Antes de começar minha review do iPhone 4 e também a comparação entre os 2 telefones e seus sistemas operacionais, quero dizer que fui um dos primeiros a usar o iPhone. Mesmo morando no Brasil consegui um iPhone um mês depois de seu lançamento nos EUA, então uso ele desde 2007. Então, no final do ano passado, 2009, mudei para o Android graças a Motorola por me permitir testar o Milestone (Droid) no Brasil.

Depois do Milestone comprei um Nexus One e o usei até a semana passada, quando comprei o iPhone 4. Levei um tempo para me adaptar ao Android e agora está levando mais tempo que esperava para me acostumar novamente com o iPhone, mesmo tendo sido um usuário de iPhone por mais de 2 anos.

Neste post vou fazer uma review dos dois telefones, e vou fazer isso pois tenho recebido vários emails de pessoas perguntando sobre o telefone que uso e o que acho de determinados modelos de telefone. A review também é baseada no meu uso e necessidades nos telefones.

Então, sem maiores enrolações, vamos para a review.

Design

É bem complicado comparar os dois telefones em termos de design de hardware, é visível que cada um tem um approach diferente, materiais diferentes e com isso o design é diferente.

O Nexus One é um telefone bastante refinado, eu gosto bastante do design usando 'round corners and edges', super fino e com um belo display de 3.7". Os quatro botões do Android são digitais e não físicos, eles estão localizados abaixo da tela e várias vezes preciso pressionar os botões mais de uma vez para que eles funcionem. Tem também aquela pequena 'scrolling ball', nem sei o nome daquilo. Na maioria das vezes, foi algo inútil.

O iPhone manteve o display de 3.5" mas mudou o design. Ele está com um visual incrível, sólido, uma boa combinação de metal e vidro. Como Steve Jobs mencionou, como uma câmera Leica. Em termos de beleza, o telefone é o melhor, simples e com o estilo minimalista de Jonathan Ive.

Também tenho que dizer que o problema da antena é real e é uma falha no design. O interessante é imaginar que eles não testaram isso ou pensaram que uma antena externa seria uma ideia ruim, mesmo que eles falem que outros telefones tenham o mesmo problema e que isso não afeta tanto o uso. Mas se não afeta porque estão dando bumpers para amenizar o caso? E porque o bumper protege apenas a parte de metal do telefone e não o vidro?

Performance

Os dois telefones são rápidos e responsivos. O Android algumas vezes fica meio lento devido ao multitask, mas nada que realmente faça do telefone algo inutilizável. O iPhone parece muito rápido. Meu último iPhone era 3G, então não posso dizer precisamente o quanto o iPhone 4 é mais rápido que o 3GS, mas ele roda perfeitamente com todas as transições e outras efeitos 'eye-candy' que o iOS tem.

Então em termos de performance tenho que dizer que os telefones são muito semelhantes, mas o iPhone deixa tudo mais suave com seu scrolling e animações.

Tela

A tela é, na minha opinião, uma das melhores coisas do iPhone 4, é simplesmente linda. O texto fica muito nítido, as cores são muito boas e ela ainda funciona bem 'ao ar livre' (na rua). O Retina Display é matador e me deixa com vontade de ter essa opção no meu iPad e também no computador. O único problema com o Retina Display é que várias apps precisam d atualização - incluindo a do Abduzeedo - ou terão aquele visual meio pixel.

Sobre a tela do Nexus One, não me entenda mal, ela é boa, mas não se compara ao Retina Display. A tela é maior e você consegue ver mais coisas nela, como um site por exemplo.

Então em termos de tela o iPhone 4 fica na vantagem em comparação com o Android e com qualquer outro telefone do mercado.

Câmera

O Nexus One tem uma boa câmera, 5 megapixels com zoom, flash e auto focus. Com o Froyo acredito que fizeram alguns refinamentos na câmera. E se você usar o CyanogenMod você consegue foco com 'tap' e ainda 720p de gravação de video.

A câmera do iPhone 4 também foi atualizada, agora ela conta com 5 megapixels, zoom, 'tap to focus' e flash. A qualidade das fotos do iPhone é impressionante, mesmo com pouca luz você consegue uma foto legal. A gravação de video em 720p HD é outra ótima opção.


