apresentei a imagem de poder nos posters publicitários. Então, foi muito importante trabalhar com essa dualidade em todo o processo de design. Não estou realmente estudando marketing, mas 65% dos consumidores de energéticos tem menos de 35 anos, então usei esses 65% como alvo, claro, mas sem esquecer dos outros 35%, um público mais adulto e mais consciente sobre as questões de saúde. Essa é a razão pela qual a dualidade entre força e saúde foi tão importante nesse caso.

Quanto ao nome, dei uma olhada em um dicionário latino e encontrei a palavra “valens”, que significa força e saúde. Nem preciso dizer que a palavra se enquadrou perfeitamente no produto. Adicionei a tag-line "powerful water" (água poderosa) para especificar um pouco mais o produto. Como é um "produto novo", achei necessário especificar.

Agora vamos analisar o logo. Eu tentei sair da idéia da agressividade que a maioria dos energéticos usa. A idéia era usar um elemento representativo da água, dando um look mais fino e dinâmico. Uma gota foi a forma mais óbvia de representar a água que consegui imaginar. Então apliquei uma tendência chamada VariDot, que consiste em usar múltiplos pontos de diferentes tamanhos e cores, para formar algo, um todo. Essa tendência dá ao logo uma dimensão artística (e também intrigante). O tamanho geral dos pontos aumentam com o senso de leitura, que implica em uma certa quantia de dinamismo. O tamanho varia bastante, é muito randômico, o que representa um pouco de nervosismo (mesmo com a minha idéia da imagem saudável, ainda estamos falando de um energético). Apliquei 3 tons diferentes de azul no pictograma. A fonte é a ITC Avant Garde, que é simples e legível, e usada notavelmente pela Adidas.

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

A lata, a embalagem e a sacola de papel usam as mesmas regras de design. Forte simplicidade, quase minimalista, para representar uma imagem limpa, sem distrações. Eu acredito que esse minimalismo também dá a imagem da marca mais luxuosidade.

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Para o material de papelaria, publicidade e identidade da marca, as mesmas regras foram usadas. Uma forte simplicidade, caracteres pequenos para focar no espaço e na simplicidade, contrastando com um azul forte, colocando em evidência o logo ou o produto final.

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Sendo um grande fã do trabalho de Peter Jaworowski ( http://behance.net/thehejz ), tentei aplicar o que mais gosto nos anúncios publicitários dele, a maneira que ele usa elementos visuais para dar uma imagem forte aos produtos e marcas com que trabalha. Quando apliquei essa idéia ao meu produto, tentei pensar em qual conceito e qual imagem queria criar. O produto final, a lata, é a peça central da minha criação. Ela se transforma em água, e você pode ver um surfista, tubarões e peixes saindo dela. A idéia era representar a saúde (o surfista, o esporte, a água), a força (novamente o surfista, os tubarões, o dinamismo da água) e um toque de luxúria (peixes exóticos). Adicionei alguns detalhes como um gradiente mais claro, para dar profundidade, alguns pontos de sombra para que a lata não ficasse "voando" no poster, ou no packshot. O packshot é feito do logo. Eu pensei que não seria útil adicionar a lata, até porque ela é a peça principal do poster. O que é legal nesse anúncio é que você pode mudar os elementos para ter uma atmosfera diferente, uma imagem ligeiramente diferente. Eu ilustrei esse fato com um iate no "mar".

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Image selected for Maxime Final Project

Bom, eu acho que finalizei o resumo geral do meu projeto. Ainda sou um estudante, então talvez esse trabalho não alcance um nível profissional e minhas explicações podem não ser muito relevantes para todos. Mas eu certamente aprendi muito fazendo esse trabalho. Você pode ver o projeto completo aqui: http://www.behance.net/Gallery/valens-Energy-Drink-Identity/238512
Espero que tenham gostado!

Sobre o autor

Someone with a bachelor degree in Foreign Trade that really likes technology, design, photography and creativity. A person ‘digging’ a new way as a ‘geek apprentice’, blogger 'wanna be' and a communication lover! Current location: Porto Alegre, RS – Brazil
Twitter user: gismullr

Sponsored Links:

Compartilhe com os outros!

No comments yet :(

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Ícones dos Anunciantes