Neste tutorial vou mostrar a vocês como criar um texto 'aquático'. Para fazer isso vamos usar algumas stock fotos, masks e image adjustments. Também vou ensinar a vocês como criar bevels usando Pixelmator.

Passo 1

Abra o Pixelmator e crie um documento novo. Usei 1440×900 pixels e branco no background.

Water Text in Pixelmator

Passo 2

Com a Type Tool (T) adicione o texto. Eu usei a palavra “WATER” (água) usando a fonte Arial black. A cor aqui não é importante pois vamos usá-la para fazer mask das imagens. Para criar uma marquee selection do texto, apenas clique no thumb da layer do texto pressionando a tecla Command.

Water Text in Pixelmator

Passo 3

Agora vamos usar uma fotografia de água. A que estou usando é cortesia do Shutterstock e você a encontra aqui. Importe a imagem e a coloque no seu documento. Vá até Edit>Transform e reduza seu tamanho. Duplique a imagem 3 vezes, girando cada uma delas horizontalmente. Use a imagem abaixo como referência.

Water Text in Pixelmator

Passo 4

Com a marquee selection do texto ativa, vá até Layer>Add Layer Mask; assim a foto ficará visível apenas na área do texto. Você precisará repetir isso outras 2 vezes para as 2 layers com as cópias da foto.

Water Text in Pixelmator

Passo 5

Para deixar a água mais realista vamos usar outra foto, que você encontra aqui. Essa é uma imagem de bolhas d'água. Para igualar as cores das imagens, vá até Image>Colorize. Mova o controller para a área cyan e aumente a saturation para 70. Vamos fazer isso em outras imagens durante o tutorial, então fique com isso em mente. Você também pode tentar valores diferentes, depende da imagem que estiver usando.

Water Text in Pixelmator

Passo 6

Repita o processo de Masking para que as bolhas fiquem na área do texto. O resultado já fica muito legal.

Water Text in Pixelmator

Passo 7

Para deixar o resultado ainda mais bacana vamos adicionar uns respingos. Os que usei podem ser encontrados aqui, cortesia do Shuterstock. Você também vai precisar colorir os respingos para que eles combinem com a imagem, exatamente como fizemos no Passo 6.

Water Text in Pixelmator

Passo 8

Selecione todas as layers menos a do background branco e as duplique. Faça Merge de todas as layers duplicadas (Layer>Merge Layers) e vá até Edit>Flip Vertically. Mova esse texto 'de cabeça para baixo' para baixo do texto, alinhando as palavras. Depois disso vá até Filter>Blur>Gaussian Blur; use 20 para amount.
Para finalizar o efeito vá até Layer>Add Layer Mask, selecione a Gradient Tool (G) e um linear gradient de preto para branco. Faça Mask da layer onde a área preta ficará escondida e a branca aparecerá. Use a imagem abaixo como referência ou faça o download do arquivo PXM no final do tutorial.

Water Text in Pixelmator

Passo 9

Adicione uma layer acima das outras e a preencha com um gradiente bem sutil. Use a Gradient Tool (G) e nas cores use Cinza para Branco. Brinque com a opacidade para deixar o gradiente bem level, como na imagem abaixo.

Water Text in Pixelmator

Passo 10

Agora vamos adicionar uma foto de gotas de água. A imagem está em grey scale, então vá até Image>Colorize e troque a cor da imagem para o esquema cyan que estamos usando.

Water Text in Pixelmator

Passo 11

Coloque essa layer abaixo das outras e troque também opacity para 55%. Depois vá até Edit>Transform e o painel Transform vai aparecer. Clique no ícone da engrenagem e escolha perspective. Aplique então a perspective que usei. Use a imagem abaixo como referência, mas basicamente, a única coisa que vai precisar fazer é mover os controllers enquanto pressiona shift para ajustar a imagem.

Water Text in Pixelmator

Passo 12

Duplique a layer das gotas e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 30 para amount.

Water Text in Pixelmator

Passo 13

Com a Eraser Tool (E), delete as áreas próximas ao texto para remover o blur. Note também que o horizonte está quase desaparecendo. Isso porque adicionei o gradiente de branco a cyan e apliquei overlay no blending.

Water Text in Pixelmator

Passo 14

Novamente, repita o texto “WATER” com a marquee selection como fizemos no Passo 2; no entanto, dessa vez o texto precisa ser preto.

Water Text in Pixelmator

Passo 15

Vá até Edit>Stroke. Use branco na cor e 5 em width. Selecione também a opção Inside.

Water Text in Pixelmator

Passo 16

Agora, ainda com a marquee selection ativa, vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 15 para Radius.

Water Text in Pixelmator

Passo 17</h3>

Troque apenas o Blending da layer para Color Dodge e você terá um efeito bevel muito legal.

Water Text in Pixelmator

Passo 18

Com a Eraser Tool (E), delete as áreas da parte inferior da esquerda do bevel para combinar com as gotas.

Water Text in Pixelmator

Passo 19

Selecione todas as layers e as duplique. Faça Merge delas e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 em Radius.

Water Text in Pixelmator

Passo 20

Troque o Blending para Screen.

Water Text in Pixelmator

Passo 21

Adicione uma nova layer acima das outras e a preencha com cyan usando a Paint Bucket Tool (N). Troque então o Blending para Color Burn com 30% Opacity.

Water Text in Pixelmator

Passo 22

Agora adicione outra layer, dessa vez abaixo da layer cyan e a preencha com um radial gradient de branco no meio para cinza. Troque o Blending para Multiply com 25% de Opacity.

Water Text in Pixelmator

Ordem das Layers

Adoro o fato de agora conseguirmos ter grupos de layers no Pixelmator.

Water Text in Pixelmator

Conclusão

Esse é o resultado que terá. A ideia é bastante simples e direta. Apenas misturamos fotos, mask e textos. No entanto acredito que a técnica de Bevel será bastante útil em outros projetos no Pixelmator pois ainda não existe filtro para isso.

Water Text in Pixelmator

Download do Arquivo Pixelmator

Clique aqui para fazer o download do arquivo Pixelmator usado nesse tutorial.

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.