Existem várias maneiras de criar swirls (redemoinhos) no Illustrator, você pode até baixar vetores de sites como bittbox e dezignus, e se estiver usando Photoshop você pode baixar brushes com esse formato.

Entretanto, nesse tutorial vou mostrar 4 maneiras de criar swirls, e misturando eles você vai aprender técnicas poderosas que vão permitir a você fazer facilmente vários estilos diferentes de swirls e vetores malucos de "esperma" (sperm).

Primeira Maneira - Arc, Circle, and Path tool

Selecione o Arc Tool e crie um arco. Você pode mudar as propriedades do arc' segurando o botão do mouse e pressionando a tecla UP ou DOWN para o ângulo do arco, SPACE para movimentá-lo, e ALT para mudar o ponto de centro.

Agora crie uma elipse usando o Ellipse Tool (L).

Depois de criar o arco vá até Object>Path>Outline Stroke. O stroke será convertido em uma forma, então selecione a Direct Selection Tool(A).

Segunda Maneira - Blend Tool(W)

Crie 2 círculos, um será o início e o outro o final do seu swirl. Então selecione a Blend Tool (W) e clique no círculo menor e depois no círculo maior. Dê um duplo clique no ícone da Blend Tool para abrir Blend Options, onde você poderá mudar o espaçamento dos elementos e a sua orientação. Selecione Specified Distance e use 1pt, para Orientation use Align to Path.

A espinha (spine) é o path ao longo do qual os passos são alinhados com o blended object. Por default, a espinha forma uma linha reta.

  • Para ajustar a forma da espinha, arraste os anchor points e path segments na espinha com o Direct Selection tool.
  • Para substituir a espinha com um path diferente, desenhe um objeto para usar como a nova espinha. Selecione o spine object e o blended object, e escolha Object > Blend > Replace Spine.
  • Para inverter a ordem de um blend na espinha, selecione o blended object e escolha Object > Blend > Reverse Spine.

Você pode testar estilos diferentes para o blend, como adicionar um dark stroke com uma cor clara.

Terceira Maneira - Spiral Tool

Selecione a Spiral Tool e crie um espiral. Você pode trocar o estilo do espiral segurando o botão do mouse e algumas teclas como CMD/CTRL, ALT, SPACE, UP e Down.

Você pode ir até Object>Path>Offset Path e especificar o offset para 3pt, assim vai criar um espiral uniforme. Mas se quiser fazer o ponto inicial menor que o final ou vice-versa, você pode usar o espiral como espinha para umBlend.

Quarta Maneira - Twirl Tool

Crie uma elipse com a Ellipse Tool. Depois disso selecione a Twirl Tool e dê um duplo clique no ícone para abrir as Twirl Tool Options. Desmarque a opção Simplify e use 10 for detail. Então vá com o centro da twirl tool sobre a borda do círculo e pressione e segure o botão do mouse para criar o espiral.

Misturando as Técnicas

Passo 1

Crie o primeiro swirl usando a primeira técnica. Use uma linha longa com um círculo no final.


Passo 2

Duplique os swirls e os redimensione, repita isso para criar outro swirl e assim terá 3 swirls.

Passo 3

Crie um espiral aplicando a terceira ou a quarta técnica, na verdade pode fazer isso para os blends também.

Passo 4

Crie outro swirl, dessa vez faça o círculo muito maior.

Passo 5

Duplique o novo swirl, redimensione e o deixe com um tamanho um pouco menor como na imagem abaixo.

 

Passo 6

Duplique novamente o swirl e vá até Object>Transform>Reflect. Mude a cor para amarelo.

Passo 7

Crie um novo espiral como na imagem abaixo, então o duplique e redimensione novamente como no exemplo e o coloque acima do outro espiral.

Passo 8

Continue incluindo swirls.