Compare the photos taken with the iPhone 4 with HDR on and Nexus One

Os dois telefones tem uma ótima câmera, mas vou admitir que prefiro a câmera do iPhone 4. É fácil de usar, mais rápida e a qualidade parece superior. Mas não sou um expert, então fique a vontade para dar a sua opinião.

Bateria

Os telefones são muito parecidos em termos de vida útil da bateria. Hoje sobrevive ao dia com ela, mas se tentar a experiência que tem no Android no iPhone, usando várias apps em background como Gtalk, Emails, etc, você vai precisar do carregar mais rápido que precisaria no Nexus One.

Eu agora desabilitei notificações Push de algumas apps e tive um bom resultado com a duração da bateria no iPhone. Uma vantagem para o Nexus One é o fato de você poder substituir baterias, então você pode ter mais de uma bateria pronta e apenas trocá-las quando necessário.

Então em termos de bateria, o Nexus One fica na liderança. Pelo menos para mim, que usava muito multitask, push, gtalk, etc. Não fiz testes avançados sobre isso, estou falando em relação ao meu uso.

Software

Eu acredito que o software é a parte mais importante dessa review. Em termos de hardware, os dois telefones são fantásticos, então se comprar o iPhone ou o Nexus One (se puder comprar um) você vai ficar super feliz. Agora é no software que está a maior diferença entre eles.

Android

Uma das razões que me fez mudar para um Android foi o fato de eu precisar de um telefone no qual pudesse confiar caso tivesse algum problema no blog. Por exemplo, no antigo iPhone 3G eu não conseguia fazer isso. Com a função multitask do Android você tem uma troca mais rápida e integração com serviços Google como Gmail, Google Calendar, Gtalk, e o iPhone não consegue chegar nem perto disso. Se você usa esses serviços vai adorar o Android.


The Android UI elements

A primeira coisa que você vai notar é que quando compra seu Android não precisa de nada alem da sua conta Google para sair usando o telefone. Coloque seu username e senha e boom, você está pronto, todos contatos, calendários, emails, gtalk, tudo pronto para usar. Não tem a necessidade de ativar uma conta no iTunes e de sincronizar o telefone, é só começar a usar.

Em termos de multitask, o Android ainda é superior ao iPhone 4, é multitask real, como um computador. E funciona bem. Você pode estar com apps de instant message abertas e elas vão funcionar numa boa. Claro que algumas vezes você vai precisar fechar algumas apps com um task manager para poupar bateria ou para evitar que o telefone fique lento.

O sistema de notificação do Android é 'kicks ass' e bate o do iPhone. Não dá nem para comparar os dois sistemas pois o Android é realmente superior.


Notification system: iOS and Android

A UI do Android ainda tem muito o que evoluir. As apps do Google são ótimas e no estilo Google, super simples, minimalistas e focadas em função e não em visual. Agora as 'third party apps' são mais bagunçadas. A UI perde consistência e você encontra apps horríveis.

Na minha opinião, UI e UX do Android são os maiores problemas que eles tem agora, e tenho certeza que eles sabem disso e que estão trabalhando bastante para resolver isso na próxima versão, Gingerbread, que se não me engano será lançado no próximo mês.

O 'Android virtual keyboard' é ótimo mas não é o melhor, o multitouch tem algumas falhas e isso as vezes é um problemão. No entanto você pode instalar o Swype keyboard e resolver esse problema com uma solução inovadora. Vi alguns videos de pessoas usando e achei muito legal.

Outro problema que o Android tem é a media center app. Aquela que vem nele e que não se compara ao iTunes, mas no meu caso não era um problema pois sou usuário do Last.fm e Audible, então não tenho muitas músicas no meu telefone. Fico fazendo streaming das minhas músicas ou escutando Audiobooks, e o Android faz um ótimo trabalho nesse sentido.

iOS 4.1

Em termos de design, o iOS não mudou muito desde a primeira versão em 2007. A versão 4.x veio com novas features como folders e multitask, mas isso não era realmente novo, na verdade essas features eram antigas para usuários Android. A Apple diz ter feito certo, e para os folders eu concordo com eles. O fato de você poder simplesmente arrastar um ícone e largar em cima de outro para criar um folder automaticamente é muito legal e funciona muito bem.


