Neste tutorial, vou mostrar como criar um texto muito legal inspirado por cores e alguns efeitos de luz usados em trabalhos de um ótimo artista digital que usa o nomeEmpire. O trabalho dele pode ser visto em empireisok.com.

Passo 1

Abra o Pixelmator e crie um novo documento; eu usei 800×600 pixels. Então, com a Gradient Tool (G), preencha a background layer com um gradiente usando preto e cinza escuro.

Passo 2

Com a Type Tool (T), digite o texto que quiser. A fonte que estou usando é Tango BT.

Passo 3

Adicione uma nova layer acima da text layer, e então, usando a Gradient Tool (G), preencha a layer with com um gradiente de pink para 'ciano'. Depois disso, vá até Layer>Create Clipping Mask, e você verá apenas o texto com o gradiente.

Passo 4

Crie uma nova layer acima da gradient layer e troque o Blending para Screen. Novamente, vá até Layer>Create Clipping Mask. Usando a Gradient Tool (G), preencha a layer com um gradiente de branco a preto. O branco ficará no centro e o preto ficará na parte do topo.

Passo 5

Adicione outra layer e vá até Layer>Create Clipping Mask. Troque o Blending para Multiply. Com a Gradient Tool (G), preencha com um gradiente de preto a branco. O preto ficará no centro do texto e o branco na parte inferior da página.

Passo 6

Duplique a text layer e a mova para cima, na frente de todas as outras layers. Vá então até Layer>Rasterize Type Layer. Depois, vá até Edit>Stroke. Use branco para cor e 1 para Width (largura).

Passo 7

Selecione todas as layers usadas para criar o efeito de texto, vá então até Layer>Merge Layers. Vá até Edit>Transform>Perspective. Distorça um pouco o texto, usando a imagem abaixo como referência.

Passo 8

Duplique o grupo do efeito do texto e mova 1 pixel para cima e para a esquerda. Repita esse passo 4 vezes.

Passo 9

Duplique a text layer que está acima das outras e vá até Edit>Stroke. Use 3 pixels e Center. Selecione preto para cor. Depois disso, vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Para o Radius, use 4px.

Passo 10

Com a Eraser Tool (E), comece a deletar o lado direito de cada letra para dar um efeito 3D ao texto.

Passo 11

Duplique a text layer que tem todos os efeitos e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 pixels para Radius e troque o Blending para Screen.

Passo 12

Duplique a text layer novamente e vá até Filter>Blur>Zoom Blur. Use 25 para Amount. Use a imagem abaixo como referência.

Passo 13

Agora vamos adicionar algumas texturas. Eu usei duas texturas de papel antigo usando Multiply para Blending. Uma delas, a mais escura, vai ficar na frente das outras layers enquanto as outras vão ficar em frente da gradient layer.

Passo 14

Adicione uma nova layer acima da paper layer e vá até Filter>Generator>Clouds. Use preto e branco nas cores. Troque o Blending para Color Dodge.

Passo 15

Adicione outra layer e a preencha com branco. Garanta que esteja usando preto e branco para as cores do background e foreground; vá então até Filter>Genereator>Stripes. Use 2 para Width e 100 para Sharpness. Depois disso, troque o Blending para Color Dodge.

Passo 16

Vá até Edit>Transform>Rotate 90º CW.

Passo 17

Com a Rectangular Marquee Tool (M), crie 4 seleções retangulares como na imagem abaixo. Vá então até Edit>Inverse.

Passo 18

Selecione a layer com as listras e vá até Layer>Add Layer Mask.

Passo 19

Selecione a mask da layer e vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 45 para Radius. Use a imagem abaixo como referência.

Passo 20

Vamos adicionar mais efeitos de luz. Crie uma nova layer e com a Rectangular Marquee Tool (M), crie uma seleção. Então, com a Gradient Tool (G), usando preto e branco como cores, preencha a layer com um gradiente como na imagem abaixo. Depois disso, vá até Edit>Transform>Scale. Reduza apenas a altura.

Passo 21

Com a Eraser Tool (E), delete as bordas da luz para deixá-la mais fraca. Agora apenas duplique e gire elas para criar um triângulo.

Passo 22

Agora adicione outra layer acima das outras mas abaixo da textura do papel escuro. A textura do papel ficará na frente de todas as layers. Depois use alguns grunge brushes e pinte as bordas para dar um ar old-fashioned para a imagem. Os brushes que usei são da Misprintedtype (www.misprintedtype.com/v4).

Passo 23

Selecione todas as layers e as duplique. Selecione apenas as layers duplicadas e vá até Layer>Merge Layers. Vá até Filter>Blur>Gaussian Blur. Use 20 pixels para Radius e pressione OK. Troque o Blending para Screen. Usando a Eraser Tool (E), delete algumas áreas para fazer o efeito de brilho fique mais fraco.

Conclusão

Os passos podem parecer um pouco complexos, mas o efeito é bastante simples. É basicamente gradientes e blurs. O importante é prestar atenção nos detalhes e tentar soluções diferentes para superar a falta de Layer Styles para criar o bevel effect como fizemos, usando strokes e gaussian blur.

Download do Arquivo Pixelmator

Clique aqui para fazer o download do arquivo Pixelmator usado nesse tutorial

About the author of this post

Abduzeedo is a blog about design. There are all sorts of articles for those who want to look for inspiration. Also you will find very useful tutorials for the most used applications out there, with a special selection of Photoshop Tutorials and Illustrator Tutorials. Of course there are other softwares conteplated like Pixelmator, Fireworks, and web design tutorials.