Ontem estava chovendo e me inspirei para criar um efeito com água. Eu não sabia bem o que fazer, até que vi o papel de parede do meu desktop, estava usando uma imagem do depthCORE Heist chapter criado por Sumeco que publicamos como o Papel de Parede da Semana #43. Para criar o efeito eu usei Adobe Photoshop, Illustrator e Maxon Cinema 4D.

Neste tutorial vou mostrar como criar um "texto de água". Embora pareça complexo, o efeito é bastante simples. Vamos usar Illustrator para o texto, Cinema 4D para dar efeito 3D ao texto e Photoshop para misturar o 3D com fotos reais para criar um resultado bonito e realista.

Passo 1

A primeira coisa a fazer é criar um handwriting (texto escrito a mão) do texto que quiser aplicar o efeito. Eu usei Adobe Illustrator para escrever o texto. Usando a Pencil Tool (N), dê um duplo clique no seu ícone para aparecer a caixa Pencil Tool Option. Use 10 pixels para Fidelity e 50% para Smoothness. Salve o arquivo Illustrator pois vamos importá-lo no Cinema 4D.

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 2

Abra o Maxon Cinema 4D e vá até File>Merge. Selecione o arquivo do Illustrator para importá-lo.

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 3

Vamos editar o path apenas para adicionar um pouco de profundidade a ele. No Illustrator temos um simples path 2D, agora podemos mover para um ambiente 3D que dará um ótimo efeito. Selecione a Point Tool (1) e apenas dê um clique e então selecione Move Tool (2), mova os pontos, use as setas do eixo (axis arrows) para garantir que está movimentando para a direção certa, no eixo certo.

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 4

Depois que acabar de editar o path, adicione um retângulo. Para fazer isso clique no ícone Draw a Freehand Spline (1) e selecione Rectangle (2). No painel dos Attributes troque a width e height para 30m, selecione Rounding e use 3m para isso (3).

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 5

Mesmo parecendo um pouco complicado, este passo é bem simples. Clique no ícone do objeto Add HyperNURBS e selecione Sweep NURBS (1). No Objects panel (painel do objeto) você terá as 3 layers (camadas) do objeto, o path Zee, o retângulo e o Sweep NURBS. Mova o path e o retângulo para dentro do Sweep NURBS objects (2). Então no Attributes panel (painel de atributos) use a imagem abaixo como referência (3). Garanta que a Rotation (rotação) seja feita.

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 6

Agora vamos adicionar um efeito de derretimento. Clique no Add Bend Object (1) e então selecione Melt (2). Novamente arraste a camada Melt para dentro da camada Sweep NURBS (3), estará logo abaixo do path Zee. Com o Melt Object selecionado vá até seu Attributes panel e teste alguns valores. Não tem nenhum valor fixo, eles vão depender do tamanho do seu text path. Você pode usar os que usei conforme imagem abaixo (4).

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 7

O objeto está ficando bom mas ainda existem alguns ajustes a serem feitos. Vamos deixá-lo um pouco mais suave e então adicionar uma textura bacana de água. Clique no ícone Add HyperNURBS Object e selecione HyperNURBS (1). No painel do Objeto clique e arraste o grupo de camadas Sweep NURBS para dentro da nova HyperNURBS layer (2). No painel de atributos do HyperNURBS object troque o Subdivisions para 3 e use Linear (R7) para o Type. Renderize a visão em perspectiva para ver como está ficando. Dica: Troque o ângulo e a distância da visualização arrastando os ícones na parte superior direita da janela de preview.

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Passo 8

O material que usaremos para criar a água é bastante importante. No Material Panel vá até File>New Material. Dê um duplo clique no ícone material para abrir uma nova janela. Selecione a Color, Luminance, Transparency, Bump and Specular. Use a imagem abaixo para referência de valores e ajustes. Dica: para o BUMP clique na seta ao lado da Textura e selecione Surfaces>Water. Essa opção usará uma base de água para o Bump.

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 9

Clique no ícone Add Light e adicione 2 new lights. Ambas serão Omni mas deixe uma 100% intensity e outra 50%. Para a Shadow selecione Shadow Maps (soft). Então mova a luz de intensidade 100% para o topo do objeto (1) enquanto a outra luz move para baixo e para trás do objeto (2). Renderize a visão em perspectiva para ver como está ficando. Provavelmente está tudook e pronto para ser exportado.

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Passo 10

Vá até Render>Render Settings e selecione a opção Save. Selecione Alpha Channel, Straight Alpha, e Separate Alpha. Para Output selecione Scree>1920x1200 pixels. Então apenas vá até Render>Render to Picture Viewer. Depois disso salve o trabalho e vamos para o Photoshop.

Incredible Water Text in Cinema 4D and Photoshop

Passo 11

Abra o Photoshop e a imagem renderizada no Cinema 4D. A primeira coisa a fazer é ir até Channel palette e então pressionar Command(MAC)/Control(PC) e clicar no thumbnail do Alpha 1 para carregar o channel como selecionado. Depois disso volte para a Layer Palette e selecione a layer e vá até Layer>Layer Mask>Reveal Selection.

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Passo 12

Com um brush suave e arredondado, usando a cor preta, pinte por cima da máscara para esconder algumas partes da imagem. Use a imagem abaixo como referência. Agora colocaremos algumas fotos reais de água para dar uma sensação mais realista para a imagem.

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Passo 13

Vá até http://sxc.hu e procure por water splash (respingos de água) e baixe as fotos de água com fundo preto, abaixo estão as que eu utilizei. Coloque-as no seu design e sempre use Screen para o Blend Mode, dessa maneira o preto ficará transparente.

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Passo 14

Comece copiando algumas partes da foto e as coloque nas áreas da imagem que havíamos escondido.

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Passo 15

Continue adicionando os pingos. Você pode ir até Edit>Transform>Warp para alterar algumas formas, e com o Eraser Tool (E) delete algumas áreas dos respingos para que fique mais real. O segredo está nos detalhes.

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Passo 16

Agora adicione o "respingo" maior. Para mim é melhor dessa maneira para evitar sobrecarregar a imagem com elementos. Novamente lembre de usar Screen para o Blend Mode.

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Passo 17

Selecione todas as layers e as agrupe. Duplique o grupo e vá até Layer>Merge Group. Então vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 pixels para Radius. Depois disso troque também o Blend Mode da layer para Screen. O blur com o blend mode vai dar um efeito brilhoso, will add a nice glow effect, contudo será necessário reduzir um pouco do brilho e aumentar o contraste. Vá até Layer> New Adjustment Layer>Brightness and Contrast. Use -75 para Brightness e 40 para Contrast.

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Conclusão

Adicione seu logo ou texto e está pronto! Devido ao ótimo resultado, você deve pensar que é um efeito muito complicado, mas o processo em si é simples. Provavelmente existem maneiras de fazer o texto usando apenas ablend tool no Illustrator e não usar o Cinema 4D, mas é sempre bom saber como usar ferramentas 3D. Como disse, o segredo do processo é combinar fotos com um bom objeto 3D. Espero que isso possa ajudar você pois realmente me ajudou na minha busca por aprender mais sobre 3D.

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Versão 2

Para colorir um pouco a imagem apenas adicione um Gradient Overlay via Layer Styles na layer em que aplicamos o Gaussian Blur no Passo 17. Use Multiply para Blend Mode no Gradient Overlay.

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Download dos Arquivos do Tutorial

Clique aqui para fazer o download dos arquivos usados nesse tutorial

Editado por GisMullr

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