Essa semana o Abduzeedo vai celebrar seu sétimo aniversário. Nosso primeiro post foi publicado no dia 19 de dezembro de 2006. Épocas de tempos complicados. Eu tinha perdido todos os meus discos de backup e meu computador, em um assalto, o mesmo aconteceu com meu amigo e sócio Fabiano Meneghetti. Com o assalto e com a necessidade de começar a ter minhas coisas na nuvem surgiu o Abduzeedo, um simples blog onde nós começaríamos a compartilhar nossos aprendizados e inspirações.

Depois de 7 anos as coisas mudaram bastante e o Abduzeedo cresceu a amadureceu. Erros foram feitos e nós sempre fomos super transparentes sobre nossas decisões e sobre a direção do blog. Nós compartilhamos tutoriais e arquivos fonte, nunca cobramos nada por nosso conteúdo. Desde o começo nós temos anúncios no site, e para ser sincero, os anúncios geralmente foram de serviços que usávamos para rodar o blog. A nossa ideia era ser como outros blog que gostávamos.

O Abduzeedo também nos deu a oportunidade de conhecer vários designers, artistas e fotógrafos que são fonte de inspiração, o que na minha opinião é o melhor que o blog pode oferecer. Conhecemos pessoas como James White, Trey Ratcliff, Vitor Lourenco, Radim Malinic, apenas para dar alguns exemplos. Nós postamos sobre o trabalho deles com frequência e continuarem postando, assim como vamos mostrar por aqui outros trabalhos que chamem a nossa atenção.

New Inspiring HDR by Trey Ratcliff
Photo taken by Trey Ratcliff

Hoje em dia as coisas mudaram. A internet mudou e mais serviços estão disponíveis e compartilhar inspiração agora é muito mais fácil do que costumava ser quando começamos o blog em 2006. Eu adoro essa evolução, porém algumas coisas me fazem repensar o que fazemos aqui no Abduzeedo. Coisas como o que aconteceu na sexta passada quando recebemos um aviso de violação de copyright de um fotógrafo.

Nós mostramos uma foto inspiradora em um post, dando crédito total e incluindo um link para a página do fotógrafo. Nós também salvamos a imagem no nosso servidor por motivos de velocidade e cache. Nós gostamos muito do trabalho do fotógrafo, estava no 500px, onde existem todas as opções de compartilhamento via Pinterest, Facebook, Twitter e oferece o Embed Code. Talvez por estarmos acostumados com a idea de compartilhar trabalhos que nos inspiram, incluimos a imagem no nosso post.

Infelizmente nós recebemos uma solicitação para remover o conteúdo do site, o que fizemos sem demora. Recebemos também um pedido de desculpa pública, o que também fizemos. O que mais me surpreendeu foi o pedido de uma "taxa de penalidade", que também vamos acatar para evitar problemas jurídicos. Nós pedimos desculpas por ter incluído o trabalho do artista no nosso blog. Nosso único objetivo foi compartilhar inspiração.

Depois de 7 anos nós aprendemos meio que por tentativa e erro, como vários outros blogueiros, artistas, designers ou fotógrafos. Se fomos capazes de ter sucesso foi devido ao nosso trabalho, dedicação e preocupação com nossa audiência. Compartilhamos o que aprendemos e o que nos inspirou. Mas talvez seja hora de parar.

O novo ano que está se aproximando vai nos dizer. Por enquanto, obrigado por visitar o site, e mais uma vez, desculpa ao artista antes mencionado, seu trabalho nos inspirou mas talvez nós não deveríamos ter compartilhado nada com nosso público.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.