Sou um grande fã de pixel art e inclusive me aventurei com o formato em 2004, mas como meu estudio foi robado, eu perdi meus discos de backup e minhas artes pixel. Depois acabei não fazendo mais nada do tipo. Recentemente tenho seguido o trabalho de Alex Griendling, que tem pixel arts incríveis em seu portfolio. Me inspirei com o trabalho dele e decidi tentar de novo, mudando um pouco do processo para facilitar minha vida no Illustrator.

No tutorial de hoje vou mostrar como criar uma arte pixel a partir de uma foto, no meu caso, uma foto do grande Mohammed Ali. Nós vamos usar o Illustrator na maior parte do tutorial, e preciso avisar que o processo todo vai levar algumas horas, então lembre de ter paciência.

Passo 1

O primeiro passo é encontrar a imagem que queira pixelizar. Estou usando uma de Neil Leifer de Muhammad Ali - você encontra a imagem em http://abduzeedo.com.br/fotografias-inspiradoras-de-muhammad-ali-neil-le...

Pixel Art in Illustrator

Passo 2

Existem várias maneiras de pixelizar bitmap. É legal mas não é escalável como vetor. Uma das minhas ferramentas favoritas para isso é o Pixelmator. Então eu abro a imagem no Pixelmator e uso a Pixelate tool - usei 20px em scale. Isso significa que cada pixel terá 20px;

Pixel Art in Illustrator

Passo 3

Abra a imagem no Illustrator e agora é hora de criar a imagem em vetor. A primeira coisa a fazer é criar o pixel básico, no meu caso um quadrado 20x20. Duplique o quadrado para criar o grid.

Pixel Art in Illustrator

Passo 4

Com a Blend Tool, use 20pt em Specified Distance para começar a criar as linhas.

Pixel Art in Illustrator

Passo 5

Depois disso duplique as linhas. Depois que tiver um grid você pode escolher as cores usando a Eyedropper Tool (I);

Pixel Art in Illustrator

Passo 6

Agora vá até as preferências do Illustrator e troque as preferências Guids&Grid para mostrar gridline a cada 20pt, e 1 Subdivision.

Pixel Art in Illustrator

Passo 7

Segue aqui um exemplo do começo da ilustração com o grid visível.

Pixel Art in Illustrator

Passo 8

Depois de uma tarefa árdua e demorada você terá um belo objeto vetor, pronto para fazer o que quiser.

Pixel Art in Illustrator

Conclusão

Depois de editar e ajustar você pode criar seu próprio layout usando a pixel arte. Eu gosto muito desse estilo e admiro muito o trabalho que algumas pessoas fazem com ele. O resultado é muito legal, mesmo que demore um pouco para completar a tarefa..

Pixel Art in Illustrator

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.