No próximo dia 29, em Buenos Aires, o arquiteto suíço Peter Zumthor vai receber o Pritzker Architectural Award 2009. Ainda incrivelmente pouco conhecido para grande parte dos arquitetos, principalmente fora do eixo Europa/Usa, Zumthor é responsável por uma obra consistente e de grande sensibilidade humana.

Nascido em Basel, 1943, foi filho de marceneiro e desde muito cedo manteve contato com o oficio do pai. Formou-se arquiteto no Pratt Institute em Nova York, na década de 60, e atuou como professor na Harvard Graduate School of Design e na Università della Svizzera Italiana, entre outras escolas. Atualmente Zumthor segue desenvolvendo projetos no estúdio que fundou, em 1979, na cidade de Haldenstein, na Suíça.

Para os mais curiosos, um pequeno livro, Thinking Architecture (Birkhause, 2006), resume de maneira muito acessível o pensamento estético e crítico desse arquiteto. São cerca de 90 páginas escritas descompromissadamente onde o autor se posiciona sobre questões chave para a arquitetura. Entre elas, sua visão do processo de projeto:

“O processo de projeto é baseado em uma interação constante entre sentimento e razão. Os sentimentos, as preferências, os logings, e os desejos que emergem e demandam para se criar uma forma devem ser controlados por poderes críticos do raciocínio, mas são nossos sentimentos que nos dizem se as considerações abstratas soam realmente verdadeiras.”

Acredito que a grande maioria de vocês vai concordar comigo que uma construção só se faz arquitetura de fato quando transcende a simples resolução de problemas. Nos projetos de Peter Zumthor é impressionante como materiais como pedra, concreto e vidro podem ser ordenados de forma a potencializar nossos sentidos e evocar nossa memória. Talvez esteja ai um exemplo de como enriquecer nossa arquitetura contemporânea, tão obstinada pela imagem, expandindo nossa percepção também através dos demais sentidos; olfato, tato, audição...

Kolumba Museum

Therme Vals

Bruder Claus Chapel

Kunsthaus Bregenz

Shelter fro Ruins

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.