Folders in iOS 4

Agora o multitask é algo que na minha opinião é muito importante, mesmo não sendo um multitask completo pois só funciona com alguns tipos de apps, como música, mensagens e algumas outras.

Mas quando Steve Jobs disse que se você precisasse usar um task manager em seu telefone seria um problema, pensei que jamais precisaria fechar uma app no meu iPhone 4, e isso não é verdade. A maneira que você consegue ver as apps que estão rodando é dando um duplo clique no home button. É uma boa solução mas não é a melhor, até porque isso é um task manager pois pressionando o dedo em um ícone eles começarão a 'tremer' e você poderá fechar a app. Se isso não é um task manager não sei o que é. E ele é melhor do que os do Android.


The iPhone has the coolest and most beautiful apps

O sistema de notificação do iOS é uma droga e é o maior problema do iOS na minha opinião. Aquele alerta pop up é terrível, ele simplesmente para tudo mais que você estiver fazendo. E também, quando você recebe um email, você recebe um alerta de som e badge, não tem um preview para ver ser é algo importante.

Então na decisão do software é bastante simples. Se você precisa de um telefone que seja mais como um computador no qual possa ter produtividade, e se não gosta de ficar sincronizando seu telefone toda hora, o Android é para você. Mas se quiser a melhor user experience e uma UI mais 'polida', se tiver várias músicas e videos no iTunes e não se importe com a questão da sincronização, o iPhone é a melhor opção para você.

O melhor de cada telefone:

Android Nexus One

  • Mais modelos e opções de escolha
  • Real multitask
  • Widgets
  • Um ótimo sistema de notificação
  • Tethering e Wifi hotspot - isso é ótimo e já estou sentindo falta. Vou fazer jailbreak no meu iPhone assim que liberarem a versão só para ter isso de volta.
  • Flash - mesmo que possa parecer loucura eu costumo verificar meu Google Analytics toda hora e o Flash funciona bem no Nexus One.
  • Apps integration - você pode compartilhar uma URL do browser no Facebook ou Twitter automaticamente, e isso é muito útil para promover seus posts em serviços diferentes.
  • Google integration
  • Gtalk
  • Não precisa fazer sync
  • Navigate - Turn by turn maps free

iPhone 4

  • UI bonita e consistente
  • Tela fantástica, a melhor no mercado
  • Fácil de usar
  • Mais e melhores apps
  • Mais e melhores opções de jogos
  • Killer camera
  • Melhor user experience
  • iTunes para música e video
  • Melhor copiar e colar e seleção de texto
  • Inertia Scroll
  • Multitouch Keyboard

Wrap-up

Como mencionei antes, os dois telefones são incríveis, então não importa qual você compre, Android ou iPhone, você estará comprando um dos melhores que tem disponíveis no mercado. Mesmo sendo muito bons, eles também tem problemas. Seria perfeito se pudéssemos ficar com o melhor de cada um e fazer o melhor telefone de todos os tempos, mas por enquanto isso é só um sonho :)

Em termos de escolha nesse momento, escolho o iPhone como meu telefone principal, mas não vou vender meu Nexus One pois estou esperando o que vai acontecer nos próximos meses com o Android 3.0.

O mercado mobile é onde está acontecendo a inovação agora e teremos vários novos devices sendo lançados, principalmente Androids. Isso pode ser um problema, pois com tantas opções de Android, pode ser difícil escolher o certo, como o paradoxo da escolha. Enquanto no iPhone tem apenas um modelo, então você só precisa pensar na armazenagem que vai querer.

Também existem outros players no mercado, com atenção especial para a Microsoft com o Windows Phone 7 o Metro UI. Então se você quer um novo smartphone, essa é a hora.

Outras Reviews

O que você acha?

Adoraria saber o que vocês acham. O que acham do Android e do iPhone 4? Qual vocês usam? Qual preferem? Compartilhe sua opinião... ela pode ser útil para aqueles que ainda estão decidindo. ;)

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.