Passo 9

Agora vamos adicionar alguns efeitos 3D usando a Mesh Tool (U). Essa ferramenta permite aplicar múltiplos gradientes em um objeto. Apenas selecione o objeto e com a Mesh Tool clique one quiser adicionar uma nova cor.

Aqui no nosso swirl vamos criar uma área highlight area e uma dark area. Repita o processo nos outros swirls.


Passo 10

Com a Pen Tool crie duas linhas seguindo a forma da cauda do nosso "esperma", então aplique a Blend Tool com 5 Specified Steps. Depois disso duplique e redimensione o blend e o utilize no outro swirl.

Passo 11

Adicione mais formas e aplique a Mesh Tool. Duplique o swirl amarelo e o aumente bastante como na imagem abaixo.

Passo 12

Para o espiral adicione um gradiente de pink para cyan, então vá até Effect>Stylize>Inner Glow... Use Screen for the Mode, 75% Opacity, 5pt Blur and Center.

 

Passo 13

Para aquelas listras seguindo o espiral vamos criar um brush. Fazer isso no Illustrator é muito simples. Apenas crie um retângulo e o arraste e solte em Brushes Palette, e nesse caso selecione New Pattern Brush. Use a imagem abaixo como referência.

Depois disso crie um espiral exatamente como aquele em que quer adicionar as listras, e aplique o brush.

Passo 14

Selecione o espiral sem o Brush Stroke e o copie. Então selecione o espiral com o stroke e vá até o Transparency Palette (Window>Transparency). Dê um duplo clique na área perto do thumbnail, com isso será criado um novo thumb todo preto, selecione esse thumb e cole no espiral. Será criada uma máscara (mask), apenas mova a máscara para alinhar com o espiral original. Parece complicado mas é mais fácil na prática ;)

Passo 15

Use a blend tool para adicionar mais elementos e detalhes a algumas formas.

Passo 16

Crie mais swirls usando as técnicas que mostramos anteriormente e apenas troque os tamanhos e cores. Depois disso agrupe todos os swirls.

Resultado Final no Illustrator

Passo 17 (Photoshop)

Crie um novo documento e coloque a sua imagem. Eu usei uma foto do http://sxc.hu e usei 1440x900px no tamanho do documento.

Passo 18

Copie os swirls do illustrator, o grupo com todos os swirls que criamos, e cole no Photoshop. Selecione Paste As Smart Objects. Depois disso vá até Layer>Layer Style>Bevel and Emboss, use a imagem abaixo como referência.

Passo 19

Duplique a camada (layer) e vá até Edit>Transform>Flip Vertical, e reduza o tamanho da camada e a mova como na imagem abaixo. Depois disso selecione as 2 camadas e converta elas para Smart Objects e renomeie para "Swirls"

Passo 20

Duplique o novo "Swirls" e o renomeie para "Swirls Glow", então vá até Filter>Blur>Gaussian Blur, use 3px para Amount, o coloque atrás do "Swirls" e troque o Blend Mode para Hard Light

Passo 21

Duplique a camada "Swirls" novamente e vá até Edit>Transform>Flip Horizontal. Reduza novamente seu tamanho a a mova como na imagem abaixo. Então vá até Filter>Blur>Gaussian Blur, use 3px para amount novamente, mas não mude o blend mode.

Passo 22

Duplique a camada "Swirls" mais uma vez e dessa vez apenas faça uma rotação como na imagem abaixo. Então vá até Filter>Blur>Gaussian Blur, mas desta vez use 5.5px para Amount e reduza a opacity para 70%

Conclusão

Apenas adicione o seu logo e está pronto. Você pode adicionar mais elementos, você pode ainda copiar e colar cada elemento separadamente e aplicar diferentes estilos de camadas a cadaswirl . Existem várias opções e diversos resultados diferentes a partir dessas técnicas, agora é apenas questão de tentar e fazer diferentes combinações.

Download de Arquivos

Clique aqui para fazer o download dos arquivos utilizados nesse tutorial

Editado por GisMullr

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.