Neste tutorial vou mostrar a vocês como fiz esse logo para um dos meus clientes da República Tcheca. Fique a vontade parausar a imagem como inspiração, mas por favor, não a copie. Todos os copyrights pertencem ao proprietário para o qual fiz a imagem. E finalmente, desculpem o idioma tcheco aparecendo nos dialog boxes das imagens; usei uma versão local do illustrator.

A peça final será essa:

Passo 1

Nós vamos começar abrindo um novo documento com 180 mm de largura e altura. Se você não gostar desse tamanho e quiser trocar, não tem problema. Depois vamos fazer uma guia horizontal e uma vertical posicionadas no centro do documento.

Selecione a Ellipse tool (L), crie uma elipse, preencha sem cor, selecione preto para o contorno e posicione no centro do documento. Eu fiz uma com 160 mm de altura e 40 mm de largura. Então consegui algo assim:

Passo 2

Agora vamos copiar a elipse 8 vezes ao redor do círculo. A maneira mais fácil é usar a Rotate Tool (R). Então selecione a elipse, clique em Rotate Tool (R), pressione ALT e clique no centro da elipse, a dialog box vai aparecer. Coloque 20 no angle e clique no botão copy. Você verá isso:

Passo 3

Agora pressione CTRL+D 7 vezes e chegará nesse ponto:

Passo 4

Agora podemos deletar as guias; não precisaremos mais delas. A parte mais fácil do tutorial está feita, agora sim vamos colocar a mão na massa :-) Nós precisamos dividir o produto final em pequenas peças. Vamos fazer isso usandoPathfinder. Então selecione todas as elipses e vá até Window>Pathfinder e clique em Divide:

Passo 5

Agora pressione Shift+CTRL+G para desagrupar os objetos. Vamos deletar todos os objetos desnecessários. São todos os 5 círculos internos compostos por 18 objetos. Então, 3 círculos externos permanecem como na imagem abaixo.

Passo 6

Agora vamos brincar um pouco com gradientes. Vai demorar um pouco mas o resultado vai valer a pena. Então vamos começar: selecione os objetos com a Direct Selection Tool (A) (pressione Shift e clique em cada objeto) e aplique um gradiente de C30 M100 Y0 K0 a C30 M100 Y0 K80 como na imagem abaixo:

Passo 7

Selecione outro grupo de 6 objetos e aplique um gradiente de C80 M100 Y0 K0 a C80 M100 Y0 K80, lá vamos nós:

Passo 8

Selecione outro grupo de 6 objetos e aplique um gradiente de C0 M100 Y100 K0 a C0 M100 Y100 K80. Você terá algo assim:

Passo 9

Agora você já tem informações suficientes para saber aplicar gradientes aos outros grupos de 6 objetos.

  • 4o grupo - gradiente de C0 M50 Y100 K0 a C0 M50 Y100 K80
  • 5o grupo - gradiente de C0 M0 Y100 K0 a C0 M0 Y100 K80
  • 6o grupo - gradiente de C50 M0 Y100 K0 a C50 M0 Y100 K80
  • 7o grupo - gradiente de C100 M0 Y100 K0 a C100 M0 Y100 K80
  • 8o grupo - gradiente de C100 M0 Y0 K0 a C100 M0 Y0 K80
  • 9o grupo - gradiente de C100 M100 Y0 K0 a C100 M100 Y0 K80

Se tudo deu certo você terá algo assim:

Passo 10

Estamos quase prontos, apenas remova os contornos pretos de todos os objetos e terá o resultado. Esse resultado não corresponde a física. Mas se aplicar os gradientes nas direções específicas de cada objeto que consiste nossa flor, terá um efeito muito legal. Isso pode ser feito selecionando cada objeto, clicando na Gradient Tool (G) e testando as opções. Como nesses dois exemplos:

Conclusão

O primeiro exemplo é um pouco complicado, explicarei mais tarde. O segundo é o resultado desse tutorial. Apenas colocando os gradientes na direção correta de cada objeto.

Se você conseguiu fazer o segundo exemplo, troque então o Blending mode para Darken e o copie. Na cópia - você precisa fazer 'axial symmetry' para cada objeto ou gradiente. Você fazer isso com 'axial mirroring' ou apenas girando o gradiente na direção oposta do objeto. Quando estiver pronto com isso, apenas coloque a cópia sobre o original e terá o resultado do primeiro exemplo.

Sobre o Autor

Meu nome é Tomas Varil. Sou de Praga (República Theca). Não estudei design nem arte. Estudei sistemas no ensino médio e agora estudo biologia na universidade. Tudo que aprendi em design gráfico, aprendi sozinho, lendo ótimosblogs e páginas como a do abduzeedo.com. Eu comecei 6 anos atrás como operador DTP e retocador. Agora trabalho em uma agência de publicidade como designer gráfico e gerente de produção e estou começando meu próprio projeto deidentidade corporativa freelance em www.tomasvaril.com (páginas em construção).

About the author of this post

Would like to write a guest post for us?

If you would be interested in writing some guest articles or even become a regular contributor, send us an email to abduzeedo[at]abduzeedo.com requesting a contributor account.