Vou começar esse post dizendo que todo mundo é criativo e sei que isso pode ser uma surpresa para alguns, mas acredito na ideia da criatividade como meio de resolver problemas da maneira mais fácil e rápida possível. Quando falo fácil estou me referindo ao timeframe de completar a tarefa e de como o resultado será recebido pelo público alvo. Mas a questão é o que fazer quando não conseguimos ter uma boa ideia ou quando estamos com um 'bloqueio criativo'.

O processo criativo é algo único pois é pessoal, não podemos ensinar alguém a ter ideias, mas podemos aprender a organizar nossos pensamentos para fazer de nossas ideias algo mais simples de ser alcançado. Pelo menos essa é a minha opinião, e vou explicar porque.

Excesso de Informação/Inspiração

Somos bombardeados de informação o dia inteiro e mesmo quando estamos dormindo podemos sonhar e ter ideias. Isso é bom pelo lado de ter várias fontes disponíveis, mas é ruim pois com muita informação em mãos é mais difícil de tomarmos uma decisão.

Por isso eu acredito que nossas decisões precisam ser tomadas com objetivos em mente e esses objetivos precisam estar alinhados com ideias claras do nosso público, pois assim poderemos filtrar a avalanche de ideias e inspiração que vemos diariamente.

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Crie Restrições

Para superar esse problema é importante definir algumas restrições. Se temos muita liberdade é mais difícil para tomarmos uma decisão pois tendemos a cair na opinião pessoal e não podemos afirmar que todos vão gostar da mesma coisa que gostamos.

O livro Making Ideas Happen fala com maestria desse tópico dizendo que em uma pesquisa específica com designers, aqueles que tinham mais restrições eram muito mais produtivos do que os que tinham mais liberdade no projeto.

Minha sugestão para criar essas restrições é reforçar a importância de um bom design briefing antes de começar qualquer rascunho. Fale com o cliente, tente entender exatamente o que precisa fazer e para quem vai fazer. Essa é a chave.

Thoughts on Creativity and Design Process
Antes de começar qualquer coisa eu perguntei todas as minhas dúvidas e defini algumas restrições, isso deixou o processo bem mais fácil

Tente, tente e tente novamente

Já falei isso em alguns discursos, mas é verdade. A única maneira de bolar algo legal é tentando, testando e aprimorando ideias. Se você apenas tem ideias mas nunca as executa, você não terá nada para evoluir. É como o medo dá página em branco. Assim que você começa a colocar coisas nela, a coisa já não é mais tão complicada... é tudo uma questão de brincar com os elementos, certo? Ou como no princípio da inércia, depois que se está em movimento, é difícil de parar.

Quando estava na faculdade tive um ótimo professor que costumava nos incentivar a fazer no mínimo 150 rascunhos e variações para um projeto de logo, ele dizia que as primeiras ideias que temos são sempre baseadas em algo que vimos e que já é conhecido, por isso incentivava as variações. Apenas quando ficamos sem ideias é que começamos a inovar.

Thoughts on Creativity and Design Process

Entregando

Tenho a tendência de achar que a próxima ideia sempre será a melhor, o que na realidade quase sempre acontece e por isso tive tantos projetos que não foram finalizados. Como mencionei no último post, temos fatores externos que podem nos deixar inseguros sobre nossas ideias.

Acredito que temos que pensar no design como um processo em constante evolução, que significa ter a ideia e desenvolver o processo criativo com as restrições corretas e sabendo que fizemos o melhor para entregar algo muito bom.

Depois de fazer a entrega podemos começar a pensar em melhorar o processo. Seth Godin menciona que ele é bem sucedido pois entrega mais enquanto outras pessoas ficam adiando a entrega para fazer uma obra de arte que nunca acontece. Ele também fala sobre as perguntas de última hora antes de entregar, o que ele chama de Lizard Brain calling.


Amazing talk about delivering by Seth Godin

Você não precisa ser mais criativo, todos vocês são muito criativos... o que vocês precisam é um 'quiter lizard brain'... - Seth Godin"

Criar algo é sempre excitante, e ter ideias é super fácil, por isso acho que todo mundo é criativo. Agora, o segredo do sucesso é colocar essas ideias em prática.

A parte mais reconfortante disso é que começamos um projeto com no mínimo 50% de chande de ser bem sucedido sem nem fazer nada. Agora imagine dar o máximo para o projeto, qual seria o percentual a seu favor?

Imagem do topo cortesia do Shutterstock.

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